|
quarta-feira, setembro 30, 2009
COVILHÃ: CANDIDATOS APRESENTAM MEDIDAS
São 12 os grandes objectivos que Carlos Pinto quer concretizar caso seja reeleito presidente da câmara municipal da Covilhã. O autarca, que se recandidata a um quarto mandato consecutivo com a sigla do PSD, aponta as áreas do "turismo, desenvolvimento económico e apoio social" como as grandes linhas de acção. Na área do turismo, destaque para a construção de um parque de esqui urbano e para a 2ª fase do projecto do aldeamento de montanha das Penhas da Saúde. Iniciativas que Carlos Pinto quer ver complementadas com a criação da zona de jogo "vamos ser teimosos e vamos continuar a reivindicar, junto do governo, a sua criação".
A construção da nova barragem das Penhas da Saúde, a ampliação da zona industrial do Tortosendo, e a concretização de rede de museus da cidade são outros dos grandes objectivos de Carlos Pinto para um novo mandato. A nível de acção social, a grande meta passa pela criação de uma rede de apoio domiciliário a idosos que estão em lista de espera em vários lares do concelho
Já o cabeça de lista do PS quer implementar "um plano de reestruturação financeira na autarquia que é actualmente a nona mais endividada de todo o país". Em caso de eleição, Vítor Pereira garante que "a governação da autarquia vai ser feita com os cidadãos e nunca com surpresas como tivemos quando foi feita a alienação alienação de 49 por cento do capital social da empresa “àguas da Covilhã”.
Um tema que também preocupa o candidato da CDU. Jorge Fael propõe-se "recuperar, para a posse da câmara da Covilhã, os 49 por cento do capital social da ADC alienados pela actual maioria no executivo através da criação de um fundo financeiro específico".
Do conjunto de propostas apresentadas, o candidato da CDU pretende ainda levar por diante "o projecto de construção do centro de artes da Covilhã, independentemente da aquisição do teatro cine".
O compromisso eleitoral da CDU é dividido em cinco áreas. No documento constam propostas como a extinção das empresas municipais “ICOVI” e “Nova Covilhã”.
RCB
REVISTA A23 HOJE NAS BANCAS
Tendo como dossier central “O Sexo”, este tema é abordado a partir de várias perspectivas, artística, cultural e sociológica. Destaque para o texto do curador da 10ª edição do Festival de Cinema Jovem IMAGO, Miguel Ángel Barroso, que nos conduz numa viagem sobre os momentos marcantes do sexo no cinema europeu e oriental do século XX.
Este número conta com duas grandes reportagens: Rui Pelejão Marques assina uma história original e cheia de humor a partir da vivência de um cão-repórter vadio do Fundão, Cenoura da Silva. Paulo Nunes dos Santos leva-nos até ao Sahara Ocidental, palco de um dos maiores conflitos internacionais.
Tiago Salazar assina uma história de viagem, “Nas Terras do Tinto”, à região de La Rioja, direccionada para os amantes da boa mesa e Manuel da Silva Ramos assina a habitual crítica gastronómica, desta vez sobre o Restaurante O Alambique, e o conto “Um Verão de Monsieur Ramos”.
Destaque ainda para o portfolio do fotógrafo José Manuel Rodrigues, cuja obra é apresentada por Margarida Gil dos Reis. Duas entrevistas completam os grandes destaques desta revista, uma ao jornalista e escritor Manuel António Pina, assinada por Ricardo Paulouro, e outra ao músico Rodrigo Leão sobre o seu último trabalho que é já um sucesso de vendas, A Mãe.
A opinião é assinada por Rita Barata Silvério, Nuno Domingos, Pedro Leal Salvado, Hortense Martins, Rui Pelejão Marques, Pedro Teles Ramos, Susana Paiva e Paula López Zambrano.
A23 Online
Quarta Parede > Apresentação Programa Festival Y#07 - festival de artes performativas, dia 1.Outubro'09, na Covilhã
Dead Combo apresentam “Lusitânia Playboys”
“A festa de despedida no porto de Lisboa estava cheia. Playboys e ancas jeitosas, marinheiros e oficiais despenteados, urbanos e campónios, populares e clássicos, modernos e antigos, bêbedos e alegres, tristes e melancólicos, uns dançam, outros tocam, alguns vivem, uns são convidados, outros aparecem por lá e todos fazem parte dessa mesma eternidade. Uns ficam, outros já se foram.
Com o subir da lua chega a hora do adeus, dos beijos, das facadas, dos abraços e das desgraças, as luzes do porto apagam-se, a algazarra dissipa-se, o som do baile entregou-se às gaivotas, o cheiro a rio invade as ruas até cá cima, e ao longe, no silêncio deste Tejo, navegando sob águas calmas, o Lusitânia partiu.
Uma silhueta negra acabou de passar a barra, é um barco, que ninguém sabe para onde vai.”
O novo registo dos Dead Combo, "Lusitânia Playboys", contêm 15 faixas que nos levam a viajar, uma vez mais, por territórios alguns dos quais ainda desconhecidos do viajante habitual. Temas como "Desert Diamonds/Enraptured With Lust" transportam-nos para uma Nova Iorque dos anos 70, "Cuba 1970" passa pela ilha nos anos quentes da revolução, ao passo que "Canção do Trabalho D.C." nos leva à ruralidade interior de um Portugal desconhecido.
rua celestino david, lote 4, r/c dto. 6200-072 Covilhã
tel. | fax: +351 275 335 686
e-mail: qp@quartaparede.pt | www.quartaparede.pt
www.quartaparede.blip.tv | www.quarta-parede.blogspot.com
IMAGO X '09 - Hoje Quarta_30 Set
Sérgio
Felizardo
sergio@imagofilmfest.com
info@imagofilmfest.com
tel.:
+351 913255785 or +351966617627
Pprogramação
em formato PDF
COMPETIÇÕES
PREÇOS
PREVIEW
PASSATEMPO MÁFIA & COMPANHIA CLUB_Vibe Night_3 Out'09_Covilhã
lembram-se...Preso falso príncipe que prometia fábricas de aviões
Dizia-se o "Príncipe da Transilvânia", prometia investimentos de milhões e empregos aos milhares com a criação de fábricas de aviões. Quatro câmaras quase foram enganadas e uma até deu terrenos. Foi preso anteontem, segunda-feira.
Tristan Gillot Bathory, 38 anos, de nacionalidade belga, não era, como se depreende, nada do que dizia ser. O seu título era falso, os milhões que dizia ter de património familiar em bancos estrangeiros não existiam e os fantásticos aviões que dizia ser capaz de produzir na fábrica "Falcon Wings" não passavam de um engodo para enganar incautos. Em 2005, apareceu em Portugal, para os lados do Alentejo, oportunamente por ocasião das autárquicas, prometendo mundos e fundos.
Em Évora, a criação de uma fábrica chegou a ser anunciada pela autarquia, que até aprovou a cedência de mais de 2 500 metros quadrados de terreno para a construção de uma fábrica. O investimento rondaria os 150 milhões de euros e poderia criar milhares de postos de trabalho.
Os anúncios de investimentos eram fundamentais para justificar pedidos de financiamento a bancos, através de garantias falsas, uma das quais de 500 milhões de euros, em 2006.
Os bancos recusaram, mas isso não obstou a que o falso príncipe ou os seus representantes tentassem de novo a sua sorte nos municípios de Arraiolos, Ponte de Sôr e Covilhã, onde viria a ser detido, no início deste ano, um seu cúmplice, também de nacionalidade belga, Christian Bernard , de 53 anos, que está preso preventivamente.
Vários particulares foram também seduzidos pelas suas promessas de investimento, proporcionando-lhe, gratuitamente, estadias e alojamento, para além de custearam supostas despesas com transporte de matérias para as novas fábricas. Tudo mentira, diz agora a Polícia.
Ontem, a Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC) da Polícia Judiciária (PJ) anunciou a detenção do mentor do esquema que está indiciado por "suspeita da prática de vários crimes de burla qualificada, falsificação de duas garantias bancárias no montante de cento e setenta milhões de euros, branqueamento de capitais e de associação criminosa", segundo um comunicado emitido pela corporação.
O "príncipe" também já está na cadeia por ordem de um juiz. Dois cidadãos espanhóis foram também identificados e um português está constituído arguido no processo.
Numa mensagem da Internet, o "príncipe" intitula-se "o pobre mais rico do mundo" e diz que é vítima de uma conspiração de traficantes de drogas e armas.
JN
terça-feira, setembro 29, 2009
Lista única para Associação Académica da Universidade da Beira Interior
As eleições que deviam acontecer no final de 2009, foram antecipadas depois da instabilidade na actual direcção da AAUBI, que levou à queda dos órgãos directivos. Pedro Venâncio encabeça a única lista concorrente, a lista Z, que pretende aproximar a academia dos estudantes, apostar em novas actividades e criar um fundo social para ajudar alunos carenciados.
“Esse fundo pretende evitar situações de carência que vão surgindo e de que a AAUBI tem conhecimento”, justificou, acrescentando que, “por outro lado, é preciso devolver a academia aos estudantes, que têm estado um pouco afastados, e criar projectos que os orgulhem”.
Pedro Venâncio apontou como exemplos os protocolos previstos com a Sociedade Ponto Verde, para tornar a Recepção ao Caloiro num evento 100 por cento reciclável, e outro de âmbito social, no mesmo evento, a estabelecer com a Cruz Vermelha Portuguesa.
No campo cultural, a lista única promete uma semana de Recepção ao Caloiro com maior diversidade de actividades, a decorrer num espaço alargado na zona do pavilhão da ANIL. “A situação financeira da AAUBI é boa”, disse, adiantando que tem um saldo entre 90 a 100 mil euros.
Pedro Venâncio, de 25 anos, é natural de Peniche e aluno de mestrado de Engenharia Informática. Um terço dos elementos da lista Z são licenciados, alguns já trabalham e “todos têm dois a três anos de experiência na AAUBI”, destacou.
Público
UBI com novo administrador_Foi nomeado Administrador da Universidade da Beira Interior o Doutor João Carlos Correia Leitão
FC Penafiel 1-0 SC Covilhã
O início do jogo deu a sensação que o Sporting da Covilhã iria surpreender o adversário. Com uma postura atacante foi, no entanto, o contrário que aconteceu logo no minuto 2. Contra-ataque do Penafiel com Zezinho a escorregar e depois Auri a não ter pernas para Larry, que, isolado, bateu Diego. Um golo inesperado até porque Diego sofreu o golo sem ter ainda tocado na bola.
A atitude atacante dos “leões” manteve-se e o assalto à grande área do Penafiel foi constante. Contudo, a boa organização defensiva dos locais evitava que o Covilhã chegasse ao desejado golo do empate. Por uma vez, Edgar conseguiu ganhar nas alturas, mas o remate saiu ao lado. Os habituais “saca-rolhas” – Pizzi e Pimenta – não arranjavam soluções e a bola raramente chegava em boas condições aos homens mais avançados.(...)
foto
fcpenafiel.pt
CDU Covilhã_Marco Melchior_Candidato à Junta de Freguesia de Conceição
Chamo-me Marco Melchior, sou casado, pai de um filho, tenho 35 anos de idade, sou funcionário da Administração Local exercendo funções no departamento urbanístico da Câmara Municipal da Covilhã, pertenço à Assembleia da Junta de Freguesia de Conceição desde 2005 e estudo na Universidade da Beira Interior.
Quem me conhece sabe que sempre me dediquei a actividades culturais, recreativas, desportivas e sociais e decidi candidatar-me à Junta de Freguesia de Conceição, onde sempre residi até à presente data, tendo tido oportunidade de conhecer as suas gentes, os seus problemas e aspirações.
Candidato-me porque estou convencido que é possível mudar o que é necessário, acredito na mudança necessária para que toda a população sinta que se pode fazer muito mais e muito melhor pela nossa querida Freguesia.
Candidato-me para continuar a ter uma participação activa como nestes últimos quatro anos a apresentar ideias arrojadas e impulsionando o que considero importante para usufruirmos das potencialidades da nossa Freguesia. Porém, apelo-vos este ano ao reforço da vossa confiança em mim depositada e renovem os vossos votos, fazendo-os multiplicarem-se, para em conjunto fazermos crescer a nossa rua, o nosso bairro, a nossa Freguesia, deixando-me pôr em prática a vontade que tenho em desenvolver trabalho para todos como Presidente de Junta.
Estarei sempre presente, próximo dos problemas que conto resolver com a vivência adquirida nesta Freguesia, com o trabalho e participação na Assembleia de Freguesia, nas Colectividades, no desporto e na acção social.
Sinto-me preparado para vos ser útil, com honestidade e a seriedade que me caracterizam, com transparência e trabalho árduo.
Acompanhado por todos os integram a lista da CDU, com pessoas de competência reconhecida, iremos trabalhar em conjunto para vos proporcionar ao longo dos próximos quatro anos um programa que responda aos vossos anseios.
IMAGO X '09 - Hoje Terça_29 Set
Sérgio
Felizardo
sergio@imagofilmfest.com
info@imagofilmfest.com
tel.:
+351 913255785 or +351966617627
Pprogramação
em formato PDF
COMPETIÇÕES
PREÇOS
PREVIEW
AKADEMIA MAGAZINE_A edição 04 está a caminho...
clique na revista_akedemia#03_PDF
Conceito
"Arpas-Arquitectos Paisagistas." INC
"Já agora, o projecto de elevadores não seria coisa de engenheiros mecânicos? Não devia o fornecimento de projectos deste valor ser aberto à concorrência, ao abrigo do Código de Contratação Pública?"
ARPAS, Arquitectos Paisagistas Associados, Ldª
Av. 24 Julho, 92, 2º Esq., 1200-870 Lisboa
Tel:+351 210991212 - Fax:213956035
email: arpas@arpas.pt
arpas.pt
Marco Histórico na Máfia da Cova - 2600 visitas no dia de ontem...
PS à janela. Quem quer casar com a carochinha?
i
Passaríamos o Governo para a novíssima Assembleia Municipal, a Covilhã passaria a Capital de Distrito, anexaríamos o Fundão, despedíamos o Frexes, bombardeávamos Castelo Branco e hasteávamos bandeira no Castelo de Belmonte.
...e o nosso "Mayor" até se podia dedicar aquilo e me mais gosta...tocar bombo e concertina, na Liga da Banda dos Amigos da Covilhã Serra e arredores! e esta heim...
«PSD revoltado com Cavaco. Há quem fale em traição»
i
Aqui na Máfia já nos pusemos a jeito, e fomos um dos blogues seleccionados, para poder transmitir o comunicado mais esperado do ano. Não precisamos de metros de cablagem, nem de câmaras de TV, a fibra está aí, e o All-Bran's funciona mesmo. Encontramo-nos às 20:00 por aqui...
- É nada Anibal, são os BomBoms do dia da Máfia da Cova
segunda-feira, setembro 28, 2009
Inquéritos vão averiguar causas da queda de autocarro de uma ponte na Covilhã
O autocarro da Rodoviária da Beira Interior fazia o percurso diário entre o Fundão e Covilhã. Nele seguiam o motorista e nove passageiros, tendo sido todos transportados para o Hospital Pêro da Covilhã.
"Nenhuma pessoa corre perigo de vida", disse a governadora civil do distrito de Castelo Branco, Alzira Serrasqueiro, numa comunicação feita no local do acidente.
Segundo a Governadora Civil, as causas do sinistro estão a ser investigadas pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, estando também no local técnicos do Instituto da Mobilidade e Transportes Terrestres (IMTT).
"Vai haver uma averiguação com segurança. As pessoas que viajavam no autocarro merecem esse respeito. Naturalmente terá que haver um inquérito", acrescentou.
Fonte das operações de socorro referiu que o motorista saiu do autocarro pelo seu próprio pé e chegou a falar com elementos das forças de segurança no local, antes de ser transportado para o Hospital da Covilhã.
"Foi ele que me ligou ainda de dentro do autocarro, quando caiu, e eu chamei o 112", referiu Luís Fernandes, responsável da Rodoviária da Beira Interior, no Fundão.
"Ainda é prematuro dizer o que se passou. Vamos realizar um inquérito ao acidente", sublinhou, garantindo que o autocarro de 55 lugares e 14 anos estava em boas condições de circulação.
Disse ainda depositar "total confiança" no condutor do autocarro.
Filipe Robalo cruzou-se de mota com o autocarro no tabuleiro da ponte e garante ter ouvido o rebentamento de um pneu. "Sei que era o rebentamento de um pneu porque sou condutor de pesados. Ouvi o estrondo e vi logo o autocarro a capotar", descreveu.
A testemunha disse que retirou alguns feridos de dentro do autocarro, referindo que a maior parte deles apresentava ferimentos em diferentes partes do corpo.
No local estiveram 65 bombeiros, com 25 veículos, 40 homens da GNR com 17 viaturas e três helicópteros de socorro, mas que não chegaram a ser utilizados, dado que todos os feridos foram transportados pelas viaturas no local.
Entre os feridos há um menor, com 17 anos, sendo os restantes adultos com idades entre os 18 e os 69 anos.
Segundo João Casteleiro, presidente do Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB), todos os feridos vão continuar em observação no hospital, pelo durante o resto da tarde.
Dos dois feridos graves, num caso suspeita-se de traumatismo crânio-encefálico e noutro de uma fractura na anca, que deverá ser operado.
Outros dois feridos ligeiros devem ser operados, "com intervenções que não inspiram gravidade ao nível da Ortopedia", concluiu.
SIC
RTP
A Covilhã precisa das pessoas certas_CDS-PP Covilhã
A cidade e o concelho estão numa fase decisiva, na qual se apresentam encruzilhadas e se impõem escolhas. É essencial que sejam tomadas, com determinação, decisões adequadas, eficazes e oportunas. Em suma: nas incertezas do presente, o Município precisa das pessoas certas que o transportem para o futuro que merece. E essas pessoas somos nós!
A nossa posição, como aliás a do partido que representamos, é e será, como sempre tem sido, de defesa tenaz das nossas convicções e dos interesses que sabemos serem os das mulheres e homens do nosso País, da nossa região e do nosso concelho.
A nossa postura perante as questões públicas, não receamos afirmá-lo, é de intransigência perante os compromissos com grupos de interesse que, por natureza, procuram o proveito próprio e não o bem comum e que, infelizmente, têm sido a imagem de marca de um certo poder autárquico desde que este foi instituído.
Não se iludam aqueles que virem a nossa juventude como um sinal de inexperiência ou ingenuidade. Em seu lugar apenas encontrarão a força e determinação para resolver os problemas, de acordo com o compromisso que assumimos com o País, a Região e a Covilhã.
E é através de novas estratégias e planos que se combatem os problemas e necessidades com que o município se depara, a nível social e populacional, empresarial, ambiental, agrícola, entre outras, e na melhoria da qualidade de vida de todos, atingindo assim os objectivos a que nos propomos.
Temos ideias, temos soluções, temos um rumo. Estamos, como nunca deixámos de estar, determinados a realizar obra, a facilitar a sua vida e, acima de tudo, a ganhar, de forma consistente e duradoura, a sua confiança.
A Covilhã precisa das pessoas certas. A Covilhã precisa de si.
Nuno Reis
pessoascertas-covilha.blogspot.com
Autárquicas 2009 - BE - Covilhã
Com o objectivo de vos facilitar o trabalho e a cobertura de possíveis acções, o Bloco de Esquerda da Covilhã vem, por este meio, deixar-vos o plano de campanha que irá ser cumprido nas próximas duas semanas, além de um convite para a participação em duas acções de campanha especificas.
Terça, dia 29
Concentração de candidatos e activistas no centro urbano da Covilhã.
- Visita ao Mercado Municipal.
- Visita ao centro histórico da cidade.
- Reflexão sobre as propostas da candidatura sobre ordenamento do território e urbanismo.
Debate
"Por uma escola Democrática e Participativa"
Oriental de São Martinho, 14h30,
Deputada nacional do BE, Ana Drago e cabeça de lista, José Serra dos Reis
Segunda, dia 5
– Contacto com a população em Cortes, Unhais da Serra, Erada, Paul, Ourondo, Casegas, Sobral de S. Miguel, S. Jorge da Beira e Aldeia de S. Francisco de Assis.
Visita da deputada Alda Macedo aos crimes ambientais na Covilhã
Conferência de Imprensa no sugador ilegal de água da ADC no sitio do morgadinho – Ribeira das Cortes
Sessão Pública na Ponte Pedonal da Carpinteira
Com a deputada Alda Macedo e o cabeça de lista José Serra dos Reis.
Visita a colectividades do concelho.
Jantar de Encerramento da Campanha.
Pelo Bloco de Esquerda
João Mineiro
Google quer mudar o mundo com 5 ideias e 10 milhões de dólares - vídeo
Parece um programa eleitoral megalómano, entretanto refinado para as 16 ideias mais capazes de mudar o mundo, ajudando o maior número de pessoas possível. O Project 10^100 da Google, um concurso que vai dar a cinco visionários e às suas ideias 10 milhões de dólares (6,3 milhões de euros) para passarem da imaginação à prática, entrou na recta final. Até 8 de Outubro há 16 ideias a votos no site www.project10tothe100.com. As melhores terão vencido 154 mil candidatas e estão prontas para andar para a frente. A iniciativa da gigante tecnológica arrancou há um ano. "Nunca na história houve tanta gente com tanta informação, tantas ferramentas à sua disposição e tantas formas de dar vida a boas ideias. Ao mesmo tempo, imensas pessoas, com todo o tipo de vida, podiam usar essa ajuda, de uma pequena ou grande forma", diz o site oficial.
As ideias finalistas abrangem as áreas de saúde, educação, vida comunitária, ambiente, oportunidade e energia. Pode ficar a conhecê-las aqui.
A organização ajuda a votar em consciência: as ideias devem atingir o maior número de pessoas possível, ter um impacto urgente e o mais profundo possível, poderem ser aplicadas num prazo de um a dois anos, ser simples e eficientes em termos de custa e ter uma grande esperança de vida.
IOL
Lisboa recebe o ‘Compuware Technology Briefing’ _29 set'09
O evento contará com a presença de especialistas na área e de casos de sucesso nacionais, representando uma oportunidade única para os potenciais clientes tomarem contacto com uma realidade de vanguarda à medida do seu público-alvo, com especial incidência para a Administração Pública e para o mercado financeiro.
O destaque vai para a presença de Anabela Pedroso, Presidente da AMA, que realiza a sua intervenção às 09:45h.
Fonte: GCNELPT/ AMA
Mais informações em
Última Hora: Acidente de Autocarro na Ponte Pedrinha_Covilhã/com foto (Actualiz.)
Segundo a mesma fonte, o ferimento mais grave foi uma fractura de uma perna e a maioria dos passageiros saiu do veículo «pelo próprio pé».
O INEM informou que este é já o balanço final do acidente.
O acidente deu-se pelas 13h30. Fonte do comando nacional da Protecção Civil adiantou à Lusa que o autocarro caiu da Ponte Pedrinha, de uma altura de cerca de três metros, sobre o Rio Zêzere, junto à Covilhã.
À chegada ao local, as equipas de socorro iniciaram a triagem das vítimas, estando, para já, confirmado que dez passageiros sofreram ferimentos. No local estão 55 bombeiros, apoiados por 22 viaturas.
Não conhecidas ainda as razões que levaram ao acidente, nem quantas pessoas seguiam no autocarro.
Público
Fotos: Sic Onlinee EPA
IMAGO X '09 - Hoje Segunda_28 Set
clique para aumentar
Sérgio
Felizardo
sergio@imagofilmfest.com
info@imagofilmfest.com
tel.:
+351 913255785 or +351966617627
Pprogramação
em formato PDF
COMPETIÇÕES
PREÇOS
PREVIEW
200 habitações das Penhas da Saúde, na Serra da Estrela, estão ilegais há mais de cinquenta anos_autarquia da Covilhã defende a legalização das casas
RTP
A BANDA da COVILHÃ APRESENTA: 2º Festival da Cherovia Covilhã 2009_1-2-3-4-5 de Outubro
2º FESTIVAL da CHEROVIA
1-2-3-4-5 de Outubro 2009
Gastronomia – Produtos Regionais – Concertos – Exposição – Colóquios – Restaurante e muito mais!
A Cherovia representa um tubérculo com o qual se identifica a Covilhã e o seu Concelho. A vasta produção só possível em “terras da Covilhã” fazem dela um ex-líbris da gastronomia local, podendo ser apresentado das mais diversas formas. Após o grande êxito da primeira edição, a Banda da Covilhã lança a 2ª edição do Festival da Cherovia – Covilhã 2009 – um projecto gastronómico, cultural, e educacional. Um festival que visa não só a promoção e divulgação de uma das nossas tradições, mas também a angariação de verbas para a compra de instrumentos e projectos culturais da Banda da Covilhã.
A cherovia, chirívia, cherivia, cheruvia ou pastinaga (Pastinaca sativa) é uma raiz que se usa como hortaliça, relacionada com a cenoura, embora mais pálida e com sabor mais intenso do que esta. O cultivo remonta a tempos antigos na Eurásia: antes do uso da batata, a cherovia ocupava o seu lugar. Em Portugal, é cultivada na região da Serra da Estrela. Foi identificada cientificamente em 1837.
O 2º Festival irá decorrer num espaço com várias tendas, expositores no Campo das Festas. Em termos de GASTRONOMIA, a organização terá no local uma demonstração ao vivo de como cozinhar as cherovias, bem como a possibilidade de as poder saborear. Ao mesmo tempo haverá uma banca de VENDA ao PÚBLICO.
Em paralelo a organização promove três concursos: um para o maior exemplar, para o exemplar mais pesado e outro para o melhor prato confeccionado, contando este último com a colaboração dos restaurantes e outras entidades da cidade.
Quanto ao programa educacional, no recinto do Festival haverá uma EXPOSIÇÃO sobre a Biologia – Ciclo de Vida e Cultivo da Cherovia e uma tarde com Colóquios sobre tema “A Cherovia e a Biodiversidade”.
No recinto surgirá ainda, este ano um RESTAURANTE onde para além de pratos com cherovia, poderão ser saboreados outros pratos típicos da região.
Os PRODUTOS REGIONAIS do Concelho da Covilhã terão também um espaço próprio, nomeadamente: Os Vinhos, Enchidos e Queijos.
O Festival conta com o apoio da Câmara Municipal da Covilhã através de verbas comunitárias e será gratuito durante o dia. A partir das 20:00 terá um valor simbólico de 1.0€. As crianças até aos 10 anos terão entrada livre.
19:00 – Abertura do recinto.
21:00 – Abertura oficial com a presença de várias individualidades e convidados. Visita à exposição e prova de cherovia. Actuação do Grupo Caminhos da Transumância.
22:30 – Animação com André Silva
00:00 – Rouxinol Fanducho – Marco Horácio
02:30 – Arraial com André Silva
9:30 – 17:00 – Visitas Guiadas – alunos das Escolas da Cidade – Visita à exposição – prova de Cherovia - Jogos e outras actividades.
22:30 – Grande Noite do Fado com: Fernanda Oliveira (vencedora do 1º concurso de fado noites da Moura) e do jovem Luís Filipe Caeiro (finalista no programa “Uma Canção para Ti” da TVI)
00:00 – Animação com Dj Pedro Santos e outras surpresas.
10.00 – Abertura do espaço
15:00 – Bombos da Boidobra – Os Baldões
16:00 – Colóquios – tema: “A Cherovia e Biodiversidade”.
17:00 – Grupo Grande Roda do Teixoso
19:00 – Fanfarra Sacabuxa
21:00 – Fanfarra Sacabuxa
22:30 – Banda Osíris
00:30 – Fernando Rocha
02:30 – Banda Osíris
10:00 – Abertura do espaço
15:00 – 19:00 - Tarde Infantil – Palhaços – Insufláveis – Pinta Caras – Molda Balões
22.00 – Noite de Tunas Académicas
01:00 – Animação com Djs
10:00 – Abertura do espaço
15:00 – Grupo de Cantares St. Maria
16:00 - 2º Concurso – Cherovia no Prato (prova pelo júri) e 2º Concurso – Maior exemplar e Cherovia “Peso mais pesado”
17:00 – Folclore do Concelho.
18:00 – Entrega de Prémios e oferta à população dos pratos a concurso.
VALOR NUTRITIVO em 100g: Glúcidos: 19 g - 55 kcal, 230 kJ - Fósforo: 360 mg -Fibra: 2g - Ferro: 0,7 mg - Sódio: 12 mg - Potássio: 541 mg - Vitamina A: 30,0 UI - Tiamina: 0,08 mg - Riboflavina: 0.09 mg - Niacina: 0,2 mg - Vitamina C: 16 mg
COMO COZINHAR? – Dadas as suas características, devem ser cozidas em água e sal e cortadas em fatias finas, no sentido longitudinal, temperando-se com sal e sumo de limão. Em seguida, passam-se por um polme, feito com ovo e farinha, fritas em azeite ou óleo e servem-se. BOM APETITE!
Quarta Parede_Nota Informativa_Curso de Arte Contemporânea "A arte..as máquinas...e a vida"_dirigido por Magda Henriques -inscrições até dia 19 out'09
Celina Gonçalves, produção quarta parede
--
quarta parede
associação de artes performativas da covilhã
rua celestino david, lote 4, r/c dto.
6200-072 covilhã * portugal
tel.|fax: +351 275 335 686 * tlm.: +351 969 785 312
qp@quartaparede.pt * www.quartaparede.pt *
www.quarta-parede.blogspot.com * www.quartaparede.blip.tv
1º Grande Prémio de Atletismo Clube de Campismo e Caravanismo da Covilhã 4out'09_inscrições até2 out'09
a. Infantis – 1996 / 1997 (Masculinos e Femininos) – 1000 Mts.
b. Iniciados – 1994 / 1995 (Masculinos e Femininos) – 2000 a 2500 Mts.
c. Juvenis – 1992 / 1993 (Masculinos e Femininos) – 3000 a 3500 Mts.
d. Juniores – 1990 / 1991 (Masculinos e Femininos) – 5400 Mts.
e. Seniores ‐ 1989 e anteriores (Femininos) – 5400 Mts.
f. Seniores ‐ 1989 e anteriores (Masculinos) – 7800 Mts.
g. Veteranos ‐ 35 anos feitos (Femininos) – 5400 Mts.
h. Veteranos ‐ 35 anos feitos (Masculinos) – 7800 Mts.
4. Concentração (9h45m) / Partida (10h30m):
a. Infantis - (Entrada casa do guarda com partida a passagem do pelotão).
b. Iniciados - (Cruzamento Estádio Municipal José Santos Pinto com partida a passagem do pelotão).
c. Juvenis – Pelourinho / Praça do Município / Câmara Municipal (com partida a passagem do pelotão).
d. Juniores / Seniores e Veteranos Femininos – Ponte do Rato / UBI (com partida a passagem do pelotão).
e. Seniores e Veteranos Masculinos – Complexo Desportivo
5. Poderão participar nesta prova atletas federados e populares em representação das diversas formas de associativismo ou a título individual.
