segunda-feira, agosto 18, 2008

Vanessa de prata no triatlo

Vanessa Fernandes, de 22 anos, conquistou hoje a medalha de prata na prova de triatlo dos Jogos Olímpicos de Pequim. A triatleta portuguesa, recordista de vitórias na Taça do Mundo e 8.ª classificada na mesma prova em Atenas, há quatro anos, ficou atrás da vencedora, Emma Snowsill, da Austrália. "Vale como se fosse ouro. É uma medalha importante e que me sabe muito bem", disse, no fim. O título de Vanessa é a primeira medalha lusa em Pequim e relança a esperança da missão portuguesa nos Jogos.

Vanessa Fernandes dedicou o triunfo à "família e amigos" e explicou estar aberta "uma nova etapa", após este resultado que permitiu a Portugal estrear-se no quadro de medalhas de Pequim.

Ainda a recuperar o fôlego, Vanessa Fernandes disse no final da corrida que a medalha de prata "sabe a muito". "Tive que controlar a pressão e foi muito difícil", disse, em declarações à emissora Antena 1.

Ainda antes da cerimónia de entrega de medalhas, Vanessa explicou que a ausência de uma companheira de equipa tornou tudo "mais complicado", ainda para mais perante a força da dupla australiana e lamentou a sua prestação no troço de 10 km de corrida.

"Fazer a prova sozinha é muito complicado. Tentei liderar na bicicleta e acabei por não conseguir e, depois, na corrida, não me senti bem nas primeiras voltas. Quando consegui impor o meu ritmo, tudo se tornou mais fácil", afirmou. Mesmo assim, ter sido segunda, depois do oitavo lugar nesta prova em Atenas 2004, "é uma sensação fantástica. Começar assim a semana é espectacular".

Já depois de receber a medalha correspondente ao segundo lugar, a triatleta do Benfica disse que a prata "vale como se fosse ouro". "Portugal é um país pequeno em que aprendemos tarde o que é o triatlo", sublinhou.
Público

Sem comentários: