quarta-feira, novembro 26, 2008

Festival de Teatro da Covilhã_Quinta Parede_"O medo azul" Charles Perrault/José Caldas_26 Nov_11:00_14:30_Teatro das Beiras

Quinta Parede - Associação Cultural0

A Quinta Parede é um projecto que pretende realizar com o seu jovem público um intenso atravessar desta metafórica zona de fronteira colocada entre o palco e a plateia, na convicção de que só a continuidade de tais "passagens" consinta a iniciação de uma eficaz relação teatral com as novas gerações e a criação de um público mais crítico e culto.

Com residência no norte de Portugal desde 1997 sonhamos envolver-nos com a comunidade. Desde a infância a procura de um público multietário que venha desejar o teatro e aprender a ama-lo. Teatro que se quer como direito democrático e cívico.
Sinopse

Reviver os grandes medos da infância, deixar-se invadir com prazer pelos sobressaltos e sentir de novo o grande arrepio: “(…)E pegando-lhe nos cabelos com uma das mãos e levantando o cutelo com a outra, ia descarregar-lhe o golpe, quando a desventurada, volvendo para ele os olhos amargurados…” (1) Em toda a Europa, depois da Idade Média até a nossa época, as bruxas, os ogres, os lobisomens e outros mitos não deixaram, ao longo dos séculos, de fazer medo às crianças. Estes personagens fantásticos que povoam nosso inconsciente colectivo, animaram numerosas histórias muitas vezes aterrorizantes. O “monstro” Barba Azul é uma dessas figuras míticas e arrepiantes. “… e esta pequena chave, que é do gabinete que fica no extremo da galeria dos aposentos do rés-do-chão, podes abrir todas as portas e percorrer todas as divisões, só não poderás ir aí. Proíbo-te de tal modo que nem imaginas como seria minha cólera se me desobedecesses.”(2) O Barba Azul conduzirá o público - pequenos e grandes - ao coração do medo através deste conto maravilhoso. Os intertextos dos irmãos Grimm, que também contaram este personagem, ou os contos tradicionais, de França “O barba ruiva” e o português “O colhereiro” vão mostrar a universalidade deste mito e dotar o espectáculo de uma maior densidade dramática.




O Medo Azul



.................................................

A programação do Festival de Teatro da Covilhã ‘08 já está online.
Pode aceder à mesma no site do Teatro das Beiras ou aqui mesmo no blogue, clicando aqui.

Preços:

Bilhete diário - € 6,00 (50% desconto para jovens até aos 25 anos,

reformados, sócios do Teatro das Beiras)

Bilhete geral - € 25,00


http://teatrodasbeiras.wordpress.com/

Sem comentários: