quinta-feira, janeiro 13, 2011

Luz verde para a barragem das Penhas - Ribeira das Cortes_Serra da Estrela_Covilhã

A MINISTRA do Ambiente e do Ordenamento do Território já informou a Câmara da Covilhã que deu um parecer favorável ao licenciamento da nova barragem das Penhas da Saúde. A boa notícia foi confirmada, esta terça-feira, pelo presidente da autarquia, que enalteceu a intervenção de Dulce Pássaro. “Esta ministra merece o nosso elogio porque percebeu as necessidades das populações”, afirmou Carlos Pinto, lembrando o longo impasse que tem atrasado um empreendimento de reconhecida importância e de dimensão regional.



Em boa verdade, todo o processo da barragem da serra que terá uma capacidade de armazenamento de 2,6 milhões de metros cúbicos de água, já se prolonga há nada menos, nada mais, de quase três décadas.

“Esta é uma das maiores obras dos últimos anos na região”, sublinhou o chefe do executivo municipal. Segundo Carlos Pinto, estima-se em mais de 30 milhões de euros o investimento da barragem que será construída na ribeira das Cortes, abaixo do hotel Serra da Estrela. O financiamento deverá ser assegurado pelos fundos comunitários e uma parte da Câmara.

“Era uma oportunidade única para se aproveitar um recurso importante, assegurando por 30 ou 40 anos o abastecimento de água à Covilhã e, se for necessário, aos concelhos vizinhos”, adiantou.

Ao contrário do que inicialmente se previa, o projecto não contempla a vertente de produção de energia eléctrica. “Será só para abastecimento de água”, esclareceu o presidente da Câmara que espera lançar o concurso público este ano “se não houver mais problemas”.

JF

Sem comentários: