quinta-feira, agosto 13, 2009

LEAL SALVADO DESAFIA MANUEL FREXES

Jornalista Paula Charro
O candidato do PS à presidência da câmara municipal do Fundão ameaça processar o responsável pela associação de caçadores de Monte Leal, Vale de Prazeres. António Leal Salvado desafia o presidente da autarquia fundanense a colocar uma acção em tribunal, por difamação. (OUVIR NOTÍCIA)

OUVIR NOTÍCIA

Contactado pela RCB, Luís Paulico Gil, responsável pela associação de caçadores não faz comentários às declarações de Leal Salvado e confirma ter abordado um elemento da candidatura socialista.

Partido socialista acusa os candidatos do partido social democrata de estarem a realizar uma campanha "criminosa, num ambiente sombrio e tenebroso". Leal Salvado refere que a "perseguição e golpes baixos" que estão a acontecer no concelho, talvez não possam comparar-se às práticas ocorridas em Felgueiras ou Gondomar " esta é uma prática execrável. Não sei e em Felgueiras ou Gondomar se faz disto, mas tirem o Fundão desse mapa". O candidato considera que o actual poder no Fundão recua de tal modo, que Marcelo Caetano estaria muito á frente.

PSD Fundão responde

O partido social democrata do Fundão rejeita o estilo e o caminho que a candidatura do PS está a seguir "uma candidatura cinzenta, sem norte, sem ideias, negativista e desesperada, que constrói todo o seu discurso em torno da maledicência, da mesquinhez e da vitimização".

Em comunicado, a concelhia social democrata fundanense refere que as atitudes dos socialistas revelam que "o candidato do PS não está preparado nem está à altura das funções de responsabilidade que o cargo de presidente de câmara exige".

O PSD apela à elevação, esperando que este período seja de esclarecimento e clarificação das escolhas que os fundanenses vão fazer a 11 de Outubro.

RCB

1 comentário:

SOARES MILHEIRO disse...

Caro Drº Leal Salvado

Os políticos «de todos os quadrantes» reconhecem as dificuldades do interior, logo devem dar expressão ao que dizem, só assim, seremos um país solidário e justo. Aliás, já alguém disse que a melhor maneira de ajudar o litoral é investir no interior...,

Por maior e empenhado esforço que os autarcas façam, é preciso que o Governo - seja de que cor política for; não deixe de olhar para o país como um todo; evitando, assim, o abandono de uma grande faixa do território nacional.
O papel do Estado não deve ser reduzido, antes pelo contrário, há que discriminar positivamente o interior do país; atacando com coragem o grave problema da desertificação.

Portugal, é um Estado altamente centralista, o país europeu que menos equitativamente redistribui os dinheiros públicos.
A desertificação das actividades humanas é alarmante no território nacional, fruto do abandono da agricultura, da falta de investimentos, de empregos, e das escassas infra-estruturas.

Que medidas / programa de acção têm o ilustre Drº LEAL SALVADO, para contrariar o encerramento maciço de estruturas de serviços públicos, pilares fundamentais da qualidade de vida local? Nos domínios da saúde, da educação, dos tribunais, da segurança, dos transportes públicos ferroviários e rodoviários, etc...
Nenhum governo, se pode guiar apenas por critérios estatísticos, o encerramento massivo de serviços públicos, deveria estar sujeito a estudos de impacto social.

Pela análise do PIDACC , constata-se quebras dramáticas para o interior.
O programa PRACE parece só ter a vertente orçamental de contenção de custos, como lógica para o Interior esquecido... O mesmo interior pelo qual se candidata o seu camarada SÓCRATES.

Quais os investimentos que o Drº Leal Salvado considera prioritários para o interior?
Essas vossas opções estratégicas não são antagónicas com o actual modelo territorial por vós (PS) preconizado, para a Região Beira Interior?

O interior não precisa de " caridadezinha ", exige que lhe dêem a oportunidade de sobreviver, e de se desenvolver em pé de igualdade de direitos com o resto do país.
O QREN é a última oportunidade para o lançamento de um de um Plano Nacional de Equilíbrio do Território.
Assiste-se à deslocalização, de recursos humanos, de empresas e investimentos. Tem-se acentuado as políticas erradas de ordenamento.
A Lei das Finanças Locais, vai acentuar as assimetrias regionais. Imagine-se mais penalizadora para os municípios do interior e com menos habitantes.
O Mapa PIN de Portugal é, ele próprio, o espelho do Mapa da Desertificação, do Desequilíbrio e do Despovoamento, concentra os grandes investimentos no litoral, sendo pouco significativo o número dos que se irão implantar no interior de Portugal.

Esta política dos camaradas PS de abandono do interior, é uma política cega, obcecada por meros critérios quantitativos.
O turismo cultural é e continuará a ser um vector a explorar, a gastronomia, os produtos endógenos, a cultura, o património arquitectónico e religioso, mas os investimentos escasseiam e são burocraticamente morosos.

O país não pode continuar a desperdiçar oportunidades... A NOSSA querida " BEIRA ", arrisca-se a ser um imenso espaço desertificado….

Atentamente
Carlos Soares Milheiro (Engº)
Freguesia da CAPINHA - FUNDÃO