terça-feira, outubro 19, 2010

«Continente da Covilhã. O exemplo do senhor director...»

"Excelentíssimo(a) Senhor(a):"

"Venho por este meio expor a constante ameaça de despedimento e processos disciplinares sobre os funcionários do Continente da Covilhã por parte do senhor Ricardo Duarte, director do Continente da Covilhã."

"O senhor Ricardo Duarte, devido ao seu estatuto (posição social) de director do Continente, presume que nada ou ninguém pode discordar da sua opinião (julgando-se dono da razão), ameaçando constantemente os colaboradores com processos disciplinares e despedimento, prática comum em todos os locais de trabalho onde exerceu funções (como por exemplo Lidl, Continente de Coimbra, Continente da Covilhã entre outros), não deixando saudades em nenhum local de trabalho por onde passa, sendo a sua maior glória os resultados financeiros obtidos. Porém os resultados obtidos, nomeadamente no Continente da Covilhã são também um reflexo da obra deixada pelo senhor director José Marques, um verdadeiro líder, que foi capaz de construir uma excelente equipa de colaboradores."

"Porém e como o objectivo desta carta é expor os meios de trabalho do senhor Ricardo Duarte, é de salientar que a ameaça de despedimento e processos disciplinares são o seu modo de diálogo, sendo difícil encontrar alguém que ainda não tenha sido intimado, o que consequentemente origina um ambiente de insatisfação e apatia por parte dos trabalhadores. Este sentimento de insatisfação e apatia é facilmente mensurável, bastando para esse efeito aplicar uma Escala de Qualidade de Vida no Trabalho e analisar os resultados decorrentes da aplicação da mesma."

"Para dar veracidade às ideias referidas, podem ser expostos vários casos ocorridos no Continente da Covilhã, depois da vinda do ser Ricardo Duarte."

"Um destes casos ocorreu com o senhor Miguel Matos (decorador) que para o senhor director António Cruz (anterior director) era um excelente funcionário. Porém, com a vinda do senhor Ricardo Duarte, o senhor Miguel Matos passou de “bestial a besta” passando a ser um alvo de chacota diária por parte do senhor Ricardo Duarte (tu não sabes fazer nada, tu não tens ideias, o que é que andas aqui a fazer, entre outras) até que por fim foi sujeito a um processo disciplinar (sendo neste caso advertido com um mês sem vencimento). Devido a este processo disciplinar, o senhor Miguel Matos, considerou que o senhor Ricardo Duarte não deveria ficar impune e seguiu para tribunal."

"Resumindo, depois da sentença, o senhor Miguel Matos passou a ser o melhor decorador do mundo para o senhor Ricardo Duarte, deixando de ser alvo das suas chacotas, pois o senhor Ricardo pensa que é engraçado, mas para se ser engraçado é necessário ser-se inteligente…"

"Apesar do senhor Ricardo ser licenciado tem dificuldade em compreender o seu papel social (padrão de comportamentos esperados e exigidos de pessoas que ocupam determinado estatuto) sendo uma pessoa com baixo nível ético, pois como o senhor Ricardo Duarte diz “eu por vezes não cumprimento os colaboradores porque gosto de ser mal-educado”, assim se pode ver o seu carácter, corroborando os resultados de muitos artigos científicos, os quais salientam que “um canudo” não denota carácter e boa índole, pois isso não se aprende com um “canudo”. Infelizmente, cada vez mais as pessoas com baixa instrução tem melhores atitudes e mais educação que os “senhores doutores”."

"Outro caso mais recente que ocorreu no Continente da Covilhã, foi com o senhor Pedro Sousa, responsável pelas frutas e legumes, que depois de tanta pressão acabou por entrar em depressão. Depressão que o levou a abdicar de responsável de frutas e legumes."

"Agora o alvo de constantes ameaças por parte do senhor Ricardo Duarte é o colaborador Telmo Guerra. Porém, o senhor Ricardo dificilmente leva a melhor sobre este funcionário, pois se o senhor Ricardo tem uma licenciatura em Gestão com média de 12, de que tanto se orgulha, o simples funcionário tem licenciatura em Psicologia e Mestrado em Psicologia do Trabalho e das Organizações, o que prova que estatuto não é equivalente a “conhecimento”."

"Perante o exposto tenho pena que o senhor Ricardo Duarte, o senhor “doutor” como gosta de ser tratado não compreenda que a acção de organizar pressupõe trabalho conjunto ou acções concertadas e para isso o diálogo desempenha um papel fundamental, algo que o senhor Ricardo Duarte dificilmente será capaz de aprender devido ao seu egocentrismo."

"Para finalizar, vou referir uma expressão popular que um dia se pode adequar a este senhor….”espero que um dia embirre com um filho de uma velha…"


"Sem mais de momento, despeço-me com os melhores cumprimentos."

9 comentários:

RJ disse...

É preciso ter muita coragem para colocar aqui uma "Notícia/Informação" destas mas desde já dou os meus parabéns ao autor.
Relativamente ao assunto em causa eu próprio já fui um funcionário desse estabelecimento comercial e tenho alguns amigos ainda a trabalhar no mesmo pelo que já tinha ouvido comentar o facto do (e como ele gosta que o chamem para se sentir superior) Sr. Dr. Ricardo levantar processos disciplinares por tudo e por nada. É claro que este senhor não deve ter sido presença assidua nas aulas pois se assim fosse teria ouvido falar em motivação. Motivação dos colaboradores essa que iria criar um melhor ambiente dentro da empresa, um maior bem estar, bem estar esse que se transmite aos colaboradores. Assim sendo Sr. Dr. não é com ameaças que se consegue o respeito dos "nossos" colaboradores mas sim respeitando os mesmos.

Bem com isto tudo deixo todo o meu apoio ao Miguel e as melhoras ao Pedro.

Anónimo disse...

Estas merdas que se imaginam gente são fruto da formação do comendador e o filho.

Anónimo disse...

Parabéns pela coragem . Nada tenho a ver com o Continente para além de ser lá cliente . Mas esse individuo merecia que fossem os clientes a embirrar com ele da forma como ele o faz com os funcionários. Creio que o vou pôr à prova um dia destes... Sugiro que mais clientes o façam ,como forma de lhe dar uma lição de humildade. Paspalhos como esse há-os por toda a parte . Também lido com alguns/algumas no meu local de trabalho.

Anónimo disse...

Não tem lógica o que aqui está escrito é de uma tal forma desonesto o que este senhor fez só prova que não tem to***** para enfrentar o problema dele perante o Director, inclusive este ficheiro nem devia estar aqui

Anónimo disse...

Caro Anónimo das 10:33PM
Não estou dentro do assunto no entanto penso que tem alguma lógica o que está aqui escrito, eu próprio como cliente já sabia o que se passava no Continente da Covilhã pois já ouvi alguns comentários de funcionários e de alguns amigos que trabalham no mesmo. Já tinha ouvido comentários de que quando este Director chegou levantou alguns processos disciplinares e de que não era correcto com esses funcionários. Não apenas por este motivo mas também porque há cada vez menos variedade a nivel de produtos que deixei de ser cliente Continente (excepto quando é algo muito urgente) e passei a ir a outros estabelecimentos, nomeadamente prefiro ir ao Pingo Doce ou até mesmo fazer 20-25km e ir ao Modelo do Fundão.

No fundo espero que o Continente volte ao que era antes (quando passou de modelo para continente e até mesmo um ano e pouco depois) para que volte a merecer a minha confiança, minha e de outros clientes que tal como eu deixaram de ir a este estabelecimento comercial.

PS: Anónimo isto não é um ficheiro mas sim um post num blog :)

Anónimo disse...

Já temos mais pessoas sem to*****, quem escreveu, o sr.director e quem deixou publicar aqui!!!É um problema nacional.

Anónimo disse...

...pois da maneira que está o nosso país já nada me surpreende,os números contam mais do que a componente humana,o tempo da escravidão está de regresso mas esta é "camuflada", o que estes senhores fazem em prol da glória é por vezes torturar as pessoas "psicologicamente",mas...nem tudo é mau,a isso se chama "assédio moral" que ,se for bem fundamentado por um psicólogo ou um psiquiatra pode pôr estas pessoas em situação bem difícil e até pode ser considerado "CRIME"!!!por isso faço um apelo a todos, pesquisem sobre isso e não se submetam a tais humilhações.CUMPRIMENTOS: TONE CULATRA.

Anónimo disse...

Caro Anónimo das 10:33 PM provavelmente o senhor deve ter to***** pois quando procura os seus encontra não dois, mas quatro...os seus e os do seu director e assim enfrenta o problema de costas. És um herói.........palmas para ti e para a tua forma de enfrentar os problemas!!!

Anónimo disse...

Estes comentários acima referidos não são mais o reflexo do Pais que temos, alguns que tem a oportunidade de ocupar cargos de chefia pensam que isso pode ser um consentimento de poderem fazer aquilo que lhes dá na "GANA"....já me parecia há algum tempo que este "senhor" Ricardo......ser um Mal criado e um preconceituoso....um dia destes vai ter uma supresa em pleno Continente....para que ele saiba o mal que tem feito aos outros......eu proprio já trabalhei numa grande superficie mas de outro Grupo económico e nunca vi ninguém a falar assim tão mal de uma chefia.....acho que é tempo de reflectir...sobre a sua continuidade nesse cargo.........como se diz a Vingança é um prato que se serve frio....e este senhor vao prova-lo bem frio.....aguardem...