terça-feira, dezembro 19, 2006

DEZ LEIS DO ABRUPTO SOBRE OS DEBATES NA BLOGOSFERA - por Pacheco Pereira II

SEGUNDA LEI DO ABRUPTO : A blogosfera é um lugar de fronteira, onde impera a "lei da selva" e o darwinismo social, logo a intensidade da zanga e da irritação na blogosfera é muito superior à da atmosfera.

NOTA 1: A blogosfera não é um local aprazível para os espíritos amáveis.

NOTA 2: A ferocidade dos comentários está em relação directa com o seu anonimato mais o número de comentários produzidos por metro quadrado de ecrã / dia.

NOTA 3: Os comentadores anónimos na blogosfera são na sua maioria Trolls, na sua minoria Curiosos-sérios. A maioria dentro da maioria são Trolls com nick name, profissionais das caixas de comentários. O equilíbrio na blogosfera é mantido pelo número de Trolls que entram e dos Curiosos-sérios que se vão embora, e aproxima-se do ácido das baterias. Todos os blogues podem ser classificados pela escala do pH.

NOTA 4: O genuíno comentador anónimo da blogosfera desejaria não ser anónimo, mas muito conhecido. No entanto, tem medo de pôr o nome e, se o assinasse com ele, não teria coragem de escrever o que habitualmente escreve. O nick name é a solução para ter nome não o tendo. O comentador com nick name, deseja ao mesmo tempo ser anónimo e ter uma identidade como comentador, reconhecida inter-pares nas caixas de comentários.

NOTA 5: O comentador anónimo com nick name escreve compulsivamente em todas as caixas de comentários abertas que encontra, escolhendo de preferência as dos blogues com mais leitores. A actividade do comentador anónimo nas caixas de blogues com mais leitores é idêntica à das rémoras.

NOTA 6: Os comentadores anónimos seguem em absoluto a PRIMEIRA e a SEXTA LEI DO ABRUPTO .

NOTA 7: Os Trolls nas suas várias incarnações são o proletariado da blogosfera e os principais garantes da QUINTA LEI DO ABRUPTO.

NOTA 8: Os comentadores Curiosos-sérios têm uma vida curtíssima na blogosfera. São os "inocentes-utéis". Se continuarem inocentes acabam por fugir a sete pés. Os que não fogem perdem a inocência e ou abrem blogues ou tornam-se Trolls por impregnação do meio .

Sem comentários: