sexta-feira, junho 20, 2008

sr Carlos Pinto, queremos uma "pcina"...bom fim de semana

«Os moradores da Rua de São Sebastião cresceram com a presença do Poço Grande no seu quotidiano. No princípio do século, por necessidade de abastecimento de água a uma fábrica de lanifícios, foi construído o Poço Grande com a finalidade de fornecer um caudal de água constante à empresa. As corridas com barcos de madeira faziam as delícias da criançada que encontravam neste poço um espaço aliciante para as suas brincadeiras.»



«Dada a inexistência de uma piscina na Covilhã, a família Campos Melo, proprietária do poço e da fábrica que ele servia, pensou noutra utilidade para o mesmo. Com a colaboração da Câmara Municipal, construíram-se bancadas, balneários, torre de saltos, cordas com bóias para aprendizagem. Baptizou-se o recinto com o nome de Clube Desportivo da Covilhã. Nos anos 30, a piscina viveu momentos áureos com a realização de um campeonato nacional de natação. Nos anos 50, o recinto era frequentado por todas as classes sociais.»


(...)Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Eng.Vicente Borges Terenas, e obtiveram dele o indispensável apoio à realização do sonho de conseguir edificar a piscina que, apesar de muitas lutas e contrariedades foi inaugurada em maio de 1968 que permitiu então a prática da natação, que nunca mais foi interrompida. Assumiu a primeira Direção João Câncio Ferreira, junto com o grupo acima mencionado ao qual se juntaram Alberto Ângelo de Almeida e Hermínio Soares.»


Piscina -covilha1.JPG

Piscina Municipal nos seus tempos de glória - décadas de 60 e 70

PimentaOnline

Sem comentários: