sexta-feira, maio 30, 2008

UBI pode integrar projecto de investigação para AgustaWestland

Consórcio anglo-italiano interessado em engenheiros portugueses

O processo está a ser analisado e envolve a Universidade da Beira Interior, Governo português, Instituto Superior Técnico e a empresa multinacional fornecedora de helicópteros militares para Portugal

Depois de criada a parceria entre a Universidade da Beira Interior (UBI) e a empresa Aleia, a instituição pode vir integrar um outro projecto de investigação ligado ao sector da aeronáutica. Segundo o representante do Centro para a Excelência, Inovação e Indústria Automóvel (CEIA), presente na sessão de abertura das Jornadas Aeronáuticas da Covilhã (JAC) - que se iniciaram ontem - está a ser estudada uma parceria entre a UBI, Instituto Superior Técnico (IST), Governo português e o consórcio anglo-italiano AgustaWestland, fornecedor de helicópteros para o Estado português – nomeadamente, aeronaves militares.
Explicando que o CEIA pretende apoiar a indústria nacional, Nuno Silva argumenta que "a tecnologia é fácil de comprar hoje em dia, já o conhecimento é algo que não se compra". Daí que as parcerias com instituições de ensino superior sejam fundamentais para "potenciar projectos internacionais em Portugal, demonstrando capacidade tecnológica e de conhecimento" que irá "acrescentar valor aos produtos". Sem adiantar muitos pormenores, Nuno Silva garante que “está em análise a possibilidade de 75 engenheiros aeronáuticos portugueses trabalharem num projecto para a empresa multinacional”. "Será um grande investimento ao nível de recursos humanos, mas também de formação desses recursos", explica.

AGUSTAWESTLAND É A "GRANDE APOSTA" DA UBI
Segundo Jorge Barata, presidente do Conselho Pedagógico da UBI, o que se pretende é que as universidades se liguem a empresas, "ajudando-as a ganhar mais clientes e mais produtos para fabricar". Conforme adianta, é aí que entram as universidades, porque "podemos mostrar às empresas que podem mudar os métodos de fabrico e criar novos mercados". A "grande aposta" da UBI é na AgustaWestland, uma vez que "podemos contribuir para melhorar os produtos e ajudá-los a gastar menos dinheiro. Podemos mostrar-lhe como poupar ao colaborarem connosco, através de projectos de investigação ligados ao fabrico das aeronaves", acrescenta.(...)

Liliana Machadinha
Notícia na Íntegra

Sem comentários: