sexta-feira, novembro 28, 2008

Festival de Teatro da Covilhã_Filipe Crawford - Produções Teatrais_"O 1º milagre do Menino Jesus" Dario Fo_28nov 08_21:30_Teatro das Beiras

Filipe Crawford - Produções Teatrais1995
"O 1º milagre do Menino Jesus"


Filipe Crawford - Produções Teatrais, É uma empresa em nome individual criada em 1995 que se dedica à produção de espectáculos de Teatro e à realização de acções de formação de actores e técnicos de Teatro. Em 1987, Filipe Crawford dirigiu dois cursos de Técnica da Máscara na Fundação Calouste Gulbenkian, que viriam a resultar na formação da Meia Preta - Produções Teatrais, uma Cooperativa do Sector Cultural, dedicada à produção de espectáculos de Teatro, dando particular importância ao trabalho da Máscara e aos Teatros Tradicionais Populares.

A utilização de máscaras de Commedia dell'Arte e o recurso a técnicas de improvisação caracterizam o seu trabalho pioneiro. A Meia Preta, sob a direcção de Filipe Crawford, funcionou durante cinco anos, entre 1987 e 1993. Em 1995 é criada a empresa Filipe Crawford - Produções Teatrais para poder continuar a gerir o património artístico herdado da Meia Preta, entretanto extinta por falta de apoios estatais. A continuação do trabalho de Máscaras e a ligação do ensino teatral com a pesquisa de um teatro Tradicional e Popular fazem parte integrante dos seus objectivos.



Sinopse

Na primeira parte, com " O Papa " , Dario Fo traça um retrato bem humorado dos dois últimos Papas anteriores a João Paulo II, sendo que um é apresentado como um Papa trágico, Paulo VI e o outro, João Paulo I, um Papa bem humorado. Nesta adaptação os Papas funcionam como um Ex-Libris teatral, sendo representados por duas máscaras, uma Trágica e outra Cómica. A segunda história, é a versão Apócrifa do nascimento e da infância do menino Jesus, acompanhando a fuga da Sagrada Família para o Egipto e o 1º Milagre de um menino Jesus que aqui representa o estrangeiro, o imigrante rejeitado pelos outros meninos, que se revolta contra a opressão exercida pelo filho do Senhor da Cidade.

.................................................

A programação do Festival de Teatro da Covilhã ‘08 já está online.
Pode aceder à mesma no site do Teatro das Beiras ou aqui mesmo no blogue, clicando aqui.

Preços:

Bilhete diário - € 6,00 (50% desconto para jovens até aos 25 anos,

reformados, sócios do Teatro das Beiras)

Bilhete geral - € 25,00


http://teatrodasbeiras.wordpress.com/

Sem comentários: