bem, na minha opiniao deveria de ser o PISCO, mas como infelizmente o homem adormeceu-se, e nao entregou a candidatura a tempo, a minha segunda escolha sera talvez o prof JOAO QUEIROS.
O programa do homem do laço, não tem papas na língua. Chama os bois pelos nomes. O JQ parece que está com muita gana de se atirar ao bife, e isso não augura nada de bom. O Santos Silva... eh pa! 12 anos já não chega?!!
Eu votaria no actual REITOR sem duvida alguma. Mas vocês imaginam o prof Queiroz ou o prof Fidalgo a negociar orçamentos de estado para a UBI com o primeiro ministro ou o ministro do ensino superior??? por favor.
1) Prof. J. Queiroz: porque sabe o que quer para a UBI e pode garantir-lhe o prestígio de que necessita 2) Prof. S. Silva: bom na gestão corrente mas a UBI não é a Venezuela 3) Prof. J. Barata: precisa de experiência de gestão, UBI não é empresa industrial, programa de acção de facto não o favorece 4) Prof. A. Fidalgo: deve continuar nas Artes e Letras e ajudar o próximo reitor, aplica-se o princípio de Peter
"Mas vocês imaginam o prof Queiroz ou o prof Fidalgo a negociar orçamentos de estado para a UBI com o primeiro ministro ou o ministro do ensino superior???"
Este tipo de comentários é ridículo bastando para isso olhar para as outras universidades onde encontramos reitores com todo o tipo de background académico. Além disso estas atoardas parecem querer dizer que as pessoas devem eternizar-se nos cargos porque só pode ocupar o lugar de reitor quem tem experiência de reitor (ou de ministro? deputado?). Ou só SS consegue dominar as intricâncias do financiamento do ensino superior? Acresce que a frase só faz sentido porque o actual reitor parece ter centralizado em si todo esse tipo de negociações. O próximo reitor deve representar a UBI mas pode perfeitamente estar acompanhado nessas negociações. Ridículo.
o mangas e o pisco se tivessem candidatado seriam opçoes muito boas, melhores que os candidatos existentes, mas tambem nao nos podemos esquecer que o noody (pedro venancio) tambem seria uma boa proposta para reitor, mas o homem prefere acabar o doutoramento primeiro, so lhe falta entregar a tese
acho piada que uma pessoa que ocupou cargos directivos no técnico e que foi director geral de serviços do ministério do ensino superior e da educação não tem experiência de gestão... Aconselho a cnsultar o CV antes de falarem... ou só se é gestor com experiência quando se ocupam cargos na UBI?
Bom se o trabalho destes 12 anos foi bom pq mudar? Só mudamos quando estamos mal e sinceramente acho que o actual reitor está a fazer um bom trabalho e deve haver continuidade! Estamos em tempos de crise e a crise pede estabilidade e não mudanças radicais! Força SS!
Quem é o Mangas? Quem é o Pisco? Quem é o Noddy? Quem é o Vilas? Não sabem... são so que vão ter os tachos do Rei... qdo este chegar a Reitor, claro!!! Viva o Rey. Rey a Reitor. Deixa lá o Dep. de Arkitectura. É bem melhor estar no Olimpo! Mangas - Vice-reitor pros copos Pisco - Vice-reitor pr estourar o papel em festas Noddy - Vice-reitor pras gajas Vilas - Pro-reitor pros veteranos
Querem gestão meus amigos!? Querem um gestor!? Querem alguém cujos conhecimentos se fixam em gestão?!É que se é um gestor que querem candidato-me já, que tirei o dito curso com distinção e ando aflitinho para arranjar um misero trabalhito!
A PRINCIPAL FORMAÇÃO DE UM REITOR DEVE-SE BASEAR MAIORITARIAMENTE NA ÁREA DA E-D-U-C-A-Ç-Ã-O. À volta desta, devemos avaliar a experiência que cada candidato possui (Jorge Barata dá a estalada principal, seguido de João Queirós, António Fidalgo e depois o pobre SS).
No caso de JB, realmente alguém que trabalha em serviços do ministerio, no instituto superior tecnico, no conselho isto, no conselho aquilo, director disto, director de aquilo, blá, blá, que introduz inclusivamente na candidatura metas de fundos a adquirir e resultados correspondentes (que por pouco se afastam)...será assim tão incapaz?
É necessário avaliar bem o CV de cada candidato, e principalmente assistir as audições, e só depois fazer esse tipo de juízos. A propósito de Fidalgo "conta-se" que será cometido o suicidio de trazer Direito para a UBI. Direito é em Coimbra meus amigos, ou no máximo em Lisboa! Não queiram pôr-se em aventuras, porque o dinheiro não cresce nas árvores dos canteiros da formosa UBI!
Caros colegas, eu não tomo partidos, eu avalio partes e encaro verdades. Só não vê quem não quer, e essa...é a maior cegueira.
"Estamos em tempos de crise e a crise pede estabilidade e não mudanças radicais!"
Oh Ana, mais um argumento inacreditável. Se fosse assim Obama nunca teria sido eleito. Obama personificava a mudança e os tempos já eram de crise. Talvez o PS possa usar esse argumento a nível nacional na ausência de oposição credível. Contudo, nestas eleições existem alternativas credíveis e responsáveis (JQ, JB...) pelo que não há necessidade de continuar a fazer de SSilva o reitor mais antigo em funções em toda a academia portuguesa.
Tendo avaliado os vários candidatos a reitor penso que o melhor seria mesmo a continuação do SS visto que a universidade apesar de toda esta crise, não se tem safado mesmo nada mal. É claro que poderia ser melhor, pode sempre ser melhor ha melhorias a fazer em todos os aspectos mas penso que apensar de tudo o prestigio da nossa academia é cada vez mais reconhecido seja por empresas, seja por outras academias. Não a entrada de novos cursos na UBI mas sim a melhoria das condições dos cursos já existentes! Há que implementar algumas regras de bolonha entre as quais a criação de "turmas" com 30 alunos no maximo para assim se melhorar a aprendizagem dos alunos. E segundo sei foi suspensa a nova lei que obrigava os alunos com apenas uma cadeira em atraso a andarem a pagar propinas um ano inteiro e a não se poderem matricular no ano posterior.
E atenção que apesar do texto não sou nenhum candidato a reitor nem nada do genero
Esta ana é uma lady parece uma velhota a falar...(a tal coisa do "senso-comum" não é...). Se em 13 anos SS não combate a crise, ou é beatificado, ou se torna o harry potter, ou o noddy cujo Mundo é perfeito, ou nem em 4 a combaterá.
Pois é, baseando-me na teoria da Ana:
A HISTÓRIA DO CANALIZADOR: Um canalizador tem o cano da torneira a verter. Fita-o e senta-se mesmo em frente a ele numa cadeira. Olha, olha, olha. Limita-me a olhar... Passados 10 meses, 20 30 - o cano continua a verter e o canalizador já é como um peixe na agua. 40 50 - o canalizador adquire uma hipotermia 60 - o cano continua sem se AUTO-CONSERTAR 70 - o canalizador não se pode mexer senão provoca instabilidade ainda maior no cano! 80 - O canalizador tenta mudar de posição e alcançar o cano. STOP! Alta instabilidade! Grande crise explode. 90 - sendo que a técnica de ficar em frente ao cano, não resolve a fuga, o canalizador decide levantar-se e dizer "EU NÃO VALHO NADA, E NÃO SOU COMPETENTE PARA ISTO!"
Perigosamente o novo candidato a canalizador usa uma farda verde mas não azul, gosta de gatos em vez de mulheres, e anda de pernas para o ar. Ninguém acredita que conseguirá consertar o cano problemático. Oh, então mais vale deixar o mesmo, que é um nabo de facto, mas ao menos não se corre o risco de receber um que se mexa ainda menos.
Final da história mais acertado: O bizarro novo canalizador ganha as eleições. Mau o dia em que pega na cadeira que cstumava estar em frente ao cano e parte-a em seis bocado, destroi todas as ferramentas do ex-canalizador, e sobrepoe as suas... Estranhamente...o novo canalizador, bizarro ou não, consegue consertar finalmente o cano.
E depois os que sempre disseram que seria citam o belo do provérbio popular: QUEM NÃO ARRISCA, NÃO PETISCA.
Ana = anónimo das 8:01 e 8:21, sempre a mesma pessoa, com idade para ser meu pai, sem argumentos para defender SS a não ser: "tem feito um bom trabalho", "não se tem safado nada mal". Que a mudança venha rapidamente para acabar com este suplício...
"Há que implementar algumas regras de bolonha entre as quais a criação de "turmas" com 30 alunos no maximo para assim se melhorar a aprendizagem dos alunos." - para quem não sabe, JB defende isto, vi numa sua entrevista. Mas apoia não 30, mas 20. QUEREM O SS? O ss é fraquito. Tem pouca energia. Pouca ideia. Pouco dinamisma. SS JUNTA TE A TUA "MIÚDA" NA CONSTRUÇÃO CIVIL!
Só pelas eleiçoes da ubi a reitor, já ganhámos mais uma VERDADEIRA ALEGORIA DA CAVERNA para explicar aos horizontes menos alargados como funciona a vida!
Este canalizador é mais que um sócrates, um platão, um filósofo que o valha...é muito mais, meus amigos, MUITO MAIS! Agora agradeça dona (dono) ana (ano), pois não é todos os dias que se aprende na internet conteúdo tão filosofico. Agora faça o seguinte, ponha a história do canalizador ao serviço da sua vida! FELICIDADES A TODOS! VOTA OBAMA!
O qu^? "Há que implementar algumas regras de bolonha entre as quais a criação de "turmas" com 30 alunos no maximo .." O Melo até dava pulos na cadeira. Pelos SA punha-se mas é 100 alunos por turma. Que se lixe a aprendizagem. O que é preciso e papel das nossas propinas e na gastar papel com Porfs... Voces tão a brincar ou quê?
Deviam ter vergonha em vir aqui apoiar um candidato (JB) com este objectivo: "A Universidade da Beira Interior irá ocupar um lugar no “ranking” das Universidades e Instituto Portugueses acima dos cinco últimos." Acima, em bem acima, já nós estamos.
Concordo com o CEPA TORTA, a UBI está no primeiro lugar das Universidades da Cova da Beira e arredores (mas só existe uma, quer dizer que também estamos em último), e nos três ou quatros primeiros dos Politécnicos de Portugal. Em 2010 vamos ser avaliados pela agência europeia de acreditação (atenção não é a EUA) e neste momento corremos o risco de perder o 2º e 3º ciclo. Caso isso aconteça passamos a ser os primeiros, os melhores, os maiores e únicos. Força JB.
O CEPA TORTA é um grande atrasado mental. Onde é que nós estamos classificados acima das cinco últimas? Grande palhaço. Nem conhece a triste realidade onde está. Força JB, não ligue a estes merdas. Não passam de uns merdas. JB a reitor.
oh minha querida cepa torta, para se chegar ao bom lugar no ranking e preciso chegar ao que nos dara acesso a isso: qualidade, inovação, perfeccionismo até. ENTENDEU? Ou era preciso discriminar as 'boas acções do dia' todas? há gente que tem a mente tão fechadita que até mete impressão.
Três anónimos, três asneiras: não há nenhum critério - repito - NENHUM em que a UBI esteja nos 5 últimos lugares entre universidades e politécnicos. Mais, nem nos últimos 10. Nalguns casos estamos mesmo entre os 5 primeiros. E quanto à Agência Europeia de Avaliação, venha ela: como em todo o lado, temos áreas boas e áreas más, mas a avaliação das Unidades de Investigação é um bom indicador. A vossa pequenez revela-se nestes pormenores: baixar as expectativas para depois aparecer como salvador.
Seja qual for o Reitor, a UBI só tem um caminho: produzir cientificamente. Mas não é com essas tretas de projectos de prestações de serviços (que até pode ser entendido como concorrência desleal a empresas) ou cursos CET. A UBI não é uma empresa para andar a fazer estudos e serviços e para os docentes andarem a ganhar uns dinheirito extras. Já têm o seu ordenado, que é bem razoável face ao de muitas profissões. Quem quer ganhar mais dinheiro, vai para uma empresa privada ou monta uma. Os cursos CET foram criados para Politécnicos, não para as Universidades. Todos os doutorados devem, por ano, produzir: - Pelo menos uma publicação ISI (paper em revista ou conferencia, não interessa, tem de ser reconhecido) – mas cada docente deve ter uma como primeiro autor (não é 3 porem o nome na publicação que o mais novo, primeiro autor, faz… isso é batota); - Estar evolvidos em, pelo menos, um projecto de investigação (FCT, QREN, ERC, dos centros de investigação, financiado por privados, não interessa, tem de ser de investigação, com carácter inovador e para gerar negócio ou ter aplicação prática, neste caso é claro que me refiro às áreas onde isso é possível); - Estar envolvido numa orientação de tese com trabalho de investigação (não me digam que, com tantos 2º ciclos, não arranjam um aluno de mestrado?) e cada tese deve dar, pelo menos, um artigo (de preferência ISI) – não me digam que andamos a fazer teses para ficarem na gaveta?; O que vier a mais (organização de eventos científicos, cargos de gestão, júris, doutorandos, pós-doct, etc.) é acréscimo importante, mas não deve prevalecer sobre os 3 pontos anteriores. Não deve ser tolerável haver pessoas que só pensam nos cargos de gestão para “compensar” a investigação que não fazem, nem os que se refugiam atrás de Júris ou põe o nome nos artigos dos mais novos. Isto é o mínimo. Quem não o fizer, reforme-se, se puder, ou procure outra actividade.
não...é preferivel dizer eu faço mundos e fundos, por isso metam-me na reitoria, e depois nao conseguir cumprir. Sempre preferi prometer, POR EXEMPLO, aos meus filhos menos coisas de uma vez, para que caso o dinheiro faltasse, ou até o tempo, a 'queda' nao fosse tão grande. A promessa vale nada. A acção vale tudo. Promessa sem acção é lixo. Nada mais.
o CEPA TORTA primeiro o JB esteve em comissões da ocde e acho que a direcçao do ministerio em que teve era da aárea de avaliaçao. (deve saber o que diz). de qq modo... gostava de ver isso que dizes escrito (documento) e nao só dito por ti. ja que falas em nao baixar as expectativas acho estranho que incluas os politecnicos nas classificaçoes em que a UBI figura acima do 10 ultimos e nos 5 primeiros (digo eu que sao duas ligas diferentes... nao estou a ver o IST ou univ de coimbra a considerar politecnicos). portanto por ai ja estou a ver o teu criterio (10 politecnicos em ultimo... a seguir a UBI). desconfio que pequenez e o teu nome do meio. Segundo: a avaliaçao das unidades de investigaçao é obviamente um bom indicador do ESTADO DA INVESTIGAÇAO na instituiçao. mas sendo que uma universidade e mais do que investigaçao parece-me que nao será assim tao bom indicador. ou porque tens 3 unidades VERY GOOD (dos 3 candidatos, de entre os quais o que baixa as expectativas - alias deve ter sido assim que conseguiu..) tens uma optima universidade? acho que no maximo tens alguma boa investigaçao, nao uma boa instituiçao. ao fim ao cabo vejo que o JB ja tem as expectativas acima das tuas: nao considera os politecnicos para classifcar a qualidade da UBI. ja agora cepa torta mete o link de documento que nao inclua politecnicos e em que a UBI esteja entao (como dizes) nos 5 primeiros e acima dos 10... a independente nao conta
Concordo com o “temos de mudar”. É inconcebível haver doutorados que não fazem publicações. Se fizeram um doutoramento, se já fizeram investigação antes, porque pararam? Não pode ser. Quem tem um doutoramento tem uma formação acima da média. Esta formação não é só para dar aulas. Para isso não é preciso um doutoramento. Também não é para fazer prestações de serviço ou projectos. O doutoramento dá bagagem para se saber investigar. Então pq não fazem? Pelo menos 1 por ano? Eu diria pelo menos 2 publicações ISI por ano. Não há desculpas. Foi para isso que se doutoraram. Como é que escolas como a U. Evora, UTAD, U. Açores e U. Algarve estão à nossa frente? Os doutorados de lá tem mais capacidade que os nossos? Não. É da interioridade? Todos somos do interior e a U. Açores está mais isolada que nós e tem melhores índice de investigação. E não venham dizer que é de ter muitas aulas ou disto e daquilo. Os outros também têm. Não pode ser!!!! Toca a trabalhar!!!
Bem me parecia que havia aqui um problema de interpretação: o candidato JB escreve: "A Universidade da Beira Interior irá ocupar um lugar no “ranking” das Universidades e Instituto Portugueses acima dos cinco últimos." Que institutos são estes: eu interpretei que eram os polítécnicos. Os outros, como o Técnico, pertencem a Universidades. É que nesse caso teremos de separar a UBI em faculdades... Quantos aos sítios onde JB esteve, o melhor é procurarem saber porque saiu sempre em conflito!
acho que tens de aprender um bocadinho sobre a autonomia das universidades e institutos.... a autonomia do IST em relaçao a utl nao é comparavel à de uma faculdade em relaçao à sua universidade. sabias que antes de haver UTL ja havia IST? nao prestaste atençao no secundario. o IST surgiu como instituiçao na 1ª republica... nao estava sob a alçada de nenhuma universidade. mas era-o. foi depois "engolida" pela UTL nao obstante conservar um nivel de autonomia maior do que qualquer faculdade. portanto nao e comparavel. portanto e um instituto mas nao um politecnico.. alias se tu fores ao site da UTL (http://www.utl.pt/) verificas que há faculdades paralelamente a institutos... Porque será? e nao e caso unico. nao fales sem saber... sobre o JB ter saido sempre em conflito... nao sabia que ja era preciso começar a atacar de forma pessoal... mas ok... realemente quando ja nao há mais argumentos... ja agora em vez de procurarmos, porque nao o mostras? e ja agora mostra tambem a estatistica (com institutos e sem politecnicos) em que a UBI esta nos primeiros 5 e acima dos 10 ou 5 ultimos... falar para o ar e facil, provar aquilo que nao e verdade e dificil...
que merda de discussao. CEPA TORTA em vez de seres burro ve a lei do ensino superior: no art. 5º fala-se em "instituiçoes do ensino superior nao integradas em universidades"... no artigo. 10º fala-se na denominaçao instituto superior ao lado da de faculdade. nao devem ser faculdades pois nao? diz alguma merda construtiva...
cepa torta é mesmo apropriado o nome e parece não querer sair de la, será que é um daqueles que não tinha dinheiro para estudar e o SS financiou? É tão tacanho como ele. As vezes é melhor não falar do que não se sabe e pedir a alguém que nos ajude. Foi o SS que te disse que o seu adversário deixa conflitos onde passa? Anda-te a enganar, ou será que ele confunde frontalidade, honestidade e muito trabalho com conflito. É melhor ser como SS, bajulador, cínico a dar prendinhas no natal ao pessoal do ministério!!
RJIES, ponto 4 do artº 10º: “Fica reservada para denominações dos estabelecimentos de ensino superior a utilização dos termos “universidade”, “faculdade”, “instituto superior”, “instituto universitário”, “instituto politécnico” e “escola superior”. Então de que institutos fala o candidato: superiores, universitários ou politécnicos? Se pretende ficar acima das cinco últimas universidade, MUITO BEM, estamos de acordo. Misturar institutos, vá-se lá saber quais, com universidades, é um argumento falacioso e foi só isso que quis dizer. Não é possível comparar o IST com a UP ou o ISEG com a UC. A questão dos conflitos não é nenhum ataque, mas uma chamada de atenção: o reitor lidera uma equipa e por isso deve ter uma personalidade que gere algum consenso. E não vale a pena vir para aqui falar de frontalidade porque não é disso que se trata. A frontalidade, quando fundamentada, une. Para terminar esta discussão quero apenas dizer que a frase que iniciou esta discussão é do mesmo calibre de uma outra onde se diz que, em caso de vitória, JB vai convidar os outros candidatos para vice-reitores. Pura demagogia. Foi para isso que chamei atenção: quem pretende ser reitor não pode apresentar um programa demagógico, incompleto e generalista. Uma nota final para dizer que não sou apoiante de nenhum candidato e tenho pena que não tenha aparecido alguém de fora.
acho que vamos tirar as duvidas nas audiçoes publicas. afinal e para isso que elas servem... qualificando este programa como demagogo, como classificas o do SS? ou mesmo o de AF com a sua lojinha da marca UBI? tu deves ter queda para advinho: tu sabes que e demagogo mas nunca o viste actuar directivament; tu sabes que nao tem uma personalidade que gere consenso e que vai haver conflitos porque sabes que ele teve sempre conflitos em todo lado (embora seja mentira e tu sabe-lo ou se nao sabes nao devias andar a dize.lo).espero para ver.... em vez de fazer previsao.
vice-reitor, pró reitor e presidente do cientifico.permite que a ubi seja roubada nos over dos projectos e vem agora divulga como se não fosse responsável do funcionamento da ubi
ss diz k devia ir dar aulas (saberá?) e fazer investigação (o que sabe ele). Mas como gosta de castigar a familia vai continuar, sera que casteleiro vai ser seu vice-reitor? Este homem fala na textil e papel ´não tem vergonha de ter deixado cair os dois cursos? Éo máiorrr
Concordo com este anónimo. Vou classificar os desempenhos dos 4 candidatos:
António Fidalgo 5 valores (uma prestação verdadeiramente fraca. Esperava bem mais. Muito mais. Não respondeu praticamente a nenhuma pergunta dos conselheiros.
Jorge Barata 16 valores (muito boa prestação. O único problema é que repetia muitas vezes a mesma ideia e não aprofundava muito as suas medidas).
João Queiroz 19 valores (um desempenho verdadeiramente excelente. Objectivo. Grande visão sobre a UBI. Respostas concretas e objectivas a todas as perguntas. Apresentação do plano verdadeiramente excelente.
Santos Silva 11 valores (apresentação inexistente do plano. Não tem estratégia nenhuma para a UBI. Só sabe fazer gestão de curto prazo. Seria um excelente administrador. Mas como Reitor é muito fraco. No ínicio das respostas teve uma prestação muito fraca, mas foi melhorando dado conhecer bem a UBI. Acabou bem. Daí a nota positiva.
Resumo: Dois bons candidatos a Reitor: João Queiroz e Jorge Barata.
Um bom candidato a Administrador: Santos Silva.
Espero que ganhe o João Queiroz ou o Jorge Barata. E depois caso um dos dois ganhe, escolhem o Santos Silva para Administrador da UBI. Assim sim. Seria excelente para a UBI.
Eu vi as mesmas audições, mas não tiro as mesmas conclusões:
AF: um senhor, com uma história de vida exemplar. Uma verdadeira lição do que deve ser um Reitor. Respeitado por todos, bom coordenador para uma equipa forte. JB: muito nervoso, ficou aquém do que vale. Está demasiado ressabiado contra Santos Silva e Queiroz o que lhe tolhe o pensamento. JQ: prestação típica de um tecnocrata, medidas avulsas viradas para a investigação, tudo centrado numa pretensa carreira que não é mais do que uma sucessão de nomeações. SS: a apresentação conhecida, dominando bem os assuntos e tendo ficado uns furos acima do habitual: o problema é que 13 anos cansam. Conclusão: António Fidalgo: Reitor Jorge Barata: Presidente do Instituto de Investigação João Queiroz: Vice-Reitor ou Pres. da FCS Santos Silva: Administrado ou Presidente da Fundação Nova Europa.
até posso concordar com o resto... mas relativamente ao JQ (que e definitivamente a tua opçao) nao posso concordar com a nota. teve 6 encavanços graves de entre os quais destaco: o assunto MELO como activo, note-se (nao passa por outra coisa que nao a continuidade...); o assunto dos overheads (nao sabe que o projecto dele nao deveria pagar overheads nesta univ e mesmo se o devesse ele nao era vice-reitor devendo garantir/contribuir para o bom funcionamento da universidade?); tanta experiencia se falava que tinha e, no entanto, para alem da noção de contabilidade analitica nao sabe mais nada; quer se candidatar a reitor ja com o novo RJIES, mas nao sabe o que a legislaçao diz, nomeadamente, no ambito dos serviços sociais?
Acho que provavelmente trocaste a nota... 19 para o JB e 16 para o JQ... é que se o desempenho do JQ foi "verdadeiramente excelente" (ainda que com aqueles encavanços que disse), o do JB tem de ser superior pois de facto a apresentaçao dele nao tem uma unica falha deste genero.
discordo de mais uma coisa... o santos silva como administrador?? se ele "tanto gosta" de dar aulas e fazer investigaçao (palavras dele na propria audiçao) deixa-lo voltar(/começar) a fazer isso.
AF tudo no osso, temos que se livrar das baratas, filosofo
JB boas ideias mas transparece rancor
JQ objectivo e esclarecedor - brilhante (não, nao sou lambe botas, loll)
SS tudo no osso mas com saco azul, medida apresentada trocar lampadas...
Intervençao de João Prata na audiçao de JQ foi infeliz, em vez de representar os funcionários, tentou foi salvar a pele, como chefe de divisao de planeamento.
o homem/mulher que dá notas aos candidatos como de costume muito (im)parcial. repetir quanto ao JB?!?!?! eu vi o prof. responder a tudo quanto lhe foi perguntado sem fugir... quanto a nao aprofundar as medidas: foi mostrado um slide com as 5 medidas prioritarias.. nao sei como se pode aprofundar mais. Quanto ao prof JQ: quanto ao desempenho verdadeiramente excelente, nas 3 perguntas do salema houve de facto... tem jeito para ler (AF e JB nao o fizeram).. nas restantes perg nao houve um à vontade tao grande. depois, se eu ganhasse mil contos por cada vez que ele repetiu a ideia "na minha experiencia como lider/presidente (e note-se LIDER) da faculdade de ciencias da saude..." nao estava agora a escrever aqui, ESTAVA EM CANCUN. concreto e objectivo??? os alunos têm razao quanto ao melo, mas ele é um activo e teria-o do meu lado; mas os alunos têm razao. desculpa concreto foi... coerente é que nao. ou entao teve medo de mostrar a sua posiçao... acho que uma pessoa que quer ser reitor de uma universidade tem de ter alguma firmeza quanto aquilo que pensa. (nao pode dizer que sim e que nao ao mesmo tempo, na mesma frase e relativamente ao mesmo assunto). quanto ao SS, no meio de tanta mentira... colhe-se que ha universidades que ganham 4800 por aluno e outras 3300 (ou 3600) o que e injusto (na opiniao do exmo.). realmente nao se pode concordar que quem seja mais produtivo receba mais... mostrou que nao tem visao nenhuma para o futuro a nao ser agarrar-se a tutela. aquela do parecer do ministério...
O mais lamentável foi mesmo a prestação dos alunos, que só estavam ali para tramar SS e, dois deles, para lamberem as botas a JQ: um (de Medicina) perguntou-lhe o que achava da página da UBI, outro papagaiou uma pergunta que o orientador de mestrado e apoiante de JQ lhe escreveu. Coitados!
anonimo das 10:10 se calhar nao reparaste bem nos tiques que o fidalgo demonstrou ao longo da apresentaçao (aabanar-se todo)... eu diria que estavam todos nervosos (o que ate e natural...)e nao vi alguma limitaçao no pensamento de JB. vi um plano de acçao a ser exposto. vamos ter um reitor a recitar poemas no CRUP e ao ministro? anonimo das 10:10 e das 11:55 acho que estao a confundir rancor e ressabiamento com ser capaz de marcar posiçao e querer cortar com a merda que foi feita ate agora pelo reitor e seus amigos (JQ, inclui-se enquanto vice-reitor?). de qualquer modo nao vejo que tenha sido uma apresentaçao tao virada para os dois ditos... opinioes... alias o unico momento em que se falou foi especificamente quando o prof paulo moniz (digo apoiante do sr queiroz) resolveu colocar uma certa questao nesse sentido. alias se bem me lembro ouvimos dizer do JB: que se ganhar ganhou, se nao ganhar, nao ganhou.
Ó anonimo que diz que o JQ foi esclarecedor e brilhante ve o comentario anterior ao teu e perguntate se ficaste esclarecido quanto ao melo, entre outras coisas...
1º) JQueiroz: apresentação calma, segura, sabe o que quer e se for eleito sabe o que fazer desde o 1º dia. Quem o ouve antevê um futuro com mais exigência para profs e funcionários mas isso é fundamental para a UBI ter futuro. 2.º) SSilva: domina a legislação, os projectos em curso e conhece os meandros do seu financiamento. Mas fora destas áreas é mais fraco e promete apenas a continuidade. Como alguém disse atrás estas são as qualidades de um administrador... O pior de tudo são os argumentos (pouco sérios) para a recandidatura... 3.º) JBarata: o melhor é que promete mudança e acredita-se que muita coisa mudaria, o pior é que parece ser o burocrata dos ministérios e dos standards de qualidade. A nível pessoal desconfia-se da sua arrogância, falta de diplomacia e falta de equipa. O entendimento com os alunos do CGeral nada altera. 4.º) AFidalgo: prestação pobre, parece já ter desistido, não se percebe o que se passa...
O anónimo (11.15) fala de encavanços graves de João Queiroz.
Dá-lhe jeito falar assim mas curiosamente JQ é o único que tem e assumiu uma solução para o problema Melo. Porque sim, caro amigo, é possível ter valor, ser um activo (pela capacidade de trabalho, domínio de toda a legislação do ensino, ...) e não estar adequado para as funções que agora ocupa;
Sobre os overheads, assunto que pelos vistos o anónimo tão bem domina, toda a gente sabe que são inscritos nos projectos de todas as instituições participantes desde que tenham neles verbas inscritas. A não ser que o actual reitor tenha estabelecido uma (oportuna) nova política que isenta os projectos de overheads. O que me parece é que (à tarde) os erros da secção de planeamento foram subtilmente encobertos com uma suposta nova política de apoio à investigação. Dá jeito a todos incluindo ao sr. conselheiro/funcionário que resolve "suspender" as suas funções de conselheiro por alguns minutos para tentar encontrar informação para desmentir o candidato. Uma aberração.
E que dizer da postura de um candidato que primou pela ausência no primeiro dia, em claro desrespeito pelos seus adversários, e utilizou centenas de vezes expressões como "eu fiz", "eu investiguei", "eu consegui" e depois disparou sobre o trabalho anterior como se não fosse co-responsável pelo que "não fez"?
engie: Quanto ao melo nem me vou pronunciar... foi o unico... Quanto aos overheads: nao tenho nenhum projecto, nao trabalho na divisao, tenho um conhecimento basico. de qualquer pressuponho que uma pessoa com tanto CV (entenda-se experiencia) sabe-o. nessa medida e sendo um candidato a reitor nao se deveria pautar por contribuir para o funcionamento regular da instituiçao a que quer presidir? nao deveria chamar a atençao para o erro, atendendo às funçoes de direcçao da instituiçao que desempenhou?
Investigador-docente nº2: Uma coisa é uma prestação segura, outra é uma prestação preparada: o candidato passou o dia anterior a estudar, em vez de estar na sessões, como mandam as regras básicas da boa educação. Quanto à exigência, sim, mas é exigir aos investigadores juniores que o deixem assinar os papers que nem lê para aumentar o CV.
ficou a faltar um ponto nos estatutos da universidade para que houvesse real independencia do conselho geral: Quem exerce funções de conselheiro não poderá ocupar cargos de nomeação pelo reitor durante o mandato para o qual vota/elege.
assim teriamos um conselho verdadeiramente independente e candidaturas sem "oferecimentos" ou "compras".
isto claro é inconcebivel e mais ainda quando o "lider" da lista vencedora do conselho geral se candidata a reitor... que bela catapulta.
Caro anónimo, Que esteja preparado é o que espero sempre do Reitor da UBI. De lamentar é quando os candidatos não levam a sério este momento (exº AFidalgo)
Faço parte dos muitos que esperam que daqui a poucos dias a mudança ocorra e JQueiroz seja o 3º Reitor da UBI!
Caro anónimo das 7.38: O senhor ou senhora só diz asneiras. Fala do que não sabe. Certamente deve ser uma pessoa com um CV mediocre. Trabalhe um bocadinho mais. Se as suas horas de trabalho fossem 1/10 das horas que o Professor Queiroz trabalha não teria o curriculum mediocre que deve ter. Vá publicar idiota.
de facto estamos a poucos dias de uma mudança historica na nossa universidade: um novo reitor que nao precisou de "comprar" votos; um novo reitor que nada tem que ver com o anterior, nao foi vice ou pro reitor. Os meus parabéns. Força Prof JB!
10:31 PM oh meu caro, vi todas, comparei. SS trampa pura, sem comentarios (linguagem absolutamente labrega), JQ entre os melhores de facto. JB sem duvida o mais sério, logo o mais aplaudido (corre o boato que salema o apoia), por fim JF...a poesia remteu o para o ridiculo e relacionou de forma excessiva a poesia, isto é, as artes e letras com a UBI, isto é, o conjunto de faculdades denominadas por UBI.
Na minha opiniao, JQ e JB restarão na corrida final.
no caso de corrida final entre JQ e JB obviamente ganha JQ pois é seguidor de SS. Ao longo destes anos tem compactuado com SS nas suas aldrabices. Algumas vez se tentou impor contra SS?
o que achei piada durante a audição de SS foi a conversa dele toda sobre o passos morgado como se fosse apoiado por este. mas, acho que quem queira perceber isto, basta lembrar ou tentar saber sobre a forma como o prof passos morgado saiu apos a subida de SS à reitoria...
Andava? A sério? JB é o maior. Corre o boato que o Canavilhas e o Tomé apoiam JB. É verdade? Se assim for, vamos ter a seguinte final: JB versus JQ. Por mim, fico satisfeito com a vitória de qualquer um deles. Força JB e JQ.
Podem fazer o barulho que quiserem, escrever milhões de comentários, inventar tudo e mais alguma coisa, mas a verdade é que JB nem os 5 votos dos alunos consegue.
Uns dizem que ganha JB. Outros, JQ. E ainda há quem tenha esperança em SS. Ou muito me engano, ou ainda vão ter uma grande surpresa com a votação de AF!
pois...realmente. visto que jorge barata falou na sua audiçao sempre em torno dos alunos, querendo até implementar um sistema de maior interacção destes dentro da universidade, e querendo beneficiar OS MELHORES com menores propinas ou nulas, a melhor opção mesmo é nao dar nem um único voto a esse senhor! Ele nem foi apregoado como um aluno exemplar nem nada...Aquele casteleiro só estava a elogiá-lo para que ele não ficasse triste.
JB conforme já disse, está-se completamente a borrifar para se ganha ou perde, porque na volta...quem perde ou ganha não é ele, mas sim os alunos e a UBI em si. Por isso força JB.
segundo a audição... QUEIRÓS NAO SABE OUVIR. QUEIRÓS É ARROGANTE PERANTE CRITICAS/QUESTÕES "CHATAS". QUEIRÓS RECUSA RESPOSTA A COISAS QUE NÃO LHE CONVÉM, UTILIZANDO COMO DESCULPA QUE NEM SEQUER 'INTERESSA AO CG DETERMINADA DISCUSSÃO'. QUEIRÓS GABA-SE. QUEIRÓS DESCULPA-SE. (Queirós trai...)
Felizmente DR. SALEMA CASCA EM QUEIRÓS. (Dr. Salema não apoia queirós claramente)
Querem este reitor com perfil de "ditador de bolso"? É este o perfil de reitor?! Querem ser ouvidos!? Querem poder criticar?! Queirós falha muito na sua ultima intervenção "sem as características do gabinete de educação médica...quais são as caracteristicas do gabinete de educação medica?!" - Dr. Salema: "As perguntas são ao contrário!"
Já viram o papel que andam a fazer? Em vez de andarem aqui no disse-que-se-disse, pq é que não estão a dar atenção aos alunos ou a fazer investigação? Depois chamem pela N. Senhora quando vier a avaliação a sério!!! Já tinham escrito 3 paragrafos de um paper. Deixem a politica pros catedráticos, candidatos e CG. A nossa missão é outra: produzir, produzir, produzir... parecem aquelas gajas que passam o tempo a dar à lingua e a falar mal umas das outras. A mim parece-me que esta chuva de comentarios vem da FE ... onde há mais candidatos. Não têm mais nada pra fazer?
anónimo das 8:08: oh burro afinal parece que conseguiam os 5 votos que sua esperteza dizia nem conseguir ter. ganhar??? claro era muito dificil, senao impossivel.. o cacique é que reina na mediocricidade.. vamos ver quem sao os vice reitores.. realmente como e que o prof barata poderia pensar ganhar umas eleiçoess simplesmente por merito sem comprar votos...
Anónimo das 6:54. Ó esperto, teve cinco na primeira volta porque dois do alunos trocaram o voto em JB à primeira pelo dos outros três em JQ na segunda volta. Como dizia o outro, "e o burro sou eu!". E agora volta para o laboratório, que nas últimas semanas não fizeste outra coisa a não ser colocar aqui comentários a apoiar o teu chefe.
oh burro: 5 votos, conseguiu. JQ precisava de 5 votos, mudaram-se os do JB para ganhar. uga buga. nao e meu chefe, nao te preocupes... eu diria que provavelmente o JB tinha mais apoiantes que nao só os do grupo de trabalho dele... se calhar nao. relativamente ao perder tempo: nao sei quais as tuas capacidades... mas eu sei que consigo fazer mais do que uma coisa (intervalando). e já agora tu nao perdes tempo qd vens responder?
Este anónimo das 12.47 é um grande idiota. O teu chefe é que levou uma grande lição. É só derrotas: 1) científico; 2) conselho geral; 3) reitoria. A próxima será na C. da Covilhã. Viva JB.
Aos três postais anteriores: tenho o tempo todo do mundo para vir aqui comentar porque é com os impostos da minha empresa que pagam os vossos salários. Quanto ao resto, é só ler o edital e verificar a transferência de votos. Só mais uma linha para dizer que me estou perfeitamente borrifando para quem seja o reitor da UBI pois não ganho nada com isso. Ao contrário de vocês, claro. Trabalhem, pá.
humm, ainda bem que o IRC é dos impostos menos "fugidos" do país... como tu obviamente nao sabes pois tens o contabilista a fazer esse trabalho. Enqto tu deduzes tudo o que podes e pagas uma merda de imposto. quem está na funçao publica tem retençao na fonte e nao tem esquemas de deduçoes... os restantes impostos que nao sobre rendimento todos pagamos. portanto nao me venhas com merdas de que es tu que sustentas o que quer que seja. da mesma forma que "tu tens todo o tempo do mundo" os outros tb poderao ter... nao?
96 comentários:
Para mim... era o João Rey.. claro! Qual é a dúvida?
Eu votaria no Prof. Fidalgo ou, em 2ºlugar,no prof. Barata. Nunca no prof. Queirós e o actual reitor já teve a sua oportunidade...
Eu votaria no Prof. Fidalgo ou, em 2ºlugar,no prof. Barata. Nunca no prof. Queirós e o actual reitor já teve a sua oportunidade...
bem, na minha opiniao deveria de ser o PISCO, mas como infelizmente o homem adormeceu-se, e nao entregou a candidatura a tempo, a minha segunda escolha sera talvez o prof JOAO QUEIROS.
LOL. Podia ser que fizesse melhor trabalho como Reitor do que fez pelo vídeo da semana académica.
Ou não...
Acjo que não há dúvidas apenas o prof. fidalgo daria um bom reitor!inteligente,firme e com vontade de mudança..
Prof. jorge Barata, e na pior das hipoteses, prof. antonio Fidalgo
O programa do homem do laço, não tem papas na língua. Chama os bois pelos nomes. O JQ parece que está com muita gana de se atirar ao bife, e isso não augura nada de bom. O Santos Silva... eh pa! 12 anos já não chega?!!
Quem é o pisco?
Eu votaria no actual REITOR sem duvida alguma. Mas vocês imaginam o prof Queiroz ou o prof Fidalgo a negociar orçamentos de estado para a UBI com o primeiro ministro ou o ministro do ensino superior??? por favor.
FORÇA REITOR
Mangas a reitor!!Mangas a reitor!!
Assim os inuteis iriam para a rua:)
Mas como gente competente não serve...venha o que vier é mau!!
Quem é o mangas? Quem é o pisco?
1) Prof. J. Queiroz: porque sabe o que quer para a UBI e pode garantir-lhe o prestígio de que necessita
2) Prof. S. Silva: bom na gestão corrente mas a UBI não é a Venezuela
3) Prof. J. Barata: precisa de experiência de gestão, UBI não é empresa industrial, programa de acção de facto não o favorece
4) Prof. A. Fidalgo: deve continuar nas Artes e Letras e ajudar o próximo reitor, aplica-se o princípio de Peter
"Mas vocês imaginam o prof Queiroz ou o prof Fidalgo a negociar orçamentos de estado para a UBI com o primeiro ministro ou o ministro do ensino superior???"
Este tipo de comentários é ridículo bastando para isso olhar para as outras universidades onde encontramos reitores com todo o tipo de background académico. Além disso estas atoardas parecem querer dizer que as pessoas devem eternizar-se nos cargos porque só pode ocupar o lugar de reitor quem tem experiência de reitor (ou de ministro? deputado?). Ou só SS consegue dominar as intricâncias do financiamento do ensino superior? Acresce que a frase só faz sentido porque o actual reitor parece ter centralizado em si todo esse tipo de negociações. O próximo reitor deve representar a UBI mas pode perfeitamente estar acompanhado nessas negociações.
Ridículo.
o mangas e o pisco se tivessem candidatado seriam opçoes muito boas, melhores que os candidatos existentes, mas tambem nao nos podemos esquecer que o noody (pedro venancio) tambem seria uma boa proposta para reitor, mas o homem prefere acabar o doutoramento primeiro, so lhe falta entregar a tese
acho piada que uma pessoa que ocupou cargos directivos no técnico e que foi director geral de serviços do ministério do ensino superior e da educação não tem experiência de gestão... Aconselho a cnsultar o CV antes de falarem... ou só se é gestor com experiência quando se ocupam cargos na UBI?
se calhar estes senhores escondem/ignoram a verdade para acreditarem na imagem dos seus... mas um facto não deixa de o ser se o ignorar-mos.
Bom se o trabalho destes 12 anos foi bom pq mudar? Só mudamos quando estamos mal e sinceramente acho que o actual reitor está a fazer um bom trabalho e deve haver continuidade! Estamos em tempos de crise e a crise pede estabilidade e não mudanças radicais!
Força SS!
Quem é o Mangas? Quem é o Pisco? Quem é o Noddy? Quem é o Vilas?
Não sabem... são so que vão ter os tachos do Rei... qdo este chegar a Reitor, claro!!!
Viva o Rey. Rey a Reitor. Deixa lá o Dep. de Arkitectura. É bem melhor estar no Olimpo!
Mangas - Vice-reitor pros copos
Pisco - Vice-reitor pr estourar o papel em festas
Noddy - Vice-reitor pras gajas
Vilas - Pro-reitor pros veteranos
Querem gestão meus amigos!? Querem um gestor!? Querem alguém cujos conhecimentos se fixam em gestão?!É que se é um gestor que querem candidato-me já, que tirei o dito curso com distinção e ando aflitinho para arranjar um misero trabalhito!
A PRINCIPAL FORMAÇÃO DE UM REITOR DEVE-SE BASEAR MAIORITARIAMENTE NA ÁREA DA E-D-U-C-A-Ç-Ã-O.
À volta desta, devemos avaliar a experiência que cada candidato possui (Jorge Barata dá a estalada principal, seguido de João Queirós, António Fidalgo e depois o pobre SS).
No caso de JB, realmente alguém que trabalha em serviços do ministerio, no instituto superior tecnico, no conselho isto, no conselho aquilo, director disto, director de aquilo, blá, blá, que introduz inclusivamente na candidatura metas de fundos a adquirir e resultados correspondentes (que por pouco se afastam)...será assim tão incapaz?
É necessário avaliar bem o CV de cada candidato, e principalmente assistir as audições, e só depois fazer esse tipo de juízos.
A propósito de Fidalgo "conta-se" que será cometido o suicidio de trazer Direito para a UBI.
Direito é em Coimbra meus amigos, ou no máximo em Lisboa! Não queiram pôr-se em aventuras, porque o dinheiro não cresce nas árvores dos canteiros da formosa UBI!
Caros colegas, eu não tomo partidos, eu avalio partes e encaro verdades. Só não vê quem não quer, e essa...é a maior cegueira.
"Estamos em tempos de crise e a crise pede estabilidade e não mudanças radicais!"
Oh Ana, mais um argumento inacreditável. Se fosse assim Obama nunca teria sido eleito. Obama personificava a mudança e os tempos já eram de crise.
Talvez o PS possa usar esse argumento a nível nacional na ausência de oposição credível. Contudo, nestas eleições existem alternativas credíveis e responsáveis (JQ, JB...) pelo que não há necessidade de continuar a fazer de SSilva o reitor mais antigo em funções em toda a academia portuguesa.
Tendo avaliado os vários candidatos a reitor penso que o melhor seria mesmo a continuação do SS visto que a universidade apesar de toda esta crise, não se tem safado mesmo nada mal. É claro que poderia ser melhor, pode sempre ser melhor ha melhorias a fazer em todos os aspectos mas penso que apensar de tudo o prestigio da nossa academia é cada vez mais reconhecido seja por empresas, seja por outras academias.
Não a entrada de novos cursos na UBI mas sim a melhoria das condições dos cursos já existentes! Há que implementar algumas regras de bolonha entre as quais a criação de "turmas" com 30 alunos no maximo para assim se melhorar a aprendizagem dos alunos. E segundo sei foi suspensa a nova lei que obrigava os alunos com apenas uma cadeira em atraso a andarem a pagar propinas um ano inteiro e a não se poderem matricular no ano posterior.
E atenção que apesar do texto não sou nenhum candidato a reitor nem nada do genero
Defendo a continuidade de Santos Silva! Tem feito um bom trabalho. Parabéns
Eu cá punha o Arkitecto Helder como Reitor. Ao menos a malta andava animada...
Qual é a dúvida?
Esta ana é uma lady parece uma velhota a falar...(a tal coisa do "senso-comum" não é...).
