Pois é, caros Máfias, já deixou de ser noticia o aumento de combustíveis. Mas a verdade é que nos últimos meses este é um assunto recorrente.
Apercebi-me na última sexta- feira, antes de me deslocar para a nossa bela cidade, que com os mesmos 20€ do costume são quase menos 5 l de combustível.
Curiosamente estou a reler, um livro que tinha deixado a meio não sei bem porquê, "Olá América" do escritor de ficção ciêntifica JG Ballard (autor também de Crash, O Império do Sol...) que fala precisamente do fim do mundo tal qual o conhecemos hoje em dia. Isto é o fim do mundo movido a combustíveis fósseis. Muito actual leiam e comentem se quiserem.
Ora esta conversa toda para chegar ao cerne da questão: Estaremos a preparar-nos para a inevitabilidade do fim do petróleo? Portugal nunca teve petróleo, ou melhor desde 1974 que não temos petróleo, e quais foram os investimentos que fizemos na área das energias alternativas?
Somos totalmente dependentes de terceiros em termos energéticos e a factura cada vez está mais alta e nada temos feito para alterar essa situação. Temos agora uma oportunidade única para explorar, investigar e desenvolver novas tecnologias neste domínio.
Parece-me que a nossa região, a grande Cova, tem condições excelentes, se não vejamos. Temos muito sol, temos muito vento, temos muita água... ou seja para os mais entendidos temos muita energia potencial só precisamos de a "tranformar" em energia cinética.
O que é que estamos a fazer? O que é que a UBI investiga nesta área? Os departamentos de Engenharia e Física o que é que estão a fazer?
Nada! Pelo menos que eu tenha conhecimento.
Portugal tem neste campo uma oportunidade única para poder recuperar o atraso em relação ao resto do mundo e começa a passar-nos ao lado.
Os Srs Engenheiros Máfias tem aqui uma área de futuro... arrisquem!
Abracinhos
Até Breve.
Sem comentários:
Enviar um comentário