terça-feira, março 22, 2011

24.Março.2011_Quarta Parede apesenta "Subterrâneos de Alice"_Auditório do Teatro das Beiras [Covilhã]



"Subterrâneos de Alice" é a nova criação da Quarta Parede, um espetáculo de teatro de objectos/multimédia, a partir de "As Aventuras de Alice no País das Maravilhas" de Lewis Carroll, com direção de Sílvia Ferreira. Estreia a 24.Março.2011.e estará em cena até dia 2 de Abril.2011 [excepto segunda-feira, dia 28].


“Subterrâneos de Alice”, a nova criação da Quarta Parede, estreia no dia 24.Março.2011 [quinta-feira] e estará em cena até dia 2.Abril.2011 [exceto dia 28.Março], no Auditório do Teatro das Beiras [Covilhã], às 21h30. “Subterrâneos de Alice” parte da obra “As Aventuras de Alice no País das Maravilhas” de Lewis Carroll. É um espetáculo de teatro de objetos/multimédia, com direção de Sílvia Ferreira, dirigido ao público em geral a partir dos 12 anos.

Sinopse:
Subterrâneos de Alice parte do ato de ler.

4 de Julho de 1865 É publicada a obra Alice’s Adventures in Wonderland, uma versão ampliada do manuscrito Alice’s Adventures Under Ground. O seu autor, Charles Lutwidge Dodgson, assina esta publicação com o pseudónimo de Lewis Carroll.

Depois surgiram os Inventários. Os Inventários são enumerações ordenadas e minuciosas de bens que pertencem ou pertenceram a uma pessoa ou entidade. Neste caso, constituem-se como enumerações ordenadas de elementos que pertencem a uma obra literária - esta: As Aventuras de Alice no País das Maravilhas - que apresenta dois universos paralelos: no primeiro, o tempo e o espaço estão convencionados e são comuns a todos, no segundo, cada um cria o seu próprio tempo e o seu próprio espaço e consegue facilmente entrar e sair do tempo e espaço dos
outros.

Fevereiro de 2011 Decidi retirar do papel todos os inventários que elaborei à volta de As Aventuras de Alice no País das Maravilhas. Colocá-los à vista. Tornar palpável cada elemento que os constitui. Os Inventários que criei à volta da obra partiram do primeiro universo, mas, subitamente, caíram a um poço, e aterraram no segundo. O que ficou depois deste acontecimento já não é uma enumeração ordenada das Aventuras de Alice no País das Maravilhas, é outra coisa. 28 de Fevereiro Revejo as Personagens que Alice conheceu no País das Maravilhas e não as reconheço.

Durante o espetáculo, pode acontecer (a nós por vezes acontece), que um som, um objeto, uma imagem - um movimento ou uma palavra talvez – pareça revelar-nos quem é Alice, qual o sentido das suas aventuras e como se chega ao País das Maravilhas. Mas logo aparece o sorriso do Gato a lembrar: Oh, para que isso aconteça, tens de caminhar muito.

Ficha artística:
Direção: Sílvia Ferreira
Texto: Sílvia Ferreira, com excertos de
“As Aventuras de Alice no País das Maravilhas”de Lewis Carroll

Espaço Cénico | Interpretação: Maria Belo Costa, Sílvia Ferreira
Espaço Sonoro: Defski
Desenho de Luz: Pedro Fonseca
Operação Técnica de Luz e Som: Rui Gonçalves
Cartaz: Joana Marques, Octávio Mourão
Registo Vídeo e Spot: Rodolfo Pimenta, Joana Torgal
Produção executiva: Celina Gonçalves



Com os melhores cumprimentos,
P'la Quarta Parede
Celina Gonçalves, produção

Quarta Parede – Associação de Artes Performativas da Covilhã
sede social: rua celestino david, lote 4, r/c dto.
6200-072 Covilhã
secretariado: rua mateus fernandes, nº 135, 2ºA,
6200-142 Covilhã
tel. | fax: +351 275 335 686
e-mail:

qp@quartaparede.pt
www.quartaparede.pt | www.quartaparedecovilha.wordpress.com
www.facebook.com/quartaparede | www.twitter.com/quarta_parede

A QUARTA PAREDE É UMA ESTRUTURA FINANCIADA PELO MINISTÉRIO DA CULTURA | DIRECÇÃO-GERAL DAS ARTES

Sem comentários: