quinta-feira, maio 15, 2008

Dimensões Competitivas de Portugal» livro de docentes da UBI

Novas tecnologias devem ser aplicadas nos sectores tradicionais
«Dimensões Competitivas de Portugal» livro de docentes da UBI
Três docentes da Universidade da Beira Interior (UBI) defendem a aplicação prioritária das novas tecnologias nos sectores tradicionais, "onde já temos vantagem competitiva", disse hoje à Agência Lusa, João Leitão, um dos professores.

João Leitão, João Ferreira e Susana Garrido Azevedo, do Departamento de Economia e Gestão da UBI, são os autores do livro "Dimensões Competitivas de Portugal". Na prática, a obra aponta quais os contributos dos territórios, sectores, empresas e logística para o país.

"Pode se dizer que é um guia para quem quiser saber como contribuir para termos um país mais competitivo", refere aquele docente.

Segundo João Leitão, o livro acaba por ser "uma colecção de análises estratégicas" e um contributo "no sentido de revitalizar os sectores tradicionais, como por exemplo, o têxtil, vestuário, calçado, moldes ou cortiça".
"As novas tecnologias são fundamentais, mas só se não descurarmos a vantagem competitiva que já temos desde há muito nos sectores tradicionais. Assim, é sobretudo nesses sectores que as novas tecnologias devem ser aplicadas, para amplificar ainda mais essa vantagem", destaca.

Ainda segundo o docente da UBI, o livro destaca o potencial dos territórios, com especial enfoque nas concentrações de indústrias tradicionais e agro-indústrias.

"Pode ser considerado um guia sobre o caminho a seguir", refere, receitando-o especialmente para empresários, consultores e estudantes de pós-graduação.

Com prefácio de Mira Amaral, o livro de 492 páginas é publicado pelas edições Centro Atlântico, na colecção Sociedade da Informação, e vai ser lançado dia 20 de Maio, na livraria Byblos Amoreiras, em Lisboa.
Kaminhos

Sem comentários: