quinta-feira, janeiro 13, 2011

Breves do Jornal do Fundão

JF Diário

foto
Num tempo em que se questiona a viabilidade de alguns serviços regionais, redescobrimos um dos transportes públicos mais antigos e democráticos. Na centenária linha, o tempo flui lento sobre os carris. São vidas apeadas em todas as estações e apeadeiros. Com vagar e destino certo, eis o serviço regional pela centenária linha da Beira Baixa. Democrático. Pára no lúgubre apeadeiro de aldeia e na vistosa estação de cidade.


A ministra do Ambiente e do Ordenamento do Território já informou a Câmara da Covilhã que deu um parecer favorável ao licenciamento da nova barragem das Penhas da Saúde. A barragem terá uma capacidade de armazenamento de 2,6 milhões de metros cúbicos de água. “Era uma oportunidade única para se aproveitar um recurso importante, assegurando por 30 ou 40 anos o abastecimento de água à Covilhã e, se for necessário, aos concelhos vizinhos”, disse o presidente da autarquia, Carlos Pinto.

Apesar dos números, Fernando Girão, presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde da Guarda, afirma que “não existe qualquer situação de alarme ou tão pouco que obrigue a adopção de medidas extraordinárias que não sejam os cuidados de higiene e saúde que têm de ser seguidos em todas as circunstâncias”.

Os dois braços partidos, a zona maxilar trilhada e a cara e corpo cheios de hematomas e feridas, foi assim que a família de Albertina Rosa Simão encontrou esta mulher de 85 anos, depois de ter sido brutalmente agredida com o pau de uma vassoura. O caso ocorreu no dia 24 de Dezembro e a agressora terá sido outra idosa que também está no lar.

Rádio

Num jantar comício que reuniu, segundo a organização, 1300 apoiantes da candidatura de Cavaco Silva o ainda Presidente da República sublinhou a importância “agrícola, industrial e a fileira do turismo no eixo mais dinâmico de todo o interior de Portugal”. Cavaco Silva esteve no pavilhão do NERCAB em Castelo Branco depois de ter passado pela Covilhã e pelo Fundão.
Diante uma assistência constituída por autarcas do PSD, militantes do PSD e do CDS-PP, Cavaco silva reencontrou-se, também, com gente anónima oriunda dos concelhos do Pinhal Interior, território onde Cavaco Silva mantém grande popularidade. Na capital de distrito e no mesmo lugar onde esta quinta feira vai estar o candidato Manuel Alegre, Cavaco Silva deixou uma mensagem de esperança a todos quantos acreditam que “nestes tempos de crise é fundamental que a Beira Baixa não se deixe abater”. As potencialidades da Beira Baixa contrastam com o cepticismo de muitos dos que estavam no comício e para essa franja do eleitorado Cavaco Silva deixou um palavra de confiança. “Ajudarei todos a ultrapassar a encruzilhada em que o país se encontra, sou um homem de trabalho e de palavra, não podemos perder tempo”, afirmou Aníbal Cavaco Silva.

"Pela liberdade de ensinar e aprender e pela liberdade dos pais escolherem a escola dos seus filhos". Foi assim que um grupo de professores e alunos do Externato Nossa Senhora dos Remédios, no Tortosendo, justificou a presença na acção de campanha de Cavaco Silva na Covilhã. Ao actual Presidente da República, e de novo candidato ao cargo, José Orlando entregou um memorando sobre os 50 anos de história desta escola particular e aproveitou para pedir ajuda. "O Estado, em nome da crise, quer cortar em 30 por cento as verbas de financiamento o que significa que 50 trabalhadores do Externato Nossa Senhora dos Remédios podem ficar no desemprego".

A União de Sindicatos de Castelo Branco (USCB) decidiu esta semana realizar, no dia 29 de Janeiro, uma manifestação contra “as políticas anti-sociais do Governo, exigindo melhores condições de vida e reclamar contra a estratégia criada pelo governo, pelos patrões e pela UGT designada de Iniciativa para a Competitividade e o Emprego.” O protesto deverá acontecer na ponte Martin-Colo na Covilhã e não será o único protesto da USCB agendado para o primeiro mês de 2011.

Carlos São Martinho respeita o princípio do utilizador pagador defendido pelo PSD mas recentemente sugeriu ao grupo parlamentar do seu partido uma redução do valor a pagar por cada quilómetro de viagem da auto-estrada da beira interior. A A23 passará a ter portagens em Abril deste ano e numa altura em que se diz que o preço por quilómetro será de oito cêntimos, o deputado eleito pelo círculo de Castelo Branco sugere uma redução de seis cêntimos por quilómetro de portagem. Uma sugestão apresentada ao partido,depois de ter questionado o Ministro das Obras sobre o facto de os troços do IP2 e IP6 que servem a região da Beira Interior terem ficado concluídos e pagos antes da existência das parcerias público privadas que originaram as auto-estradas sem custos para o utilizador. ”Logo deveriam ficar isentos de taxas”, conclui o deputado natural de Silvares.

O atleta paralímpico do Grupo Convívio e Amizade nas Donas, Gabriel Macchi, parte no dia 13 de Janeiro para a Nova Zelândia onde vai disputar as provas de 10 mil metros e da maratona, na categoria de amblíopes, do Campeonato do Mundo de Atletismo de Desporto Adaptado. Os apoios escasseiam e as verbas da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD) e do Comité Paralímpico de Portugal (CPP) estão muito atrasadas.

Um ano depois de ter sido prometida pela Câmara da Covilhã, a direcção da Escola Secundária Campos Melo continua à espera da intervenção na entrada principal do estabelecimento de ensino. As obras chegaram a ser iniciadas mas foram suspensas porque foi necessário pedir a expropriação dos terrenos, explicou Isabel Fael que continua confiante “que a Câmara não nos vai esquecer depois de 127 anos de trabalho”.

No âmbito da iniciativa da Assembleia da República Parlamento dos Jovens, os alunos da Escola Básica dos 2º e 3º ciclos João Franco propuseram esta semana a criação de um gabinete de acompanhamento às questões da violência nas escolas. A violência em meio escolar é um dos temas para a edição de 2010/11 do Parlamento dos Jovens e no caso das escolas da região prevê-se que a proposta de constituição de uma estrutura de apoio aos jovens vítimas de violência em contexto escolar possa vir a ganhar novos apoiantes. Uma convicção do deputado do PSD na AR, Carlos São Martinho que esteve na EB João Franco.

Sem comentários: