sexta-feira, abril 18, 2008

Câmara procura parceria público-privada para requalificar Teatro-Cine

A Câmara da Covilhã vai proceder à selecção de um parceiro privado para participação na constituição de uma sociedade comercial destinada à requalificação do Teatro-Cine local, futuro Teatro Municipal covilhanense.
O assunto chegou a estar agendado na ordem de trabalhos na reunião de executivo extraordinária realizada ontem, mas acabou por ser retirado. Questionado pelos jornalistas, Carlos Pinto, presidente do município, escusou-se a explicitar o formato da parceria público-privada, bem como quando é o tema será alvo de decisão camarária. Hoje é dia de reunião pública, contudo o autarca não confirmou, nem desmentiu se o assunto será discutido. “Isso ainda não está decidido”, disse apenas.
Tal como já tinha sido anunciado, o Teatro-Cine será convertido em Teatro Municipal da Covilhã, depois de ter sido abandonada a intenção de construir o Centro de Artes, na zona baixa da cidade.
Segundo anteriores declarações de Carlos Pinto, o edifício do actual Teatro-Cine vai ser alvo de obras de requalificação, com um custo a rondar os sete milhões de euros. Entre as alterações do imóvel está a ampliação do palco, a redução dos lugares de plateia de 1.000 para 600 e a criação de mais três salas. O projecto é do arquitecto Miguel Correia.
O presidente da Câmara da Covilhã já manifestou intenção de candidatar o projecto a financiamento do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

(...)

Transportes públicos
Concessão em negociação com três candidatos

A discussão do concurso público para concessão de transportes colectivos urbanos da Grande Covilhã foi o único ponto discutido na reunião de executivo de ontem, contudo o conteúdo debatido à porta fechada não foi explicado aos jornalistas.
Miguel Nascimento, vereador socialista da oposição, absteve-se, clarificando que o fez, porque “não conhecia o que estava a ser votado”. Questionado pelos jornalistas, Carlos Pinto nada disse sobre o assunto.
Após a reunião de executivo, o presidente da Câmara da Covilhã recebeu representantes dos três concorrentes à concessão da gestão dos transportes públicos pelos próximos 10 anos. Na corrida estão Corporación Española de Transportes, Rodoviária da Beira Interior e o agrupamento de empresas Auto-Transportes, que agrega as firmas Joalto, Transcovilhã (actual concessionária) e Auto Transportes do Fundão. No final da reunião, nenhum dos elementos dos consórcios se mostrou disponível para prestar declarações aos jornalistas.


Diário XXI

Sem comentários: