quinta-feira, setembro 24, 2009

COMUNICAÇÃO DO PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DA UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR

Remeto carta de cessação de funções da AAUBI, apresentada ontem dia 23.09.09, em AGA. Agora que terminei o meu mestrado em arquitectura, gostaria de deixar à equipa um abraço, e desejar-vos felicidades, um abraço ao Scorpio.

João Rey - Presidente da AAUBI




...................


COVILHÃ, 23 de Setembro de 2009

Caros (a) Colegas:

Começo por escrever esta carta de despedida exactamente na forma e conteúdo, aquando da minha cessação de funções de presidente do Núcleo de Estudantes de Arquitectura da Universidade da Beira Interior.

Há altura dizia, o que presentemente tenho para vos dizer:

“Não tendo muitas ilusões sobre a história, muito menos sobre o meu papel nessa história, sou profundamente ambicioso e perfeccionista. Sempre tive um sentido aguçado da relatividade das coisas. Nunca me atribuo excessiva importância, bem pelo contrário gosto muito mais de o fazer a quem me dá o que vocês (meus colegas) me deram. Afinal, vocês deram-me um papel que é vosso por direito, eu, somente fui o intérprete até este momento. Essa responsabilidade deu-me um profundo orgulho. Aprendi a conhecer cada um de vós, a lidar convosco com um sentido aberto descomprometido tudo em nome de um valor superior, o da amizade!”

Neste sentido, durante este tempo em que, vocês fizeram o favor de me deixar representar-vos, conduzem-me a um curto balanço do que já foi feito no arquitectar de uma gestão sólida, no uso responsável de recursos, e na oportunidade de todos se realizarem em termos pedagógicos, culturais, sociais e recreativos.

As actividades foram coordenadas e articuladas tanto a nível local, como regional e nacional, assegurando uma trajectória ascendente, assente na participação integrada de todos intervenientes, com o principal objectivo em procurar sempre a sustentabilidade financeira desta instituição.

A criação da função de “Provedor do Estudante”, pode e deve ser uma mais-valia na relação estreita existente entre este e esta Associação, no que se refere a questões pedagógicas e de acção social entre outras.

Foi com esta direcção que em Fevereiro de 2009, chamou a atenção para os graves problemas de financiamento de Acção Social por parte do Estado face as actuais condições económicas do Pais, culminando com a aceitação da proposta da AAUBI por parte do Governo, no aumento mínimo de 10% (regime de aluno normal) e 15% (regime de aluno deslocado).

Esta associação está presentemente numa posição privilegiada para oferecer actividades académicas ao estudante que contribuam para a sua integração na vida não só académica mas também social e cultural. A realização de eventos recreativos, culturais e desportivos de grande escala do corrente ano, vai contribuir para a inclusão e absorção dos estudantes numa vida universitária plena, vivida com um grande espírito de tradição e cultura académica.

Passados dez meses de mandato efectivo, em que muitas vezes fiz questão de não vos fazer sentir o quão sozinho estive a representar-vos, ainda que rodeado de muita gente. Foram poucos a mostrarem disponibilidade para “arrumar esta casa”, convenientemente e de forma objectiva. No entanto, aqui passei este tempo, de que me muito orgulho!

Senão vejamos:

Quando tomei posse em Dezembro de 2008, encontrei um saldo financeiro de 5.870,00€, no entanto apurados os resultados até agora pela auditoria externa (incompletos dado o ano de 2008 não estar fechado economicamente, por falta de documentação), respeitantes ao mandato da anterior direcção, pode-se afirmar que o saldo financeiro encontrado é menor, para não dizer inexistente ou mesmo negativo.

Passados 10 meses, estou em condições de vos comunicar, que esta Associação tem um saldo económico de 162.737,30€, este é resultado de vários acordos, protocolos, viabilização de eventos e dinamização de receitas.

O saldo bancário presentemente é de 98.238,84€, estando distribuídos da seguinte forma:

- Caixa Geral de Depósitos – 79.948,84€.

- Receitas do Kit de caloiro 2009/2010 – cerca de 15.000,00€ (falta apurar correctamente por parte do Gestor do AAUBI o valor)

- Protocolo Imobiliária Covialvi – 1.250,00€.

- Cofre da AAUBI – 1.290,00€ + 1 cheque no valor de 750,00€ (em posse do Tribunal, dado os 4 recentes assaltos a documentação entre outros do qual esta Associação foi alvo).

No que se refere a receitas protocoladas que deverão chegar até ao final do corrente ano, enumeram-se as mais relevantes:

Instituto Português da Juventude (2.ª parte do apoio anual 2009) - 14.998,50€

Protocolo com o Serra Shopping – 23.000,00€.

Apoio anual da Caixa Geral de Depósitos – 10.000,00€.

Rendas das Papelarias de Agosto – 1.500,00€.

Apoio da Reitoria para a recepção ao caloiro 2009/2010 – 15.000,00€.

Ficam ainda concluídos numa estreita colaboração com o gestor da A.A.U.B.I., para a futura direcção, vários Protocolos com as seguintes entidades:

- Câmara Municipal da Covilhã.

- Reitoria da Universidade da Beira Interior.

- Best Center – Formação.

- Serra Shopping.

- Imobiliária Covi Alvi.

- Intermarché (em funcionamento).

- Avença com gabinete de advogados.

E acabo como comecei:

“Agradeço-vos tudo o que deram até agora! Não tenho nenhuma razão para me queixar, bem pelo contrário. Vocês deram-me muito mais do que algum dia vos terei dado, devo-vos muito. Não tenho contas a ajustar com ninguém. Cometi, decerto, erros por acção e omissão, faltas, mas sempre com uma recta intenção de ser justo! É essa a minha maneira de estar na vida. Agora resta-vos manter e acrescentar o espírito criado.”

Um bem-haja a todos!


JOÃO REY

7 comentários:

G* disse...

Um anjo!
Grémio*

Anónimo disse...

Tás desculpado por não trazeres cá os Moonspell, pois é difícil trazer esses gajos a Portugal.

Anónimo disse...

Tal como alguém referenciou Pinto da Costa: "Para anjo, só lhe falta as asas". (a auréola já tem)

Anónimo disse...

É pá isso é muita massa! Bem vai haver abutres, novamente?Possivelmente...

Anónimo disse...

Encontraste 5mil? só se escondeste logo o resto?....encontraste 21mil e ainda recebeste mais 26mil do mandato anterior que só chegou em 2009...e ambas as direcções têm provas disso ao contrário de ti que resolves criar mentiras e ilusões na cabeça das pessoas. De uma vez por todas sê homem e para de manipular as pessoas que te ajudaram a subir. Durante estes 10 meses apenas usaste-os para poder atingir os teus objectivos. Que já vimos quais eram, sr. assistente.

Esta é a verdade e na próxima AGA gostava que fosses apresentar esses valores com provas. Já que as pessoas que lá estão agora não identificaram esses valores.

Anónimo disse...

Tal como o próprio refere, esta carta repete um cessar de mandato já antes realizado no NAUBI... (pseudo demissão, na minha opinião, já que se foi como um flash)! Mentiras, hipocrisias, falsas juras, promessas irónicas, palavras doentes, cobardias...

João Rey...na tua pessoa, teria no mínimo vergonha de mim próprio... Mas não, continuas igual a ti próprio, inchado e pouco modesto!

Por falar em valores e faLsos números... E as contas do NAUBI, estão certas? Lá não havia quem te controlasse...imagino!

Se possível, numa próxima AGA, questionem os representantes deste humilde núcleo acerca do q la padece...

Saudações!

Boa sorte, LISTA Z!
Boa sorte, Pedro Venâncio!

Anónimo disse...

padece de estupidez alentejana...má lingua entre outras coisas, precisa-se de alguem com dois dedos de testa para aquele núcleo.e não maças podres que dão mau cheiro e reputação ao cesto.
Asssinado
Proxima lista ao Naubi