sábado, agosto 30, 2008

SE ÉS JOVEM E AMBICIOSO !!!

Jovem!


Queres curtir um cabriolet?


Queres pisar traços contínuos sem ser incomodado?


Queres andar de carro sem cinto de segurança?



Junta-te a nós!


Alista-te!

quinta-feira, agosto 28, 2008

Breves do "Notícias da Covilhã"


Peixes voltam a aparecer mortos na Ponte Pedrinha
É a segunda vez em dois anos
Milhares de peixes mortos aparecem no Rio Zêzere, na zona da Ponte Pedrinha. Uma situação que não é nova, já que em Julho de 2006 situação idêntica tinha acontecido. Resíduos poluentes podem ter estado na origem da mortandade
27-08-2008 ARR Covilhã
Novas regras para a Serra da Estrela
Plano de Ordenamento pronto 10 anos depois
Ao fim de uma década, a Serra da Estrela tem um
novo Plano de Ordenamento. Este impõe mais restrições à
construção nas zonas mais altas, como a Torre, e à medida
que se vai descendo vai facilitando mais o investimento
privado. Um instrumento de gestão que o Instituto
de Conservação da Natureza considera “mais fácil de interpretar”
27-08-2008 JA Covilhã
“Escola da Lageosa tem futuro”
Quinta aumenta número de alunos
No ano passado, na Lageosa, apenas uma turma funcionou.
Mas este ano já haverá duas e uma outra de nível superior,
em parceria com a Escola Agrária de Castelo Branco.
Ou seja, depois de muito se ter falado sobre o possível
fim da escola, esta caminha, segundo os seus responsáveis,
para um futuro mais risonho
27-08-2008 JA Centrais
Má estreia
Derrota do Covilhã nas Aves por 2-0
O Sporting da Covilhã, na primeira jornada da Liga Vitalis, perde por 2-0 na Vila das Aves. Serranos não jogaram mal, mas adversário mostrou-se mais experiente
27-08-2008 NC Desporto



Novas regras para a Serra da Estrela

Plano de Ordenamento pronto 10 anos depois Ao fim de uma década, a Serra da Estrela tem um novo Plano de Ordenamento.

(...)
Casas das Penhas para demolir

O que acontece, então, com alguns dos investimentos já anunciados para a Serra, como por exemplo, por parte da Turistrela? A resposta para o ICN é simples: “Não temos propostas de ocupação de território nos níveis I e II” explica Eduardo Osório, que diz que o Plano foi feito com base em projectos concretos e não em “intenções de investimento”. Este responsável explica que o documento prevê planos de pormenor para algumas áreas específicas, como a Barragem do Viriato, Penhas Douradas ou Senhora do Espinheiro. Já a Torre é, para este responsável, “um dos problemas mais difíceis de resolver”, embora esteja prevista a valorização do local.





Nas Penhas da Saúde, o que está pensado é um plano especial de valorização do local, que permite expansão na parte de trás da unidade hoteleira ali localizada. Mas em contrapartida as “casas de lata” “terão que ser demolidas” afirma Eduardo Osório. “Não fica nenhuma” reforça. “O plano é aberto à reabilitação patrimonial. Não queremos ruínas” assegura Maria da Paz, adjunta do Departamento.
Outros projectos como o teleférico foram abordados pelos responsáveis do ICN. “Só foi apresentada uma intenção. Se for como projecto, será alvo de um processo de impacto ambiental” explica Maria da Paz. Já Armando Carvalho frisa que o teleférico só pode surgir como alternativa à rede viária, embora o considere pouco viável. “Duvido que alguma empresa o queira instalar na Serra” afirma.






“Covilhã não quis estar nas reuniões”

Os responsáveis do ICN reconhecem que o documento tem alguns itens que não agradam às autarquias. “A ponderação não é fácil de atingir” salienta Eduardo Osório, que deu conta de algumas reclamações. “A Covilhã, por exemplo, perguntava porque eram proibidas torres eólicas nos níveis I e II. Não temos dúvidas que não deve haver. Estaríamos a comprometer recursos únicos no mundo, em termos de fauna e flora” explica. Já Maria da Paz revela que o município covilhanense “não quis estar nas reuniões de concertação”, que ocorreram. “As autarquias têm perspectivas muito centradas nos seus municípios” critica a responsável do ICN. Reforçando que “nem todas as áreas são adequadas” à energia eólica.

Eduardo Osório não tem dúvidas que o plano “é bom”, que “não é redutor”. Maria da Paz afirma que é um documento “facilitador”. Já Armando Carvalho diz que o documento é “um instrumento base para nos entendermos. Não estamos aqui na lógica das plantinhas, dos bichinhos e das pedras” ironiza.



http://www.noticiasdacovilha.pt/


Diz que é uma espécie de aldeia de montanha -
Penhas da Saúde, Parque Natural da Serra da Estrela











terça-feira, agosto 26, 2008

CentaMostra de 5 a 14 e3 Setembro em Vila Velha de Ródão


Vai decorrer em Vila Velha de Ródão e Castelo Branco, de 5 a 14 de Setembro, uma programação dos projectos produzidos pela Centa em 2008. A saber alguns deles:

Segundo o press release enviado por eles irão passar por lá:
" mapaprovisorio, ®existir-2008, Concertos Improváveis, Sons do Salgueiral, Concertos Improváveis, Concerto para piano de John Cage – 50 anos, All in Twlight, PowerTrio, Experimenta o Campo, e pela colaboração com o Festival Urbano Pedras d'Água, através da apresentação dos projectos – Subterrâneos de Lisboa e S.Domingos, a nossa casa, e um núcleo flexível constituído pela apresentação de projectos de criadores apoiados pelo Programa de Residências do CENTA - Ana Martins, Mário Afonso, Sílvia Pinto Coelho, Simão Costa, Nuno Rebelo/ Marco Franco, Sofia Neuparth, Jorge Murteira, Elizabete Francisca/Miguel Pereira/Nicolaas Leach/Paula Frazão/Bruno Carvalho, Gonçalo Tocha e Jack Shamblin."

Podem encontrar mais informação em:

www.centamostra.com
www.myspace.com/centamostra

De referir que as apresentações têm lotação limitada, por isso quem desejar terá de fazer a reserva através do número 914933500 ou para o e-mail centa.info@gmail.com.

Bons atritos,
Lúcia

Manual de Teoria da Comunicação@Paulo Serra


Serra, Paulo (2007). Manual de Teoria da Comunicação. Covilhã: Universidade da Beira Interior. ISBN: 978-972-8790-87-5

Disponível para descarregar, em PDF, no site da Biblioteca on-line de Ciências da Comunicação.

pdf LIVRO (PDF)

Design e Ergonomia
http://design-ergonomia.blogspot.com/


Home

.........................................
  • J. Paulo Serra
  • pserra@ubi.pt

  • Posição actual/Current position:
    Professor Associado do Dep. Comunicação e Artes
  • Instituição/Institution:
    Universidade da Beira Interior
  • Áreas de Investigação/Research areas:
    Gestão da Informação, Epistemologia, Teoria da Linguagem
Labcom_UBI

domingo, agosto 24, 2008

Teatro das Beiras apresenta - “Catavento” Na Praia da Vieira (Marinha Grande) e em Setúbal



"catavento"

de Graeme Pulleyn e Helen Ainsworth

Na Praia da Vieira (Marinha Grande) e em Setúbal
Depois do espectáculo de rua "Piratas! o Mistério de Maria de la Muerte", escrito por Graeme Pulleyn e Helen Ainsworth, e encenado por Graeme Pulleyn, o Teatro das Beiras volta a apostar nos autores, e produz um espectáculo para o ar livre, inspirado no tema da energia eólica.
O Teatro das Beiras estreou “Catavento” de Graeme Pulleyn e Helen Ainsworth, a 14 de Junho de 2008 em Elvas, e que entrou em digressão no Verão de 2008.







O espectáculo que conta já com 20 apresentações pelo país, a 30 de Agosto está na Praia da Vieira, na Marinha Grande às 22h00. Na Praia da vieira é ja tradição um conjunto de eventos culturaus promovidos pela Câmara Municipal. A 31 de Agosto, o espectáculo marca presença em Setúbal na X Festa do Teatro, no Parque do Bonfim, às 22 horas. O festival incorpora teatro, música, curtas-metragens, aos espectáculos de sala e de rua, formas artísticas emergentes e de natureza pluridisciplinar, a Festa continua a ser um interlocutor entre os artistas e a comunidade.

Num momento em que as energias renováveis têm um papel cada vez mais importante, "Catavento", um espectáculo para o ar livre, relata de uma forma popular e enérgica, brejeira até, o conflito entre o velho e o novo, o tradicional e o inovador, o antigo e o moderno, com toda a força de um choque frontal.

À primeira vista, nada sugere ao Engenheiro, que esta pequena mulher, enrugada e de maneiras mansas, representa o maior obstáculo do que qualquer um dos serranos, que lhe venderam, doaram, alugaram pedaços de montanha, rochosas e inférteis, para a implantação da mais alta das tecnologias, para a vitória rompante da energia eólica. Mas engana-se… O que se segue é uma batalha titânica. Desde David e Golias que não se via um confronto desta envergadura. Toda a temerosa força do poder multinacional, contra a frágil individualidade de uma só mulher em fim de vida…

E acabada a história, o que fica para a posteridade? Só o tempo e o vento nos saberão dizer. E estes, ao contrário de muita gente, sabem muito bem guardar segredo
A 73ª produção da Companhia tem encenação de Graeme Pulleyn, adereços e figurinos de Helen Ainsworth, cenários de Kevin Plumb e interpretação de Fernando Landeira, Paulo Miranda, Sónia Botelho e Teresa Baguinho.

Sobre o encenador:

Graeme Pulleyn é actor, encenador e dramaturgo inglês que nasceu em Doncaster, Inglaterra, país onde se licenciou em Estudos Teatrais e das Artes Dramáticas.

No início da década de noventa, um Inglês que veio estagiar para Portugal, para a Serra, fazendo Animação Cultural depressa se apaixonou por aquelas pessoas e de cá não saiu mais. Na aldeia de Campo Benfeito, concelho de Castro Daire, foi co-fundador do Teatro Regional da Serra de Montemuro (profissionalizando um grupo de teatro amador já existente). Ali permaneceu durante quinze anos.

Foi também docente de Expressão Dramática na Escola Superior de Educação da Guarda.

Teatro Agosto FundãoTurismo

....................................................................


Teatro Agosto

De 22 a 31 de Agosto






Programa:



Dia 24
A Maga Mariposa ( Daniela Altieri )
22h00 - Espaço Gardunha Viva

Dia 29
Anifinando ( Teatro em Branco )
22h00 - Espaço Gardunha Viva

Dia 30
Novecentos ( O Pianista do Oceano )
22h00 - Espaço Gardunha Viva

Dia 31
Animação de Rua
A Marcha dos Andadores ( Ovelhas Negras )
17h00 - Avenida da Liberdade

A Verdadeira História da Tomada do Carvalhal - Este - Estação Teatral
22h00 - Espaço Gardunha Viva

De 24 a 31
Oficina de Animação de Rua - Técnica de Andas
Horário Pós - Laboral
Espaço Gardunha Viva e Pavilhão Multiusos

De 25 a a 28
Esplanada Agosto ( Aniamação Musical, Animação Circense e Stop Clown )
22h00 - Espaço Gardunha Viva - Entrada livre

Reservas:
961 418 807 / 966 517 793

Locais de Venda:
Moagem - Cidade do Engenho e das Artes
Junta de Freguesia do Fundão

Preço dos Bilhetes:
5€ / 3€ - Socios

Rendemo-nos!

"O Presidente da Geórgia, Mikhail Saakachvili, anunciou em Gori a terra natal de José Estaline, que estaria disposto a trocar a Ossétia do sul e a Abecázia pela Covilhã (enclave no "distrito" de Castelo Branco); um quintal dado às delícias da democracia, com calhaus muito semelhantes aos caucasianos, e com a particularidade de ninguém distinguir um covilhanense d’um Ossétio ou d'um Abecázio.

Uma urbe que apesar de não ter petróleo nem gás natural, tem a capacidade de reinventar um Mar com ondas e tudo, num lugar onde apenas havia ervas daninhas. Acrescentou Saakachvili."

"Os líderes russos Putin e Medvedev, já demonstraram o seu descontentamento com a possível negociata entre o município da Covilhã, e o presidente Saakashvili da Georgia, para a troca das duas regiões de origem indo-europeia.

Os Russos propuseram o fim imediato das negociações e ameaçaram aniquilar a etnia basbaque covilhanense, bem como o Chefe do condomínio, que acusam de por em prática uma versão mal enjorcada d’um putativo socialismo real."

Continuam as negociações que podem conduzir à troca entre as duas regiões montanhosas do Cáucaso e da Serra da Estrela.

O presidente georgiano já garantiu que vai respeitar os compromissos assumidos com a Covilhã, mas advertiu que o negócio com a cidade serrana, só deve concretizar-se quando o chefe do condomínio covilhanense, deixar de lhe impingir o modelo urbano da favela de S. Martinho com o respectivo presidente da paróquia.

- Cromos desses já nós temos pra troca em Tbilissi. Nós carecemos é de snipers e não de tiros de fantasia com gajos que passam o ano a enviar postais de aniversário - Refutou Saakashvili, apelando a um maior esforço cognitivo do chefe do condomínio para evitar
danos colaterais. "

Seleções de Basket este fim de semana no Fundão

Na foto podemos ver Elvis Évora, que estudou e representou a Universidade da Beira Interior na modalidade que hoje pratica. O outro jogador da foto é nem mais nem menos que Paul Gasol, jogador espanhol e jogador da NBA, que representa a sua selecção em Beijing e está na final olímpica , justamente com os Estados Unidos.

Elvis Évora (nascido em 4 de fevereiro de 1978) é natural de Cabo Verde jogando actualmente na Ovarense. Jogou no FC Porto, na época 1998 / 1999 e 2004 / 2005.

Depois de uma temporada em Tenerife, volta a Portugal para jogar na Ovarense. Elvis fez o primeiro jogo por Portugal em 2000. Elvis Évora jogou também no Eurobasket 2007 chegando na altura à 2 ª fase.

"A entrada para todos os jogos é gratuita(...) A partida de encerramento do “Torneio Internacional de Basquetebol Cidade do Fundão” acontece no domingo. É a partir das 16h05, com transmissão em directo na Sport TV."

Foto DiárioXXI_Edição de 22ago08_PDF


"Sinto que ainda aqui falta um sinalzinho.... "

"... Mas não consigo decidir qual... Deixem-me acrescentar só mais um... Mas qual?... Oh!, qual?

A imagem acima mostra um aspecto dos Piornos (perto do centro de limpeza de neve), a 1600 m de altitude.
A mancha cinzenta que aparece no canto superior esquerdo da imagem é outro sinal (espanto! admiração!), colocado de costas para a câmara."

http://ocantarozangado.blogspot.com/

Mais árvores para a Serra da Estrela

Serra da Estrela no limite do horizonte (imagem obtida do Caramulinho, Serra do Caramulo)


Leiam no "Cântaro Zangado" como participar na primeira iniciativa da campanha 2008/2009, agendada para o próximo dia 30 de Agosto.(...)


.......................................

"No dia trinta de Agosto, pelas nove horas, no Covão d'Ametade, inicia-se a campanha 2008/2009 do projecto "Um milhão de Carvalhos Para a Serra da Estrela", da Associação Cultural Amigos da Serra da Estrela. O plano é passar a manhã a apanhar sementes de bétula no Covão d'Ametade e, depois de almoço (cada um traz o seu), ir espalhá-las na cabeceira do Vale da Candieira e nas vizinhanças da Lagoa dos Cântaros.

Para se ter previamente uma ideia do número de participantes, os organizadores agradecem que os interessados comuniquem a intenção para o email asestrela@gmail.com."

Aparece, e traz um amigo também!

http://ocantarozangado.blogspot.com/


olhe k nao....pertence ao Dominguiso!

Ay que muyto vos tarda o juyzo na Guarda

"De visita pela bloga da região demos conta desta pérola do paroquialismo bacoco; como se fosse esta, uma questão fracturante no equilibrio regional. Por nós podem levar, integralmente, a bicicleta, a estãncia de esqui, e todo lixo que os tugas por lá deixam. Haja paciência."

(Mitos sobre a Serra da Estrela)

"Certamente que o leitor não tem dúvidas acerca da localização do ponto mais alto de Portugal Continental. No entanto recentemente alguns covilhanenses colocaram-me em dúvida já que afirmavam a pés juntos que quer a "Torre" - ponto mais alto de Portugal - quer a estância de Esqui se situariam integralmente no Distrito de Castelo Branco, mais concretamente no Concelho da Covilhã.

Esta convicção parece estar bem enraízada nos covilhanenses e no entanto é totalmente falsa. A realidade é que quer a estância de esqui quer a torre se situam integralmente no concelho de Seia - tal como sempre tinha sido minha convicção - sendo que a estância de esqui se situa na freguesia de Loriga (Seia). (...)


Não deixe pois o leitor, também, que estas pequenas mentiras se vão instalando na opinião pública regional, já que pior que a ignorância é não a contestar com factos."

in o egitaniense

via carpinteira

quinta-feira, agosto 21, 2008

Pequim2008: medalha de ouro para Nélson Évora

O português Nélson Évora conquistou hoje a medalha de ouro na final olímpica do triplo salto de Pequim2008, com a marca de 17,67 metros. A medalha de prata foi para o britânico Philips Idowu (17,62) e a de bronze para Leevan Sands, das Bahamas (17,59).

Lusa

Máfia em ritmo de Férias...



Ó Scorpio estás mais gordo não?

Em exibição

Título original: Aquele Querido Mês de Agosto
Realizador: Miguel Gomes
Com: Sónia Bandeira/Fábio Oliveira/Joaquim Carvalho

Ficção invadida pelo documentário, seria a história de um pai, a filha e o primo dela, músicos de uma banda de música popular a tocar pelas aldeias do Portugal profundo, em que imigrantes regressados à terra se cruzam com populares, entre festa e baile, cerveja, jogos e caçadas, durante o quente mês de Agosto. Seria a história e não é, porque realizador e equipa técnica irrompem pelo filme dentro, em vez de irem directamente ao assunto, e se misturam com actores não profissionais, entre os quais Sónia Bandeira e Fábio Oliveira. O filme conta ainda com a participação de Luís Marante, cantor do Agrupamento Musical Diapasão. "Aquele Querido Mês de Agosto" é a segunda longa-metragem de Miguel Gomes, depois de "A Cara Que Mereces" e várias curtas-metragens. O realizador justifica assim a entrada no documentário na ficção: "Documentário? Ficção? A meio deste filme vemos uma ponte: a ponte romana de Coja sobre o rio Alva, da qual se atira Paulo ''Moleiro''. Sem querer parecer Confúcio, diria que de qualquer uma das margens que esta ponte une se avista perfeitamente a outra. E que o rio é sempre o mesmo".





Filmes em exibição


Sala 1
Hellboy II: The Golden Army
Sessões: 16:00; 18:40; 21:40; 00:10
M/12



Sala 2
Wall-E - VP
Sessões: 15:20; 17:30; 19:40; 21:50; 00:05
M/6



Sala 3
Aquele Querido Mês de Agosto
Sessões: 15:35; 18:30; 21:20
NA
A Múmia: O Túmulo do Imperador Dragão
Sessões: 00:20
M/12



Sala 4
A Múmia: O Túmulo do Imperador Dragão
Sessões: 15:30; 18:00; 21:30
M/12
Aquele Querido Mês de Agosto
Sessões: 23:50
NA