quarta-feira, outubro 20, 2004

Parabéns à Covilhã!

Comemora-se hoje o 134º aniversário da nossa bela cidade e embora a alguns Km de distância quero aqui enviar os meus parabéns.

Cento e trinta e quatro anos de várias "batalhas",umas bem sucedidas e outras nem tanto, com o objectivo de melhorar a vida dos seus habitantes. Batalhas pelos têxteis, pelo trabalho, pela liberdade, por vias de acesso, pelo ensino superior público, pelo turismo, etc.

E a maior de todas contra a interioridade.

O problema, a meu ver, não reside propriamente na interioridade mas sim no provincianismo! Que são coisas distintas. É esta a batalha que temos que travar, contra este estado de alma. Contra o provincianismo dos dirigentes do munícipio, responsáveis políticos( a oposição, será que ainda há oposição na cidade?) e população em geral. Estarmos encravados na serra não é um fatalismo é uma impressão digital é o que nos molda o caracter e o que nos dá uma visão superior do país, da Europa e do mundo.

É esta a melhor prenda que temos para dar à cidade, uma visão, uma estratégia caracterizada pela geografia e clima da nossa cidade. Acabar com o provincianismo e encarar o futuro certos do potencial de toda a região e tirar partido do mesmo deixando de lado as lamúrias e o discurso do desgraçadinho.

Para tal é preciso despertarmos as forças vivas da cidade, os movimentos cívicos, os partidos políticos, a Universidade e os seus estudantes(que hoje pela primeira vez se juntam às festas fazendo o desfile da "Latada" ), as instituições culturais e recreativas. É preciso sair da letargia e do animismo que os habitantes estão, de alguns anos para cá. É preciso reinvidicar os nossos direitos e cumprir as nossas obrigações. A cidade não pertence ao Presidente da Câmara, a cidade é nossa! Vamos cuidar dela enquanto é tempo.

Viva a Covilhã, a minha cidade favorita...


Sem comentários: