quinta-feira, janeiro 06, 2011

Neve “aquece” guerra entre Câmara da Covilhã e governador da Guarda

Centro de Limpeza da Neve gera mais uma ‘guerra’ de
palavras entre a Câmara e o governador civil da Guarda

TEMA que tem gerado, ao longo dos anos, várias polémicas, devido ao frequente fecho das estradas do maciço central, o Centro de Limpeza da Neve (CLN) esteve mais uma vez na mira das criticas da Câmara da Covilhã (CMC) no período que antecedeu o Natal. Através do vereador Pedro Silva, do pelouro da Protecção Civil, a autarquia veio dizer que assim não pode ser, que o corte dos acessos à Serra é “muito prejudicial” para o principal cartaz turístico da região”, reafirmando, ainda, a disponibilidade do Município (que de resto não é nova) para gerir o CLN.

A ideia, pelos vistos, não agrada ao governador civil, que a contestou em declarações aos jornalistas, sustentando que o Centro cuida das estradas de vários municípios, pelo que não deve ser gerido “apenas por um deles”. A CMC não gostou e prontamente respondeu a Santinho Pacheco, acusando-o de “intrometido” e de se “meter onde não é chamado” num comunicado que titula: “Governador Civil da Guarda (GCG), a dupla inutilidade e a neve”, No entender de Santinho Pacheco, citado pela Lusa, o CLN deve ser dirigido “por uma entidade nacional como a Estradas de Portugal”, tal como está, “ou por uma entidade supramunicipal”. O governador civil destaca “o esforço” dos trabalhadores do Centro de Limpeza de Neve”, mas admite que “tudo pode ser melhorado”, acrescentando que, “se houver uma reflexão conjunta das câmaras, eu estarei ao lado do que decidirem”. Mas vai dizendo que acha “demasiado pretensioso uma única Câmara disponibilizar-se para gerir o centro e não têm que levar a mal eu discordar”.

Para a CMC, o GCG “veio à lide manifestar as suas opiniões de defesa não se sabe bem de quê, sempre em discordância com a voz representativa da Covilhã, parecendo falar em nome da cidade da Guarda, tarefa para a qual pode ter vontade protagonista em concorrência com o autarca local, mas para a qual lhe falta a representatividade de base electiva”. “Revela assim o GCG – e anedoticamente não perde nenhuma oportunidade de o reafirmar - a inutilidade deste cargo, aliás já consabida; mas não se fica por aqui: revela a sua própria incapacidade para compreender o lugar que ocupa, intrometendo-se onde não é chamado e não percebendo a sua função. Numa palavra, um caso de dupla inutilidade”, acrescenta no comunicado.

(Leia toda a notícia na edição semanal)

2 comentários:

DiasBrancoBernardoCosta disse...

Bolas...a Câmara da Covilhã???
Nem meia dúzia de vielas que tem nas Penhas da Saude consegue manter limpas!!! E são da sua responsabilidade!

Só mesmo para rir de resto onde é que neva no concelho da Covilhã?
Uns flocositos no alto da Serra do Pigeiro e do Açor quando o rei faz anos?
Deixem-se mas é de comédias e não brinquem com coisas sérias.

Depois de ouvir entrevistas do senhor Costa Pais ou do Senhor Pedro Silva até me borro de medo só de pensar em ver o Centro de Limpeza de Neve entregue à Covilhã.
É que não percebem patavina do que se passa, do que é neve nem do que é a serra!!!
A essa parte temos autarcas e empresários muito mal preparados...uns serôdios, outros temporões...


E digo mais e relembro:
O senhor Costa Pais quer estradas limpas? Então limpe-as! Devia era estar bem caladinho...e sinto-me compelido a dizer que a função do Centro de Limpeza de Neve, assegurar a segurança rodoviária dos cidadãos (o que faz, e bem) e não da circulação nas pistas de neve do Costa Pais!

Senhor Costa Pais:
Quem quer bolotas que suba à sobreira!!!
E à autarquia:
Parem de dar nozes a quem não tem dentes e pérolas a porcos como diz o povo e passo a expressão. Sem querer ofender nenhum dos omnívoros.

Cumprimentos

DiasBrancoBernardoCosta disse...

...esta mania do "querer aparecer..."
Enfim!