domingo, junho 22, 2008

AIRES SOUSA E ROSA MADUREIRA VENCEM CAMPEONATO DE PORTUGAL DE CORRIDA EM MONTANHA - FPME


Aires Sousa (N.A. Matosinhos) e Rosa Madureira (N.A. Matosinhos) venceram, no passado domingo, o 2º CAMPEONATO DE PORTUGAL DE CORRIDA EM MONTANHA da Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada, competição disputada na Serra da Estrela no percurso do CIRCUITO DOS 3 CÂNTAROS.

A prova masculina contou com a liderança inicial por parte de José Carvalho (Controlândia), que impôs um ritmo vivo até à entrada da Nave de Santo António (5,5 km) e que só foi acompanhado por Aires Sousa e, à distância, por Paulo Gonçalves (Clube de Montanhismo da Guarda).

Mais atrás formou-se um grupo de 8 unidades no qual se dava início à luta pelo título colectivo entre as formações do GDC Castelo de Paiva e d'Os Gaienses - Toyota. Com efeito, José Sousa, Carlos Lopes e Asdrúbal Freitas (Os Gaienses - Toyota), controlavam directamente os movimentos de Carlos Silva e dos irmãos Vitor e Rui Barbosa (GDC Castelo de Paiva) no assalto ao título colectivo o qual apenas permitiu a intromissão de Rui Muga (Individual) e Uwe Borsdorf (3 Santos Populares)

Com o ataque às rampas mais duras do percurso no acesso à Torre (1993 metros) Aires Sousa tomou conta das operações levando no seu encalço José Carvalho, atitude que se manteve na rápida e técnica descida do Terroeiro até à Barragem do Covão do Ferro e nova passagem na Nave de Santo António (14 km de prova).

Aqui chegados, os dois primeiros seguiam em bom ritmo, com a liderança a caber a Aires Sousa e José Carvalho a ser a sua sombra, posições que mantiveram até à meta onde Aires Sousa revalidaria o título individual seguido do seu mais directo adversário a 3 escassos segundos. Paulo Gonçalves subiu ao degrau mais baixo do pódio, a 35 segundos do vencedor.

Mais atrás, Vitor Barbosa viria a apossar-se da 4ª posição à passagem da Nave da Santo António, que não mais largaria até final, seguido dos seus colegas de equipa Carlos Silva e Rui Barbosa, respectivamente 5º e 6º que, com esta demonstração de força colectiva, revalidaram o título por clubes de Corrida em Montanha - FPME. Seguiram-se-lhes as formações d'Os Gaienses - Toyota e do N.A. Matosinhos, já considerável distância dos vencedores.

Nas senhoras, a curiosidade residia na esperada luta entre Lucinda Moreiras (NCL Sport Club) campeão em título de corrida em montanha e Rosa Madureira (N.A. Matosinhos), depois da brilhante prestação desta última, na semana anterior, em Itália, onde obteve a 2ª posição na jornada aí disputada válida para a Taça do Mundo da especialidade.

Lucinda Moreiras cedo fez valer o seu estatuto de campeã de Portugal de corrida em montanha, impondo um ritmo forte desde início que lhe permitiu chegar à Nave de Santo António com perto de 1 minuto de vantagem sobre Rosa Madureira, vantagem que viria a ampliar para minuto e meio à passagem pela Torre. No entanto, o maior à vontade da sua adversária na londa e técnica descida que se segue a par de uma queda por parte de Lucinda Moreiras levaram Rosa madureira a tomar a liderança à passagem do 12º km, posição que não mais largou, vindo a terminar a prova com novo recorde do percurso (2h02m06s) e 4 minutos de vantagem sobre Lucinda Moreiras. O degrau mais baixo do pódio feminino ficou entregue a Mónica Moreiras (NCL Sport Club), numa repetição da classificação de 2007.

Colectivamente a vitória viria a sorrir à formação do N.A. Matosinhos que, além da campeão individual, contou ainda com as boas participações de Lurdes Monteiro (4ª a 3m21s do pódio) e Zélia Borges (6ª, melhorando em 11 minutos a marca obtida em 2007), levando de vencida a formação da NCL Sport Club por escassos 9 minutos.

O 2º CAMPEONATO DE PORTUGAL DE CORRIDA EM MONTANHA, da Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada, disputou-se na competição denominada CIRCUITO DOS 3 CÂNTAROS, num percurso com 21 km de extensão e 1127 metros de desnível acumulado positivo, inteiramente traçado no Parque Natural da Serra da Estrela e Concelho de Manteigas – Coração da Serra da Estrela – utilizando os caminhos florestais e trilhos de montanha aí existentes.

Com partida e chegada junto à Casa Abrigo da Associação Cultural dos Amigos da Serra da Estrela, a prova levou os participantes a passar pela Nave de Santo António, Espinhaço de Cão, Covão do Boi, Torre, Terroeiro e Covão da Mulher e contou coma participação de 120 atletas e 51 caminheiros aos quais se proporcionou uma inolvidável jornada de alta montanha digna do cenário da Serra da Estrela e da importância dos quadros competitivos em que a prova se inseria.

Após a prova a organização ofereceu almoço a todos os participantes, seguindo-se a cerimónia de entrega de prémios e consagração dos vencedores dos diferentes escalões do 2º CAMPEONATO DE PORTUGAL DE CORRIDA EM MONTANHA da Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada.

O CIRCUITO DOS 3 CÂNTAROS teve uma organização conjunto da Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada, Câmara Municipal de Manteigas, Associação Cultural Amigos da Serra da Estrela, Clube de Montanhismo da Guarda e INATEL - Delegação da Guarda, e contou com o apoio da Salomon Sport, Águas Serra da Estrela, Yoplait e Bombeiros Voluntários de Manteigas.


Corrida de Montanha: Fotografias do Circuito dos 3 Cântaros clique aqui .
Corrida de Montanha: Classificação do Circuito dos 3 Cântaros, clique aqui.

Sem comentários: