sexta-feira, maio 16, 2008

Comunicado cívico-diriito à indignação - TT no Parque Natural da Seera da Estrela

Todo-o-Terreno (TT) no PNSE o paradigma da mobilidade INsustentável



Nos próximos dias 23, 24 e 25 de Maio vai realizar-se o 2º Fiat Panda Cross Adventure, desta vez, no Parque Natural da Serra da Estrela.

Quando nos dias de hoje, e em grande parte dos países “desenvolvidos”, se apela aos cidadãos, para deixar de utilizar o automóvel privado para anular ou reduzir a emissão de dióxido de Co2 e outros, que contribuem para o Aquecimento global e Alterações climáticas associadas, para evitar chuvas ácidas, melhorar a qualidade do ar, melhora a qualidade de vida em geral, quando se apela à responsabilidade ambiental e social das empresas, quando se apela à criação de áreas protegidas ou equiparadas e sua visitação, se apela à conservação da Natureza e com enfoque á sua biodiversidade, quando se apela à pratica do exercício físico para melhorar a saúde e evitar as doenças ligadas ao sedentarismo (comum nos praticantes de das inúmeras variantes do TT) como a obesidade…muitas empresas perpetuam negócios, produtos (neste caso de viaturas todo o terreno, que na realidade são os piores veículos privados acessível a todos, que mais contribuem com o impacte ambiental local e global). Temos que mudar de paradigma!!! O facto de podermos, na prática, realizar uma qualquer actividade na natureza, isso não é necessariamente sinónimo que a mesma seja ambiental e socialmente sustentável, bem antes pelo contrário, ainda mais as actividades motorizadas e equiparadas.



As actividades de TT organizadas pelas empresas de animação turísticas (puro negócio) ou de grupos informais, para além de não serem uma actividade sustentável, quer uns queiram ver, quer não – e sempre assim será ao contrário do que os seus praticantes se esforçam por fazer crer - fomenta exactamente a degradação ambiental: maior emissão de gases de efeito de estufa que um veiculo ligeiro citadino, forte erosão dos solos, destruição da vegetação, possível atropelo de fauna e visitantes pedestrianistas, ruído que assusta animais e anula a experiência genuína dos visitantes que gostam efectivamente da natureza,…delapidam e ajudam a abrir cicatrizes onde dantes existiam natureza e belas paisagens livres de marca humanas.

Um fim-de-semana que vai reunir várias gerações Panda e os seus proprietários que apreciam a aventura e a descoberta de locais recônditos não acessíveis a um veículo normal”

http://www.escapelivre.com/agenda/evento.asp?idevento=760



O que é que o ICNB entende por actividades que promovam o desenvolvimento sustentável?

Irá o ICNB continuar a perpetuar (tal como o encontro de motards e outros) a realização de actividades motorizadas dentro do PNSE que contribuem não para a sua conservação e valorização desta AP mas sim a sua maior e gradual degradação?

Qual a posição do ICNB em relação a este evento? Irá permitir que o mesma se faça?

As áreas protegidas deveriam mostrar a excelência no que concerne a sustentabilidade a todos os níveis, e necessariamente, no que respeito também à mobilidade sustentável

De que forma o TT e actividades equiparadas, “contribuem”para a conservação da Biodiversidade? para atingir a meta de redução de CO2 na atmosfera para que Portugal possa atingir a meta definida segundo protocolo de Quioto? Como é que disse??? Assim não vamos lá e há que denuncia-lo nas instâncias nacionais, europeias, internacionais !!! isto é uma vergonha...



Isto é, inaceitável, intolerável, uma verdadeira ofensa aqueles cidadãos e cidadãs que se esforçam por salvaguardar a conservação da natureza, a preservação de um bom meio ambiente. Enquanto uns defendem outros agridem… Isto é, inaceitável, intolerável, vergonhoso, uma ofensa a sensatez, uma vergonha...


Luis Avelar

961122437

luis-avelar@clix.pt

Sem comentários: