segunda-feira, novembro 24, 2008

Actualização: Incêndio na Covilhã dado como circunscrito

O incêndio que deflagrou esta manhã em Verdelhos, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, concelho de Covilhã, foi dado como circunscrito pelas 15h00, mantendo-se no local 199 bombeiros.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil indica no seu site que o fogo teve origem numa queimada, tendo deflagrado numa zona de mato às 06h35.

As chamas estão a ser combatidas com o apoio de 50 viaturas e duas máquinas de arrasto, mas operações deixaram de contar com a participação de um helibombardeiro pesado, “devido à existência de vento e turbulência muito fortes”, acrescenta a Protecção Civil.

Público

Covilhã: Incêndio não circunscrito mobiliza 177 bombeiros

Um incêndio em mato deflagrou hoje, a norte da Covilhã, pouco depois das 06:00 da manhã, não estando ainda circunscrito, divulga o sítio da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

O incêndio teve origem numa «queimada estando a mobilizar 177 bombeiros, 43 veículos de combate ao fogo e duas máquinas de rastos e um helicóptero pesado», no lugar de Verdelhos, na base norte da Serra da Estrela, de acordo com a ANPC.

A ANPC accionou cinco equipas da Força Especial de Bombeiros além das 14 Equipas de Sapadores Florestais e 3 Equipas do Instituto Conservação da Natureza e Biodiversidade para o combate ao incêndio.

A extensão da área ardida é desconhecida até ao momento, bem como se existe alguma povoação ou pessoas em risco.

Diário Digital

4 comentários:

Anónimo disse...

arderam sobreiros??

Anónimo disse...

Se ardessem sobreiros o terreno ficaria interdito para qualquer uso por 25 ANOS. è informação para o anónimo da 1:39. Podemos não gostar, mas é a lei. O que é que havemos de fazer?

danitri.® disse...

Se foi na zona que eu penso ter sido, perto de Verdelhos, era uma área de pinhal, uma zona já pouco vista na Serra da Estrela, agora com isto, muito menos.
Aconteceu uma catástrofe em pleno Parque Natural, e devido a negligencia.
Será que este povo não tem formação, será que não se apercebem do que estão a fazer?

Anónimo disse...

Negligência e da grossa! Fazer uma queimada num dia de vento forte como este, e sem a presença dos bombeiros, é suicídio autêntico. Quem paga é a Serra.