quinta-feira, dezembro 21, 2006

Turismo aprova maior apoio de sempre para a Estrela

Dez concelhos da Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE) viram aprovados pelo Instituto de Turismo de Portugal a candidatura ao Programa Integrado Turístico de Natureza Estruturante e Base Regional (PITER) no valor 99 milhões 603 mil euros, adiantou ao Diário XXI, Jorge Patrão. “A decisão oficial ainda não nos foi comunicada, mas sabemos que está aprovado após uma reunião realizada recentemente entre o ITP a Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE) e a Turistrela”, adiantou o presidente da RTSE.

Inseridas no III Quadro Comunitário de Apoio (QCA), “as verbas serão aplicadas até ao final de 2008” no projecto “Serra da Estrela Dinâmica”, que contempla iniciativas públicas e privadas em Almeida, Belmonte, Covilhã, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Manteigas, Penamacor, Pinhel e Seia. Uma boa parte do financiamento diz respeito à construção de novos hotéis.
O programa apoia 19 projectos, dos quais sete são considerados “projectos âncora”, totalizando 62 milhões e 840 mil euros de investimento. Dez por cento corresponde a investimento público para infra-estruturas na estância de montanha das Penhas da Saúde, com um custo previsto de seis milhões e 340 mil euros. Este é um “projectos âncora”. Os restantes seis englobam a recuperação do antigo sanatório dos ferroviários, de acordo com o projecto desenhado pelo arquitecto Souto Moura, telecabines e telecadeiras destinadas a servir a estância de esqui da Torre, o Hotel Quinta do Cafalado, o primeiro a nascer na Reserva Natural da Serra da Malcata, em Penamacor e mais dois hotéis a construir na Covilhã e em Gouveia a partir das recuperação de antigas unidades fabris. Na Covilhã, o projecto visa a recuperação da Fábrica Velha, onde irá nascer o hotel Villa Rica. Em Gouveia será apoiada a recuperação de um fábrica têxtil do século XIX, onde irá nascer o Moments Hotel.


Sem comentários: