domingo, janeiro 30, 2011

PROJECTO TOGETHER - ENCONTRO EUROPEU DE PARCEIROS NA COVILHÃ 31 JANEIRO A 02 DE FEVEREIRO

O Município da Covilhã, através do Programa "Rede Social", tem vindo a desenvolver um importante esforço para fazer face às novas e velhas formas de pobreza e de exclusão social, reflectido na implementação de medidas de política social e de programas nacionais em diversas áreas como o emprego, a acção social, a educação, a saúde, a economia, a habitação e outras.


Neste sentido, a Covilhã é um dos oito parceiros europeus de um projecto de troca de experiências para melhorar as políticas de desenvolvimento urbano sustentável.

O Projecto Together funciona ao abrigo do Programa Urbact, em parceria com os municípios de Covilhã (Portugal), Mulhouse (França), Braine l'Alleud (Bélgica), Pergine Valsugana (Itália), Salaspis (Letónia), Debica (Polónia), Botkyrka (Suécia) e Kavala (Grécia) e visa a troca de experiências, a divulgação de boas práticas recolhidas pelas cidades e principalmente a transferência de know-how em diversas áreas.

Temáticas ligadas ao empreendedorismo, inovação, economia do conhecimento, emprego, capital humano, ambiente e planeamento urbano são alguns dos desafios destes municípios que têm como missão a troca de experiências, com o objectivo final de obter uma visão partilhada dos conhecimentos e procurando acções que contribuam para o bem-estar colectivo. Através de um diagnóstico prévio, serão identificadas as fragilidades de cada território, permitindo traçar alvos específicos para o desenvolvimento de Planos Locais de Acção.

De referir ainda que, o objectivo do Urbact é contribuir para a implementação da Estratégia de Lisboa - Gotemburgo, promovendo políticas de desenvolvimento urbano sustentável, com o objectivo de converter a economia da União Europeia na economia do conhecimento mais competitiva e dinâmica do mundo, capaz de um crescimento económico duradouro acompanhado por uma melhoria quantitativa e qualitativa do emprego e uma maior coesão social.

Os 8 Municípios parceiros irão reunir na Covilhã durante os dias 31 de Janeiro, 01 e 02 de Fevereiro, no Departamento de Educação, Cultura e Desporto, localizado na Rua Portas do Sol.

Sem comentários: