quinta-feira, dezembro 09, 2004

A Hipocrisia de um sistema...

O meu penúltimo post falava da hipocrisia da Lei da proibição de fumar, hoje vou falar duma experiência recente!

Na última terça-feira aquando da minha entrada na festa denominada "Sound Beat" ou qualquer coisa assim parecida, deparei-me com a presença de um contingente da PSP que passava em revista tudo quanto mexia... coisa inédita num acontecimento do género, pelo menos daqueles que eu já participei... Sinais da governação, temos que dar um ar de que é seguro andar aqui na capital do império!

Após a surpresa inicial lá chega a minha vez de ser revistado...

O Sr.º agente, aparentemente jovem, diz-me para retirar tudo o que tinha nos bolsos. Ordem que eu acatei sem discussão. "Apalpa-me" dos pés à cabeça e em seguida verifica o interior do maço de tabaco e da carteira e pergunta: "Isto aqui é tudo moedas?" o qual eu respondo com um encolher de ombros e ar descontraído.
Em seguida diz-me com um ar divertido: "Mas o que é isto aqui?" ao que eu respondo com o ar mais sério que era possível dadas as circunstâncias: " O que é que o Sr.º Agente "acha" que é?". Então o jovem agente vira-se para o lado, e cada vez mais divertido diz: "Oh chefe, venha cá ver esta moeda!"... Entretanto chega o chefe... Um Sr.º agente mais velho e simpático e também com um ar divertido, que me lança a seguinte questão:"O que é que o Sr.º ía fazer com isso?" ao que eu respondo, com educação e descontraidamente:"O que é que o Sr.º agente "acha"?" ao que ele retribui: "Vá lá! Deite lá isso aí no contentor para não termos mais problemas" e eu assim fiz...sem grande convicção como é óbvio! O agente mais jovem termina dizendo: " A sua sorte é que estava aqui o chefe, se não?...Pode entrar!". Mas antes de entrar o chefe vira-se para mim e diz-me: "Já passou aqui tanta gente e tinha que o apanhar logo a sí; não escondeu bem "isso"..." e eu contesto, que não tinha nada para esconder... e sorri ao que o Sr.º agente chefe retribuiu com um sorriso cumplíce, ou talvez não...

Pois esta esta experiência é prova de que a lei nem sempre se cumpre... e que vivemos num sistema hipócrita que se esconde atrás de leis preconceituosas e não se preocupam com o fundamental...

Tal como o caso do tabaco aqui também sou defensor da liberdade de escolha, isto é, sou maior de idade, sou um indivíduo com formação, não sofro de pertubações mentais(pelo menos clinicamente significativas), participo activamente e responsavelmente na sociedade.

Tenho o direito de decidir se os derivados do THC (que são ilegais no nosso país) são bons ou maus para mim... tenho plena consciência e conhecimentos ciêntificos dos seus efeitos a curto (são em geral Bons!) ou a longo prazo (falhas de memória, impotência sexual, and so on and so on...).

E já agora só para que conste, lá na festa nada faltava em termos de derivados do THC, MDA, cocaína, àlcool etílico e afíns... ainda bem que há pessoal mais "esperto" do que eu!

E só para que conste, a segurança da PSP era mesmo precisa, a avaliar pela quantidade de armas brancas que estavam no supracitado contentor...

E falando da festa propriamente dita, não foi grande coisa... o ambiente era algo mau, a organização era péssima... mas estive entre amigos e as coisas sempre se levam melhor... sobre efeito dos derivados do THC...Eh Eh Eh!

Mas o que mais me espantou e entristeceu foi a malta mais jovem e a falta de educação da miudagem... expressões como: "com licença"; "desculpe" ou "por favor" são coisas fora de moda... reflexos da educação que temos e das leis absurdas e "protectoras" que existem no nosso país, e não só!

A aposta tem que ser na formação de base, na prevenção, dotar o indíviduo das bases para poder, em CONSCIÊNCIA, seguir o rumo que crê ser melhor para a sua vida com as consequências que daí possam advir!

Até Breve

El Touchê

Sem comentários: