quinta-feira, outubro 28, 2010

Breves do Jornal do Fundão


foto
Azeite da Beira conquista mercados
A apanha da azeitona vai arrancar este ano mais tarde do que é habitual, visto que o seu amadurecimento ainda não está concluído. Mas a qualidade está assegurada. O azeite da Beira Interior ganha cada vez mais quota de mercado e reconhecimento da sua qualidade. A região fornece já 19 por cento da azeitona produzida a nível nacional e mais de cerca de 15 por cento da produção de azeite do país.


A Associação Cultural da Beira Interior, com sede na Covilhã, confirmou esta semana ao JF que vai avançar com um processo judicial para garantir a patente da marca Zéthoven e que irá processar a Falcão E.M. Cultura, Turismo e Tempos Livres (empresa municipal da Câmara de Pinhel) por tentativa de usurpação da marca. 
Multiplicam-se as mostras gastronómicas na Beira Interior. Temos o roteiro. Falámos com o homem que tem o “melhor queijo do Mundo”. Ele produz 2.600 queijos por dia. E temos a história dos “fabulosos quatro” e a sua faustosa refeição. A série "Sete pecados, sete reportagens, uma região" continua com... a gula.
Cavaco Silva presidiu aos 140 anos da cidade, saltou e festejou com milhares de alunos da UBI e deixou logo clara a ideia de que iria anunciar a recandidatura a Belém.
Apicultura é uma actividade relevante na Zona da Malcata. Feira em Penamacor deverá reunir meia centena de expositores de todo o país. Especialistas debatem sector no Fórum.

Jornal do Fundão

Sem comentários: