O complexo fabril da Real Fábrica Veiga, constituído por três imóveis, junto à ribeira da Goldra, na Covilhã, foi outrora sede de uma histórica empresa de lanifícios, que se manteve em actividade entre finais do séc. XVIII e inícios do séc. XX.
Entre 2001 e 2004, foi sujeito a uma intervenção de requalificação arquitectónica para desenvolver o programa do Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior, culminando com a criação de um novo equipamento museológico - o Centro de Interpretação dos Lanifícios/ Real Fábrica Veiga - com as valências de Núcleo Museológico da Industrialização e de Centro de Documentação/Arquivo Histórico.
No passado dia 17 de Maio este equipamento cultural foi inaugurado e aberto ao público. A exposição permanente do novo museológico apresenta a evolução tecnológica ocorrida no sector dos lanifícios, nos séculos XIX e XX, bem como as sucessivas mudanças económicas e sociais do universo fabril.
O novo espaço de cultura estará aberto ao público de terça-feira a domingo, das 9.30h às 12h e das 14.30h às 18h.
Contando com a Vossa valiosa colaboração na apresentação e divulgação desta nova valência aos mais diversificados públicos da Beira Interior, vimos convidá-lo, desde já, a visita-la, agradecendo, antecipadamente a atenção dispensada.
Com os melhores cumprimentos,
A Directora do Museu de Lanifícios
(Elisa Calado Pinheiro)
_________________
Paula Fernandes
Serviço Educativo do Museu de Lanifícios da UBI
www.museu.ubi.pt | educmuslan@ubi.pt
Tel.: 275 319 724| Fax: 275 319 712
Ext.: 3426
Sem comentários:
Enviar um comentário