6. A aptidão física indispensável à participação neste prémio de atletismo é da responsabilidade das equipas e dos atletas participantes.
7. Haverá dois refrescamentos líquidos no meio do percurso para os atletas
a. Praça do Município
b. Parque das Mesas
8. As inscrições deveram ser feitas até ao dia 2 de Outubro de 2009 nos seguintes locais:
a. Associação de Atletismo de Castelo Branco (Telef. / Fax.: 272341753)
b. Clube de Campismo e Caravanismo da Covilhã (Telef. / Fax.: 275314312)
c. Em caso de dúvida quanto à idade dos atletas é obrigatória a apresentação do BI (a não apresentação deste documento ou outro a comprovar a idade implica a desclassificação do atleta).
d. Eventuais protestos só serão aceites por escrito e acompanhados da importância de vinte e cinco euros, que serão devolvidos no caso do protesto ser julgado procedente.
e. Os casos omissos no presente regulamento serão resolvidos de acordo com o regulamento da CNEC (comissão nacional de estrada e corta mato).
f. A participação da prova implica o conhecimento integral do presente regulamento.
OBS: A organização aconselha os clubes/participantes a serem portadores de alfinetes.
g. Todos os atletas participantes estão cobertos pelo seguro conforme estipulado pela lei do nº 1, artº 9º, do Dec. Lei nº 146/93 de 26 de Abril
Nota: Os dorsais serão levantados no Complexo Desportivo a partir das 8h30m.
UBI desenvolve plásticos biodegradáveis
Foi um dos inventos mais aclamados de todos os tempos. O plástico e os materiais similares a este vieram alterar a vida do planeta. Uma alteração em vários sentidos, isto porque, depois da utilização massiva deste tipo de material, começaram a chegar os primeiros sinais do impacto deste tipo de compósito no ambiente.
São necessários cerca de 300 anos para a degradação de um saco plástico, na natureza. Os materiais utilizados na sua concepção, os mesmos que lhe conferem resistência e flexibilidade, são bastante difíceis de se degradarem. Mas a situação podem ser alterada dentro em breve por uma nova forma de obter este tipo de produto.
O Departamento de Engenharia Electromecânica (DEM) da Universidade da Beira Interior promoveu um workshop sobre nanotecnologias. Há já vários anos que Paulo Reis, docente de departamento, trabalha em parceria com a Universidade de Coimbra e também com a Universidade de Portsmouth. Um dos pontos altos deste evento científico passou pela apresentação de um projecto “onde está a ser desenvolvido um plástico biodegradável”, começa por explicar Paulo Reis. O mesmo docente acrescenta que o principal objectivo desta investigação, que aguarda financiamento do VII Programa Quadro, passa por “desenvolver novos plásticos de apoio médico, que são vulgarmente utilizados em vários objectos como garrafas de soro ou sacos para pessoas acamadas”. Neste momento, os investigadores estão a tentar transformar esses sacos plásticos com materiais mais resistentes, mas também biodegradáveis. Um passo que vai no sentido de “conferir mais resistência ao produto durante o seu tempo de vida útil, mas fazer com que estes se tornem biodegradáveis no final e possam ser transformados em fertilizante”.
Estas transformações são feitas através do material que está na sua construção. Desta maneira, o trabalho da UBI, “passa pela caracterização mecânica dos materiais, isto é, determinar as resistências e as capacidades dos novos materiais que vamos empregar nestes objectos”, lembra Paulo Reis. Este workshop de dois dias serviu também para mostrar as potencialidades das nanotecnologias. “Aquilo que foi aqui apresentado passou por uma leitura geral e também por uma mostra das potencialidades desta nova área de intervenção científica, que se aplica a todas as áreas”.
Mel Richardson, professor da Universidade de Portsmouth, trabalha com o docente da UBI há cerca de 20 anos e tem uma formação de base na Química. A parceria passa pela manipulação dos materiais “e a nossa colaboração rege-se através da área dos materiais”. Um trabalho conjunto “que passa por testar o comportamento mecânico dos materiais que ele me faz chegar”, diz Paulo Reis.
A nanotecnologia tem vindo a ganhar destaque nas investigações de ponta. Os seus vastos campos de aplicação contrastam com o tamanho dos instrumentos e materiais utilizados. Produzir ferramentas em escala atómica e molecular, com espessuras cerca de 80 mil vezes menores que um cabelo humano é a principal inovação da nanotecnologia que está agora também presente na academia covilhanense.
Urbi@Orbi