quinta-feira, maio 22, 2008

Veículo coberto de painéis solares nasce na Covilhã

Um veículo totalmente coberto de painéis fotovoltaicos é a aposta da Escola de Tecnologia da Beira Interior (ESTEBI) para a Shell Eco Maratona, que se realiza em Nogaro, no Sul de França, de quinta a sábado. A equipa ESTEBICAR, da Covilhã, é a única representante de uma escola portuguesa que vai apresentar um modelo movido a energia solar. O veículo concorre na categoria de Urban Car, ou seja, num percurso que simula a tráfego citadino.
Os painéis conseguem levar 400 watts de energia eléctrica a quatro baterias que alimentam o motor. Segundo Paulo Oliveira, coordenador do projecto, o motor "rentabiliza ao máximo a energia solar captada pelos painéis".
O monolugar tem as dimensões máximas permitidas no regulamento (3,5 por 1,2 metros) “para termos o máximo de painéis fotovoltaicos instalados ", explica o responsável. Apesar dos seus 160 quilos, a equipa acredita num "bom desempenho" e espera ver o veículo percorrer os 1.700 metros do circuito de Nogaro. "Uma boa parte do circuito será feita com o carro desligado, aproveitando as descidas para recarregar as baterias", esclarece.
O investimento ronda os 6.000 a 7.000 euros e o veículo foi construído por cinco alunos do Curso de Especialização Tecnológica (CET) em Manutenção Industrial, do pólo da ESTEBI da Covilhã.


Diário XXI

Sem comentários: