sexta-feira, outubro 07, 2005

O que ainda há para ver no Imago

Amanhã termina o IMAGO, um festival que trouxe muito cinema e muita música ao Fundão. Em termos musicais hoje e amanhã ainda é possível ver muita coisa...

Hoje:

- TOOLSHED (C/ MALCOLM MOONEY) + VERY SPECIAL GUEST

É o projecto kraut rock de Graham Massey, membro emblemático dos 808 State, Biting Tongue ou Homelife, e produtor de méritos reconhecidos, por exemplo, em “Post”, de Björk. Nos Toolshed, Massey junta vários amigos com o mesmo gosto por um experimentalismo orgânico mais ou menos controlado: Paddy Steer (Homelife), Dick Harrison (Spaceheads), Graham Clark (violinista ligado ao jazz), James Ford (Simian) e a vocalista Seaming To.

No IMAGO, os Toolshed (www.tool-shed.com) apresentam-se em palco com Malcolm Mooney, primeiro vocalista dos Can, para tocarem cinco composições feitas propositadamente para cinco extractos de filmes clássicos, entre os quais “Daisies”, de Vera Chytilova, e “Emperor Tomato Ketchup”, de Shuji Terayama. São autênticas lendas da cena musical de Manchester e vão estar no Fundão, acompanhados de um convidado muito especial, de que daremos conta mais tarde.

- SIRCONICAL

O projecto liderado por Gareth Mallinson é iminentemente electrónico, o que não significa que não assente na ideia base de construir canções. No Fundão, Gareth faz-se acompanhar de mais dois comparsas e apresenta música original para o clássico da animação “The Cybernetic Grandmother”, curta metragem de Jiri Trnka, realizada em 1962. Uma apresentação em estreia absoluta no IMAGO.

- ANDY VOTEL & CHERRYSTONES DJ SET

Votel e o comparsa Cherrystones, músico, coleccionador de raridades e DJ, ficaram tão entusiasmados com a presença de Jess Franco no IMAGO que decidiram fazer um tributo ao realizador espanhol em forma de DJ Set. Para homenagear o seu ídolo a dupla promete uma sessão memorável de “rare soundtracks” e demais preciosidades que só eles sabem onde desencantar.

Amanhã, Dia de Encerramento

KID KOALA’S SHORT ATTENTION SPAN AUDIO THEATER
(Ninja Tune/CAN)


Temos este ano o orgulho de apresentar pela primeira vez em Portugal o canadiano Kid Koala, que encerra o Festival no dia 8 de Outubro, com um espectáculo no Pavilhão Multiusos que promete ser um verdadeiro acontecimento, SEGUIDO DE UM DJ SET, NO ENGLISH CLUB.
KID KOALA PRESENTS “THE SHORT ATTENTION SPAN AUDIO THEATRE” é como que um magnífico “upgrade” do já de si único DJ set de Kid Koala, que habitualmente surpreende, não só pela sua técnica apurada e ecletismo sem par, mas também por utilizar quatro pratos e nunca usar headphones.
Neste “Short Attention Span Audio Theatre” a Kid Koala juntam-se mais dois DJs (Jester e P-Love) para o manuseamento de vários gira-discos, instalados em “estações”, como uma banda, em que cada uma funciona como um instrumento para cada tema. Ou seja, há mudanças constantes entre os três DJs, dependendo do que cada um toca em cada música, sendo que há estações para piano, bateria e ainda apenas e só para momentos de turntablism “simples”. Por aqui vai passar material do novo disco de Koala, “Some Of My Best Friends Are DJs”, mas também de “Carpal Tunnel Syndrome”, ou da banda sonora de “Nufonia Must Fall”.
A este arsenal junta-se ainda em palco um piano, a vocalista Lederosen Lucil e toda uma parafernália visual, que inclui uma apresentação animada de algumas das histórias dos livros de Koala, com destaque para o aclamado “Nufonia Must Fall”, e ainda animações da autoria de Monkmus.

Link: IMAGO

Sem comentários: