quarta-feira, maio 21, 2008

Luís Cassapo do INATEl cancela Festival de Cinema da Covilhã

Festival de Cinema da Covilhã cancelado


Falta de homologação de uma verba de 18 mil euros comprometeu definitivamente a realização do evento este ano

O FESTIVAL de Cinema da Covilhã não vai decorrer este ano. O JF soube que o evento promovido pelo INATEL foi inviabilizado devido a um problema, para já, irresolúvel com a homologação da verba que garantiria a realização do festival. Cai, assim, por terra um evento que reunia na Covilhã alguns dos melhores filmes do panorama cinematográfico europeu. Apesar de tudo, a continuidade do festival nos próximos anos parece não estar comprometida.

Ouvido pela RJF, Luís Cassapo, coordenador cultural do INATEL, explicou que "apesar da verba estar autorizada superiormente e estar consignada em orçamento, nós vemo-nos obrigados, de acordo com regras da casa, a fazer o pedido de homologação da verba. Essa homologação da verba foi pedida em Janeiro e até hoje [n.r: terça-feira, dia 13] a verba não foi homologada". Em virtude deste contratempo, diz Luís Cassapo, "anulamos o festival".

O coordenador cultural do INATEL disse ainda não esperar "de forma nenhuma" a forma como este processo culminou. Até porque "no ano passado, o senhor presidente do INATEL autorizou a verba em cinco dias e este ano ele entendeu passar o assunto para o senhor vice-presidente" e uma vez que a verba não foi homologada, "nós tivemos que anular o festival", porque, diz, "nós não podemos fazer as coisas com o nosso próprio dinheiro".

Luís Cassapo assume ainda que "nós tínhamos a máquina toda preparada para, a partir do momento que que houvesse luz verde para fazer o festival, as coisas se fizessem a tempo e a horas e com a dignidade que o festival merece". Esta é a segunda vez que o festival de cinema é suspenso. No próximo ano, diz Luís Cassapo, o cenário não será este: "vamos aparecer com mais força, com mais vontade e com mais dinamismo", garante.

O orçamento cuja homologação era solicitada era de 18 mil euros. A este valor juntar-se-iam parcerias com várias entidades para alcançar cerca de 30 mil euros, o custo total do festival.


Publicado por
Jornal do Fundão - secção Covilhã

Sem comentários: