quarta-feira, abril 16, 2008

Covão D'ametade, tal e qual ele não é...... entre outras barbaridades cometidas na serra da estrela

Eskimós 2008... (o "aperitivo")

Bem sei que estou em falta com alguns posts, mas vou tentar os próximos tempos publicar os mesmos para saciar a ânsia de meus leitores mais assíduos.

Hoje, ofereço-vos um pequeno aperitivo... nos próximos dias vou publicar mais fotos.

(clique na imagem para ampliar... e ver o Covão d'Ametade como nunca viu)

No coments...


...desta vez nem vou comentar... apenas referir que é mais uma situação no Covão!

Apenas um reparo...

...apenas para informar que as imagens utilizadas neste post e neste post foram captadas na quarta-feira, dia 9 de Abril de 2008.

Este reparo deve-se a que para alguns leitores é extremamente importante aferir a data em que foram obtidas as fotografias no Covão... muito mais importante que denunciar a pouca vergonha que por ali se passou e continua a passar. Talvez estes leitores aceitem de bom grado tudo isso...

Deixo aqui uma fotografia (em alta resolução) onde se pode perceber que o lixo lá estava no dia que a água "inundava" o relvado:

(clique na imagem para ampliar)

Ps: mas mais importante que aferir datas de fotos etc e tal, o que a mim efectivamente me importa é se estas duas situações que foram denunciadas se já foram resolvidas. Pelos comentários que recebi, no Domingo, dia 13 de Abril de 2008, o panorama ainda era o que se observa na foto em cima. Será que hoje, dia 15 de Abril de 2008 a paisagem ainda é a mesma?

"Pontes" a servir de "barragens"

A propósito da fantástica concentração motard que teve lugar no Covão d'Ametade, os organizadores daquela iniciativa colocaram uns "passadiços" em pedra por cima de umas levadas de água que atravessam transversalmente aquele local em direcção ao ribeiro.

Essas "pontes", que serviram de acesso aos veículos de apoio à tenda gigante que ali foi instalada e a mais outros equipamentos de apoio lá ficaram instaladas, esperemos que não para novas iniciativas.

Agora veja o que está a acontecer devido à colocação dessas "pontes":




Os "engenheiros" que calcularam essas pontes, provavelmente não contaram com os detritos vegetais que íam ser trazidos encosta abaixo e vai daí o que está actualmente a acontecer é que a água que antes era encaminhada desde a encosta até ao ribeiro, agora está a ser desviada alagando grande parte do Covão. barbárie


Apesar de não ser algo preocupante, creio que se esta situação não for corrigida, corre-se o risco de que os detritos sólidos (areias e pedras) venham a ficar depositadas onde até à bem pouco tempo havia relva, contribuindo em parte para a degradação daquele local.

Mas pergunta o leitor: quem e o quê pode ser feito?

O quê é relativamente fácil... bastava ir retirando periodicamente os restos de ramos e folhas que vão obstruindo a passagem da água, uma vez que as "pontes" já devem "morrer" no sitio onde estão. Por um lado até concordo com a colocação das mesmas, uma vez que era algo perigoso para os utentes mais distraídos, poderem cair para dentro das valas que existiam no local. O que é necessário assegurar é que as referidas "pontes" não sirvam agora de passagem de veículos para locais até onde à pouco tempo não chegavam.

Relativamente a quem é que compete assegurar a limpeza dos detritos, creio que essa responsabilidade devia caber a quem está a usufruir da concessão daquele local!
Quando se usufrui de uma concessão, para além de direitos também há deveres e um desses deveres deveria ser assegurar a correcta manutenção do local que se está a concessionar, quer a nível de limpeza, como a nível de manutenção!
Mas pelo que parece, todas as concessões que existem na Serra da Estrela só dão lugar a direitos... os deveres só existem para os utentes, que normalmente é pagar e calar!

Ps: seria interessante perceber em que termos foi atribuída a concessão do Covão d'Ametade por parte do PNSE à entidade que está a usufruir da mesma. E já agora, que contrapartidas, direitos e deveres estão assegurados nesse contrato... se é que existiu algum contrato.

Bom e barato... onde? Na Serra da Estrela!

Na compra do modelo 55cm, receba grátis o de 27cm... Onde? Naaaaa... não é na worten... é mesmo no meio da floresta na Serra da Estrela!

Um pouco mais a sério. É preciso ser um autêntico ser irracional, para ir até à Serra deixar as televisões lá de casa que já não serviam. Ao indivíduo que fez isto só me resta chamá-lo mentecapto e como maldição havia de avariar a nova televisão que substituiu estas!

Por acaso não sabe que existe um serviço GRATUITO para a recolha destes "monstros"?

Veja como usufruir deste serviço aqui e fique a saber que bastava contactar os A.D.C. - Águas da Covilhã, EM, pelo telefone n.º 275 310 810 ou enviar o pedido via email para info@aguasdacovilha.pt

Ps: fotografia gentilmente enviada pelo leitor Anninnis...

A grelha do fogão...

"Ó Maria... traz lá a grelha do fogão que estes fogareiros são uma merdice..."

Covão d'Ametade e lixo... a união perfeita!

Já não chegava o dia estar algo tristonho devido à chuva... que o cenário com que me deparei no Covão d'Ametade, ainda me deixou mais triste... Veja com os seus próprios olhos:












Será que não há nenhuma entidade que recolha o lixo que está espalhado naquele local?

Pois... é o habitual sacudir água do capote, em que de uns se atira a responsabilidade para os outros... e enquanto isso acontece, lá vão os turistas levando estas "recordações" para mostrar aos amigos...

Acho piada quando dizem que são as raposas que espalham o lixo... sim, sim... raposas...
Raposas, ou melhor abutres, talvez sejam é os organismos que pseudo-gerem a Serra da Estrela!

Acordo ortográfico para o Covão... já!

Ps: gosto especialmente do detalhe da mica de plástico... muito fotogénica

http://www.estrelanoseumelhor.blogspot.com/

Sem comentários: