quinta-feira, novembro 27, 2008

Breves do "Jornal do Fundão"




JF Diário

foto

Revelador olhar sobre o Movimento Operário da Covilhã pela mão do investigador António Rodrigues Assunção, que lavanta o véu sobre o período tratado no seu segundo livro, de 1907 a 1926.. Greves de dois meses, bombas à porta de industriais dos lanifícios (como por exemplo Francisco Nave Catalão e Francisco Ranito), filhos de operários enviados para longe da fome...



Uma juíza do Tribunal Judicial de Castelo Branco foi ameaçada, no dia 19, por um advogado que tem escritório na cidade. O caso obrigou à intervenção da PSP e em causa está, além da atitude do advogado Wilson Esteves durante uma audiência de discussão e julgamento, ameaças de morte alegadamente proferidas pelo advogado na esquadra da PSP.



Quarenta anos depois, os Cometas Negros, a famosa banda "pop rock" de Castelo Branco, que nos anos 60 fez furor pelo país, regressou à cidade para uma merecida homenagem e um encontro com os fãs, que voltaram a vibrar com as versões de algumas conhecidas canções dos Beatles, dos Manfred Mann, dos Zombies e dos King.



A chegada do Outono e das primeiras chuvas faz despontar nos campos e foto florestas um recurso valioso, os cogumelos silvestres, cuja importância económica é muitas vezes desvalorizada. Para dar a conhecer as riquezas naturais da região, a Associação de Produtores Florestais da Beira Interior (AFLOBEI) promoveu um passeio micológico entre o Tortosendo e Unhais da Serra, no concelho da Covilhã, que contou com a participação de cerca de duas dezenas de pessoas. Uma acção inserida no programa de formação profissional, com jornadas técnicas e visitas de campo para a identificação das várias espécies que fazem parte da biodiversidade dos espaços florestais. "É preciso conhecer para valorizar", diz o vice-presidente da AFLOBEI, José Alberto Almeida Garret explica que as aulas servem para ajudar na "identificação das espécies comestíveis e não comestíveis, os benefícios de cada uma e a sua importância para o meio florestal". (...)

Por: Susana Proença

Ficheiros para Download



A governadora civil de Castelo Branco desafiou os responsáveis locais do turismo a aproveitarem os financiamento do QREN para dinamizarem e tirarem proveito da Rota dos Vinhos do Centro e Beiras que dá visibilidade à fileira do vinho da região. Um desafio deixado durante a visita de trabalho às Adegas e Empresas de Vitivinícultura da região da Cova da Beira. Na opinião de Alzira Serrasqueiro a valorização dos vinhos locais pode fazer-se à escala de uma regionalização em que a Beira Interior terá a visibilidade que merece no contexto da futura região Centro.(...)

Por: Dulce Gabriel

Ficheiros para Download




A Assembleia Distrital do PSD de Castelo Branco fixou este fim-de-semana o calendário para a apresentação dos candidatos do PSD às eleições de 2009. Numa reunião onde se ouviram inúmeras críticas aos deputados do PS pelo circulo eleitoral de Castelo Branco e onde o Governo de José Sócrates esteve debaixo de fogo, o PSD do distrito aprovou uma moção global de estratégia em que "ganhar" é a palavra de ordem.

Por: Dulce Gabriel

Ficheiros para Download



Desporto (JF Diário)

Sp. Covilhã falha penálti mas pontua em Gondomar

O Sp. Covilhã empatou em Gondomar (1-1) num jogo em que dominou por completo o adversário, falhando até uma grande penalidade na primeira parte. O resultado faz descer os serranos para o sexto lugar da Liga Vitalis.

Bruno Severino deu vantagem aos locais com um grande golo de livre directo logo no início, mas o Sp. Covilhã respondeu e Pimenta conseguiu arrancar uma grande penalidade, mas Roma rematou mal e Nuno Santos defendeu.

Mesmo assim, os pupilos de Hélio Sousa não baixaram os braços e continuaram a dominar na segunda parte. Dani teve um cabeceamento muito perigoso e Nuno Santos voltou a defender em cima da linha, mas na recta final o brasileiro Elivelton deu mesmo o empate aos serranos, num excelente golpe de cabeça, que o guardião contrário ainda defendeu, mas já para lá da linha fatal.




Treinador do Unhais da Serra demite-se

O treinador do Futebol Clube Estrela de Unhais da Serra demitiu-se hoje do seu cargo. António Real estava na sua segunda época à frente da equipa que milita na 3.ª Divisão Nacional. Depois de no ano passado ter feito uma excelente campanha a equipa está, esta época, a ter uma prestação mais modesta.

O técnico já tinha deixado a entender, em declarações recentes, que a situação não estava fácil para o clube que mantém subsídios em atraso aos jogadores.


O INSTITUTO do Desporto de Portugal (IDP) entrega sexta-feira, dia 28, no Governo Civil de Castelo Branco, pelas 17 e 30, as distinções do Programa Reconhecer o Mérito no Desporto Juvenil relativo a 2007. Oito treinadores e oito clubes vão receber os troféus das mãos de Catarina Rodrigues, directora regional do centro do IDP.

A ideia é premiar “todos aqueles que têm desempenhado um papel muito relevante na formação dos jovens praticantes desportivos nas diferentes modalidades, bem como na defesa dos interesses e necessidades dos jovens e na procura permanente de uma intervenção com maior qualidade”, explica o IDP.

Lista de distinguidos da Covilhã:

Treinadores: Gonçalo Monteiro (futebol, Sp. Covilhã)

José Melo (judo, Vit. St.º António Covilhã)


http://www.jornaldofundao.pt/

Sem comentários: