quarta-feira, dezembro 30, 2009

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Portugueses especialistas em iogurtes. Danone vai investir cá. Empresa quer transformar Portugal no maior centro europeu de iogurtes líquidos


Espanhóis e franceses consomem iogurtes como sobremesas, mas os portugueses bebem-nos de manhã ou com sandes. São especialistas, diz a Danone
Espanhóis e franceses consomem iogurtes como sobremesas, mas os portugueses bebem-nos de manhã ou com sandes. São especialistas, diz a Danone

A Danone está a investir 5 milhões de euros para transformar Portugal no maior centro europeu de iogurtes líquidos. A produção vai começar já em Março de 2010 e terá como objectivo a exportação deste tipo de iogurtes para toda a Europa. Segundo Lourdes Galhoz, directora de comunicação da subsidiária nacional, a fábrica em Castelo Branco será modernizada e poderá haver alargamento das equipas técnicas.

"Os portugueses são especialistas em iogurte líquido", explica a responsável, frisando que não há nenhum outro país onde a Danone venda mais iogurtes líquidos que sólidos. Portugal é uma excepção e isso deve-se ao momento do consumo: enquanto os espanhóis e os franceses comem iogurtes sólidos como sobremesa, os portugueses bebem-nos de manhã enquanto vão para o trabalho ou como acompanhamento de sandes num almoço rápido. Os técnicos da Danone Portugal são responsáveis pelo desenvolvimento de um produto específico para Espanha, que já está a ser exportado, e deverão contribuir para o aperfeiçoamento das marcas que a empresa vende na Europa. Neste momento, prevê-se que a instalação de máquinas mais complexas em Castelo Branco permita aumentar a produção de iogurtes líquidos em 30%.

Este investimento deverá também reflectir-se no ecossistema da Danone em Portugal, que compra diariamente 27 mil litros de leite a 23 produtores nacionais, todos ligados através de um software feito à medida. A empresa emprega 270 pessoas de forma directa, mas dela dependem cerca de 600. Actualmente, mais de 70% de todos os iogurtes Danone vendidos em Portugal são produzidos localmente, com as importações limitadas ao produtos Actimel e Danoninho.

O produto Activia é, aliás, o grande motor de crescimento da empresa, não só em Portugal. mas também nos países onde é vendido. Em 2008, a empresa facturou 181,5 milhões de euros.

Consumo aumenta Os portugueses são cada vez mais adeptos de iogurtes, líquidos e sólidos. Este lacticínio está presente em quase 100% dos lares portugueses, segundo a TNS Worldpanel, e os números tendem a aumentar. Dados do Target Group Index (TGI), dizem que 75% dos portugueses, entre os 15 e os 64 anos de idade, afirmaram ter consumido iogurtes líquidos em 2008.

Apesar da compra de iogurtes representar uma pequena parte do consumo de lacticínios, o indicador de iogurtes quase que triplicou na década de 90, segundo o INE. Comer e beber iogurtes é cada vez mais frequente, mas escolhe sexo e idade, diz a TGI. A apetência por estes lacticínios é mais forte nas mulheres e que vai diminuindo com a idade.

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