Se em 13 anos SS não combate a crise, ou é beatificado, ou se torna o harry potter, ou o noddy cujo Mundo é perfeito, ou nem em 4 a combaterá.
Pois é, baseando-me na teoria da Ana:
A HISTÓRIA DO CANALIZADOR:
Um canalizador tem o cano da torneira a verter. Fita-o e senta-se mesmo em frente a ele numa cadeira. Olha, olha, olha. Limita-me a olhar...
Passados 10 meses,
20
30 - o cano continua a verter e o canalizador já é como um peixe na agua.
40
50 - o canalizador adquire uma hipotermia
60 - o cano continua sem se AUTO-CONSERTAR
70 - o canalizador não se pode mexer senão provoca instabilidade ainda maior no cano!
80 - O canalizador tenta mudar de posição e alcançar o cano. STOP! Alta instabilidade! Grande crise explode.
90 - sendo que a técnica de ficar em frente ao cano, não resolve a fuga, o canalizador decide levantar-se e dizer
"EU NÃO VALHO NADA, E NÃO SOU COMPETENTE PARA ISTO!"
Perigosamente o novo candidato a canalizador usa uma farda verde mas não azul, gosta de gatos em vez de mulheres, e anda de pernas para o ar. Ninguém acredita que conseguirá consertar o cano problemático.
Oh, então mais vale deixar o mesmo, que é um nabo de facto, mas ao menos não se corre o risco de receber um que se mexa ainda menos.
Final da história mais acertado:
O bizarro novo canalizador ganha as eleições. Mau o dia em que pega na cadeira que cstumava estar em frente ao cano e parte-a em seis bocado, destroi todas as ferramentas do ex-canalizador, e sobrepoe as suas...
Estranhamente...o novo canalizador, bizarro ou não, consegue consertar finalmente o cano.
E depois os que sempre disseram que seria citam o belo do provérbio popular:
QUEM NÃO ARRISCA, NÃO PETISCA.
Eu votaria João Queiroz.
Ana = anónimo das 8:01 e 8:21, sempre a mesma pessoa, com idade para ser meu pai, sem argumentos para defender SS a não ser: "tem feito um bom trabalho", "não se tem safado nada mal". Que a mudança venha rapidamente para acabar com este suplício...
Prof. Fidalgo sem duvida
"Há que implementar algumas regras de bolonha entre as quais a criação de "turmas" com 30 alunos no maximo para assim se melhorar a aprendizagem dos alunos." - para quem não sabe, JB defende isto, vi numa sua entrevista. Mas apoia não 30, mas 20.
QUEREM O SS?
O ss é fraquito. Tem pouca energia. Pouca ideia. Pouco dinamisma.
SS JUNTA TE A TUA "MIÚDA" NA CONSTRUÇÃO CIVIL!
Só pelas eleiçoes da ubi a reitor, já ganhámos mais uma VERDADEIRA ALEGORIA DA CAVERNA para explicar aos horizontes menos alargados como funciona a vida!
Este canalizador é mais que um sócrates, um platão, um filósofo que o valha...é muito mais, meus amigos, MUITO MAIS!
Agora agradeça dona (dono) ana (ano), pois não é todos os dias que se aprende na internet conteúdo tão filosofico. Agora faça o seguinte, ponha a história do canalizador ao serviço da sua vida!
FELICIDADES A TODOS!
VOTA OBAMA!
O qu^?
"Há que implementar algumas regras de bolonha entre as quais a criação de "turmas" com 30 alunos no maximo .."
O Melo até dava pulos na cadeira. Pelos SA punha-se mas é 100 alunos por turma. Que se lixe a aprendizagem. O que é preciso e papel das nossas propinas e na gastar papel com Porfs...
Voces tão a brincar ou quê?
Deviam ter vergonha em vir aqui apoiar um candidato (JB) com este objectivo:
"A Universidade da Beira Interior
irá ocupar um lugar no “ranking” das Universidades e Instituto Portugueses
acima dos cinco últimos."
Acima, em bem acima, já nós estamos.
Concordo com o CEPA TORTA, a UBI está no primeiro lugar das Universidades da Cova da Beira e arredores (mas só existe uma, quer dizer que também estamos em último), e nos três ou quatros primeiros dos Politécnicos de Portugal.
Em 2010 vamos ser avaliados pela agência europeia de acreditação (atenção não é a EUA) e neste momento corremos o risco de perder o 2º e 3º ciclo. Caso isso aconteça passamos a ser os primeiros, os melhores, os maiores e únicos.
Força JB.
O CEPA TORTA é um grande atrasado mental. Onde é que nós estamos classificados acima das cinco últimas? Grande palhaço. Nem conhece a triste realidade onde está. Força JB, não ligue a estes merdas. Não passam de uns merdas.
JB a reitor.
oh minha querida cepa torta, para se chegar ao bom lugar no ranking e preciso chegar ao que nos dara acesso a isso: qualidade, inovação, perfeccionismo até. ENTENDEU?
Ou era preciso discriminar as 'boas acções do dia' todas?
há gente que tem a mente tão fechadita que até mete impressão.
Três anónimos, três asneiras: não há nenhum critério - repito - NENHUM em que a UBI esteja nos 5 últimos lugares entre universidades e politécnicos. Mais, nem nos últimos 10. Nalguns casos estamos mesmo entre os 5 primeiros.
E quanto à Agência Europeia de Avaliação, venha ela: como em todo o lado, temos áreas boas e áreas más, mas a avaliação das Unidades de Investigação é um bom indicador.
A vossa pequenez revela-se nestes pormenores: baixar as expectativas para depois aparecer como salvador.
Seja qual for o Reitor, a UBI só tem um caminho: produzir cientificamente.
Mas não é com essas tretas de projectos de prestações de serviços (que até pode ser entendido como concorrência desleal a empresas) ou cursos CET. A UBI não é uma empresa para andar a fazer estudos e serviços e para os docentes andarem a ganhar uns dinheirito extras. Já têm o seu ordenado, que é bem razoável face ao de muitas profissões. Quem quer ganhar mais dinheiro, vai para uma empresa privada ou monta uma. Os cursos CET foram criados para Politécnicos, não para as Universidades.
Todos os doutorados devem, por ano, produzir:
- Pelo menos uma publicação ISI (paper em revista ou conferencia, não interessa, tem de ser reconhecido) – mas cada docente deve ter uma como primeiro autor (não é 3 porem o nome na publicação que o mais novo, primeiro autor, faz… isso é batota);
- Estar evolvidos em, pelo menos, um projecto de investigação (FCT, QREN, ERC, dos centros de investigação, financiado por privados, não interessa, tem de ser de investigação, com carácter inovador e para gerar negócio ou ter aplicação prática, neste caso é claro que me refiro às áreas onde isso é possível);
- Estar envolvido numa orientação de tese com trabalho de investigação (não me digam que, com tantos 2º ciclos, não arranjam um aluno de mestrado?) e cada tese deve dar, pelo menos, um artigo (de preferência ISI) – não me digam que andamos a fazer teses para ficarem na gaveta?;
O que vier a mais (organização de eventos científicos, cargos de gestão, júris, doutorandos, pós-doct, etc.) é acréscimo importante, mas não deve prevalecer sobre os 3 pontos anteriores. Não deve ser tolerável haver pessoas que só pensam nos cargos de gestão para “compensar” a investigação que não fazem, nem os que se refugiam atrás de Júris ou põe o nome nos artigos dos mais novos.
Isto é o mínimo. Quem não o fizer, reforme-se, se puder, ou procure outra actividade.
não...é preferivel dizer eu faço mundos e fundos, por isso metam-me na reitoria, e depois nao conseguir cumprir.
Sempre preferi prometer, POR EXEMPLO, aos meus filhos menos coisas de uma vez, para que caso o dinheiro faltasse, ou até o tempo, a 'queda' nao fosse tão grande. A promessa vale nada. A acção vale tudo.
Promessa sem acção é lixo.
Nada mais.
será que a cepa torta está em no blog errado e não reparou que estamos a falar da ubi?
Apesar disso, tem um optimismo contagiante.
Voto cepa torta.
o CEPA TORTA primeiro o JB esteve em comissões da ocde e acho que a direcçao do ministerio em que teve era da aárea de avaliaçao. (deve saber o que diz). de qq modo... gostava de ver isso que dizes escrito (documento) e nao só dito por ti. ja que falas em nao baixar as expectativas acho estranho que incluas os politecnicos nas classificaçoes em que a UBI figura acima do 10 ultimos e nos 5 primeiros (digo eu que sao duas ligas diferentes... nao estou a ver o IST ou univ de coimbra a considerar politecnicos). portanto por ai ja estou a ver o teu criterio (10 politecnicos em ultimo... a seguir a UBI). desconfio que pequenez e o teu nome do meio. Segundo: a avaliaçao das unidades de investigaçao é obviamente um bom indicador do ESTADO DA INVESTIGAÇAO na instituiçao. mas sendo que uma universidade e mais do que investigaçao parece-me que nao será assim tao bom indicador. ou porque tens 3 unidades VERY GOOD (dos 3 candidatos, de entre os quais o que baixa as expectativas - alias deve ter sido assim que conseguiu..) tens uma optima universidade? acho que no maximo tens alguma boa investigaçao, nao uma boa instituiçao. ao fim ao cabo vejo que o JB ja tem as expectativas acima das tuas: nao considera os politecnicos para classifcar a qualidade da UBI. ja agora cepa torta mete o link de documento que nao inclua politecnicos e em que a UBI esteja entao (como dizes) nos 5 primeiros e acima dos 10... a independente nao conta
Concordo com o “temos de mudar”. É inconcebível haver doutorados que não fazem publicações. Se fizeram um doutoramento, se já fizeram investigação antes, porque pararam? Não pode ser.
Quem tem um doutoramento tem uma formação acima da média. Esta formação não é só para dar aulas. Para isso não é preciso um doutoramento. Também não é para fazer prestações de serviço ou projectos. O doutoramento dá bagagem para se saber investigar. Então pq não fazem? Pelo menos 1 por ano? Eu diria pelo menos 2 publicações ISI por ano. Não há desculpas. Foi para isso que se doutoraram.
Como é que escolas como a U. Evora, UTAD, U. Açores e U. Algarve estão à nossa frente? Os doutorados de lá tem mais capacidade que os nossos? Não. É da interioridade? Todos somos do interior e a U. Açores está mais isolada que nós e tem melhores índice de investigação.
E não venham dizer que é de ter muitas aulas ou disto e daquilo. Os outros também têm.
Não pode ser!!!! Toca a trabalhar!!!
Bem me parecia que havia aqui um problema de interpretação: o candidato JB escreve: "A Universidade da Beira Interior irá ocupar um lugar no “ranking” das Universidades e Instituto Portugueses acima dos cinco últimos."
Que institutos são estes: eu interpretei que eram os polítécnicos. Os outros, como o Técnico, pertencem a Universidades. É que nesse caso teremos de separar a UBI em faculdades...
Quantos aos sítios onde JB esteve, o melhor é procurarem saber porque saiu sempre em conflito!
acho que tens de aprender um bocadinho sobre a autonomia das universidades e institutos.... a autonomia do IST em relaçao a utl nao é comparavel à de uma faculdade em relaçao à sua universidade. sabias que antes de haver UTL ja havia IST? nao prestaste atençao no secundario. o IST surgiu como instituiçao na 1ª republica... nao estava sob a alçada de nenhuma universidade. mas era-o. foi depois "engolida" pela UTL nao obstante conservar um nivel de autonomia maior do que qualquer faculdade. portanto nao e comparavel. portanto e um instituto mas nao um politecnico.. alias se tu fores ao site da UTL (http://www.utl.pt/) verificas que há faculdades paralelamente a institutos... Porque será? e nao e caso unico. nao fales sem saber... sobre o JB ter saido sempre em conflito... nao sabia que ja era preciso começar a atacar de forma pessoal... mas ok... realemente quando ja nao há mais argumentos... ja agora em vez de procurarmos, porque nao o mostras? e ja agora mostra tambem a estatistica (com institutos e sem politecnicos) em que a UBI esta nos primeiros 5 e acima dos 10 ou 5 ultimos... falar para o ar e facil, provar aquilo que nao e verdade e dificil...
que merda de discussao. CEPA TORTA em vez de seres burro ve a lei do ensino superior: no art. 5º fala-se em "instituiçoes do ensino superior nao integradas em universidades"... no artigo. 10º fala-se na denominaçao instituto superior ao lado da de faculdade. nao devem ser faculdades pois nao? diz alguma merda construtiva...
cepa torta é mesmo apropriado o nome e parece não querer sair de la, será que é um daqueles que não tinha dinheiro para estudar e o SS financiou? É tão tacanho como ele. As vezes é melhor não falar do que não se sabe e pedir a alguém que nos ajude.
Foi o SS que te disse que o seu adversário deixa conflitos onde passa? Anda-te a enganar, ou será que ele confunde frontalidade, honestidade e muito trabalho com conflito. É melhor ser como SS, bajulador, cínico a dar prendinhas no natal ao pessoal do ministério!!
RJIES, ponto 4 do artº 10º: “Fica reservada para denominações dos estabelecimentos de ensino superior a utilização dos termos “universidade”, “faculdade”, “instituto superior”, “instituto universitário”, “instituto politécnico” e “escola superior”.
Então de que institutos fala o candidato: superiores, universitários ou politécnicos?
Se pretende ficar acima das cinco últimas universidade, MUITO BEM, estamos de acordo. Misturar institutos, vá-se lá saber quais, com universidades, é um argumento falacioso e foi só isso que quis dizer. Não é possível comparar o IST com a UP ou o ISEG com a UC.
A questão dos conflitos não é nenhum ataque, mas uma chamada de atenção: o reitor lidera uma equipa e por isso deve ter uma personalidade que gere algum consenso. E não vale a pena vir para aqui falar de frontalidade porque não é disso que se trata. A frontalidade, quando fundamentada, une.
Para terminar esta discussão quero apenas dizer que a frase que iniciou esta discussão é do mesmo calibre de uma outra onde se diz que, em caso de vitória, JB vai convidar os outros candidatos para vice-reitores. Pura demagogia. Foi para isso que chamei atenção: quem pretende ser reitor não pode apresentar um programa demagógico, incompleto e generalista.
Uma nota final para dizer que não sou apoiante de nenhum candidato e tenho pena que não tenha aparecido alguém de fora.
dEIXEM-SE DESTAS DISCUSSÕES DE MERDAS E VÃO MAS É FAZER INVESTIGAÇÃO E PAPERS. JA VIRAM O TEMPO QUE PERDEM A DAR À TECLA?
acho que vamos tirar as duvidas nas audiçoes publicas. afinal e para isso que elas servem... qualificando este programa como demagogo, como classificas o do SS? ou mesmo o de AF com a sua lojinha da marca UBI? tu deves ter queda para advinho: tu sabes que e demagogo mas nunca o viste actuar directivament; tu sabes que nao tem uma personalidade que gere consenso e que vai haver conflitos porque sabes que ele teve sempre conflitos em todo lado (embora seja mentira e tu sabe-lo ou se nao sabes nao devias andar a dize.lo).espero para ver.... em vez de fazer previsao.
a sondagem nao funciona... porque?
JB seja lambe-botas e hipocrita! A honestidade nunca levou a lado nenhum...
vota prof. fidalgo!
Será que ainda não perceberam aquilo que o JB quer dizer.
Quem são os membros do CRUP?
Universidades e um Instituto.
Francamente...
Força JB
SS nunca. JB sempre.
Força Professor JB.
vi a audição de JB, termina com salema a elogia-lo discretamente, e a salva de palmas. JB vai mudar a ubi! Para melhor
Pois devias ter visto a anterior.
A audição do JB foi uma verdadeira aula.
A UBI está a mudar.
Força JB.
vice-reitor, pró reitor e presidente do cientifico.permite que a ubi seja roubada nos over dos projectos e vem agora divulga como se não fosse responsável do funcionamento da ubi
ss diz k devia ir dar aulas (saberá?) e fazer investigação (o que sabe ele). Mas como gosta de castigar a familia vai continuar, sera que casteleiro vai ser seu vice-reitor? Este homem fala na textil e papel ´não tem vergonha de ter deixado cair os dois cursos? Éo máiorrr
Concordo com este anónimo.
Vou classificar os desempenhos dos 4 candidatos:
António Fidalgo 5 valores (uma prestação verdadeiramente fraca. Esperava bem mais. Muito mais. Não respondeu praticamente a nenhuma pergunta dos conselheiros.
Jorge Barata 16 valores (muito boa prestação. O único problema é que repetia muitas vezes a mesma ideia e não aprofundava muito as suas medidas).
João Queiroz 19 valores (um desempenho verdadeiramente excelente. Objectivo. Grande visão sobre a UBI. Respostas concretas e objectivas a todas as perguntas. Apresentação do plano verdadeiramente excelente.
Santos Silva 11 valores (apresentação inexistente do plano. Não tem estratégia nenhuma para a UBI. Só sabe fazer gestão de curto prazo. Seria um excelente administrador. Mas como Reitor é muito fraco. No ínicio das respostas teve uma prestação muito fraca, mas foi melhorando dado conhecer bem a UBI. Acabou bem. Daí a nota positiva.
Resumo:
Dois bons candidatos a Reitor: João Queiroz e Jorge Barata.
Um bom candidato a Administrador: Santos Silva.
Espero que ganhe o João Queiroz ou o Jorge Barata. E depois caso um dos dois ganhe, escolhem o Santos Silva para Administrador da UBI.
Assim sim. Seria excelente para a UBI.
Eu vi as mesmas audições, mas não tiro as mesmas conclusões:
AF: um senhor, com uma história de vida exemplar. Uma verdadeira lição do que deve ser um Reitor. Respeitado por todos, bom coordenador para uma equipa forte.
JB: muito nervoso, ficou aquém do que vale. Está demasiado ressabiado contra Santos Silva e Queiroz o que lhe tolhe o pensamento.
JQ: prestação típica de um tecnocrata, medidas avulsas viradas para a investigação, tudo centrado numa pretensa carreira que não é mais do que uma sucessão de nomeações.
SS: a apresentação conhecida, dominando bem os assuntos e tendo ficado uns furos acima do habitual: o problema é que 13 anos cansam.
Conclusão:
António Fidalgo: Reitor
Jorge Barata: Presidente do Instituto de Investigação
João Queiroz: Vice-Reitor ou Pres. da FCS
Santos Silva: Administrado ou Presidente da Fundação Nova Europa.
até posso concordar com o resto... mas relativamente ao JQ (que e definitivamente a tua opçao) nao posso concordar com a nota. teve 6 encavanços graves de entre os quais destaco: o assunto MELO como activo, note-se (nao passa por outra coisa que nao a continuidade...); o assunto dos overheads (nao sabe que o projecto dele nao deveria pagar overheads nesta univ e mesmo se o devesse ele nao era vice-reitor devendo garantir/contribuir para o bom funcionamento da universidade?); tanta experiencia se falava que tinha e, no entanto, para alem da noção de contabilidade analitica nao sabe mais nada; quer se candidatar a reitor ja com o novo RJIES, mas nao sabe o que a legislaçao diz, nomeadamente, no ambito dos serviços sociais?
Acho que provavelmente trocaste a nota... 19 para o JB e 16 para o JQ... é que se o desempenho do JQ foi "verdadeiramente excelente" (ainda que com aqueles encavanços que disse), o do JB tem de ser superior pois de facto a apresentaçao dele nao tem uma unica falha deste genero.
discordo de mais uma coisa... o santos silva como administrador?? se ele "tanto gosta" de dar aulas e fazer investigaçao (palavras dele na propria audiçao) deixa-lo voltar(/começar) a fazer isso.
AF tudo no osso, temos que se livrar das baratas, filosofo
JB boas ideias mas transparece rancor
JQ objectivo e esclarecedor - brilhante (não, nao sou lambe botas, loll)
SS tudo no osso mas com saco azul, medida apresentada trocar lampadas...
Intervençao de João Prata na audiçao de JQ foi infeliz, em vez de representar os funcionários, tentou foi salvar a pele, como chefe de divisao de planeamento.
o homem/mulher que dá notas aos candidatos como de costume muito (im)parcial. repetir quanto ao JB?!?!?! eu vi o prof. responder a tudo quanto lhe foi perguntado sem fugir... quanto a nao aprofundar as medidas: foi mostrado um slide com as 5 medidas prioritarias.. nao sei como se pode aprofundar mais. Quanto ao prof JQ: quanto ao desempenho verdadeiramente excelente, nas 3 perguntas do salema houve de facto... tem jeito para ler (AF e JB nao o fizeram).. nas restantes perg nao houve um à vontade tao grande. depois, se eu ganhasse mil contos por cada vez que ele repetiu a ideia "na minha experiencia como lider/presidente (e note-se LIDER) da faculdade de ciencias da saude..." nao estava agora a escrever aqui, ESTAVA EM CANCUN. concreto e objectivo??? os alunos têm razao quanto ao melo, mas ele é um activo e teria-o do meu lado; mas os alunos têm razao. desculpa concreto foi... coerente é que nao. ou entao teve medo de mostrar a sua posiçao... acho que uma pessoa que quer ser reitor de uma universidade tem de ter alguma firmeza quanto aquilo que pensa. (nao pode dizer que sim e que nao ao mesmo tempo, na mesma frase e relativamente ao mesmo assunto). quanto ao SS, no meio de tanta mentira... colhe-se que ha universidades que ganham 4800 por aluno e outras 3300 (ou 3600) o que e injusto (na opiniao do exmo.). realmente nao se pode concordar que quem seja mais produtivo receba mais... mostrou que nao tem visao nenhuma para o futuro a nao ser agarrar-se a tutela. aquela do parecer do ministério...
O mais lamentável foi mesmo a prestação dos alunos, que só estavam ali para tramar SS e, dois deles, para lamberem as botas a JQ: um (de Medicina) perguntou-lhe o que achava da página da UBI, outro papagaiou uma pergunta que o orientador de mestrado e apoiante de JQ lhe escreveu. Coitados!
anonimo das 10:10 se calhar nao reparaste bem nos tiques que o fidalgo demonstrou ao longo da apresentaçao (aabanar-se todo)... eu diria que estavam todos nervosos (o que ate e natural...)e nao vi alguma limitaçao no pensamento de JB. vi um plano de acçao a ser exposto. vamos ter um reitor a recitar poemas no CRUP e ao ministro? anonimo das 10:10 e das 11:55 acho que estao a confundir rancor e ressabiamento com ser capaz de marcar posiçao e querer cortar com a merda que foi feita ate agora pelo reitor e seus amigos (JQ, inclui-se enquanto vice-reitor?). de qualquer modo nao vejo que tenha sido uma apresentaçao tao virada para os dois ditos... opinioes... alias o unico momento em que se falou foi especificamente quando o prof paulo moniz (digo apoiante do sr queiroz) resolveu colocar uma certa questao nesse sentido. alias se bem me lembro ouvimos dizer do JB: que se ganhar ganhou, se nao ganhar, nao ganhou.
Ó anonimo que diz que o JQ foi esclarecedor e brilhante ve o comentario anterior ao teu e perguntate se ficaste esclarecido quanto ao melo, entre outras coisas...
de todos e sem dúvida JB foi o melhor.
Parabéns.
sobre essa da questao do moniz, o que eu acho e que ela demonstrou que quem esta ressabiado nao e o prof barata mas o JQ e o seu amigo.
está quase prof. JB!
O meu veredicto final é:
1º) JQueiroz: apresentação calma, segura, sabe o que quer e se for eleito sabe o que fazer desde o 1º dia. Quem o ouve antevê um futuro com mais exigência para profs e funcionários mas isso é fundamental para a UBI ter futuro.
2.º) SSilva: domina a legislação, os projectos em curso e conhece os meandros do seu financiamento. Mas fora destas áreas é mais fraco e promete apenas a continuidade. Como alguém disse atrás estas são as qualidades de um administrador... O pior de tudo são os argumentos (pouco sérios) para a recandidatura...
3.º) JBarata: o melhor é que promete mudança e acredita-se que muita coisa mudaria, o pior é que parece ser o burocrata dos ministérios e dos standards de qualidade. A nível pessoal desconfia-se da sua arrogância, falta de diplomacia e falta de equipa. O entendimento com os alunos do CGeral nada altera.
4.º) AFidalgo: prestação pobre, parece já ter desistido, não se percebe o que se passa...
O anónimo (11.15) fala de encavanços graves de João Queiroz.
Dá-lhe jeito falar assim mas curiosamente JQ é o único que tem e assumiu uma solução para o problema Melo. Porque sim, caro amigo, é possível ter valor, ser um activo (pela capacidade de trabalho, domínio de toda a legislação do ensino, ...) e não estar adequado para as funções que agora ocupa;
Sobre os overheads, assunto que pelos vistos o anónimo tão bem domina, toda a gente sabe que são inscritos nos projectos de todas as instituições participantes desde que tenham neles verbas inscritas. A não ser que o actual reitor tenha estabelecido uma (oportuna) nova política que isenta os projectos de overheads. O que me parece é que (à tarde) os erros da secção de planeamento foram subtilmente encobertos com uma suposta nova política de apoio à investigação. Dá jeito a todos incluindo ao sr. conselheiro/funcionário que resolve "suspender" as suas funções de conselheiro por alguns minutos para tentar encontrar informação para desmentir o candidato. Uma aberração.
E que dizer da postura de um candidato que primou pela ausência no primeiro dia, em claro desrespeito pelos seus adversários, e utilizou centenas de vezes expressões como "eu fiz", "eu investiguei", "eu consegui" e depois disparou sobre o trabalho anterior como se não fosse co-responsável pelo que "não fez"?
engie:
Quanto ao melo nem me vou pronunciar... foi o unico...
Quanto aos overheads: nao tenho nenhum projecto, nao trabalho na divisao, tenho um conhecimento basico. de qualquer pressuponho que uma pessoa com tanto CV (entenda-se experiencia) sabe-o. nessa medida e sendo um candidato a reitor nao se deveria pautar por contribuir para o funcionamento regular da instituiçao a que quer presidir? nao deveria chamar a atençao para o erro, atendendo às funçoes de direcçao da instituiçao que desempenhou?
Investigador-docente nº2:
Uma coisa é uma prestação segura, outra é uma prestação preparada: o candidato passou o dia anterior a estudar, em vez de estar na sessões, como mandam as regras básicas da boa educação. Quanto à exigência, sim, mas é exigir aos investigadores juniores que o deixem assinar os papers que nem lê para aumentar o CV.
ficou a faltar um ponto nos estatutos da universidade para que houvesse real independencia do conselho geral:
Quem exerce funções de conselheiro não poderá ocupar cargos de nomeação pelo reitor durante o mandato para o qual vota/elege.
assim teriamos um conselho verdadeiramente independente e candidaturas sem "oferecimentos" ou "compras".
isto claro é inconcebivel e mais ainda quando o "lider" da lista vencedora do conselho geral se candidata a reitor...
que bela catapulta.
Caro anónimo,
Que esteja preparado é o que espero sempre do Reitor da UBI. De lamentar é quando os candidatos não levam a sério este momento (exº AFidalgo)
Faço parte dos muitos que esperam que daqui a poucos dias a mudança ocorra e JQueiroz seja o 3º Reitor da UBI!
Caro anónimo das 7.38:
O senhor ou senhora só diz asneiras. Fala do que não sabe. Certamente deve ser uma pessoa com um CV mediocre. Trabalhe um bocadinho mais. Se as suas horas de trabalho fossem 1/10 das horas que o Professor Queiroz trabalha não teria o curriculum mediocre que deve ter. Vá publicar idiota.
de facto estamos a poucos dias de uma mudança historica na nossa universidade: um novo reitor que nao precisou de "comprar" votos; um novo reitor que nada tem que ver com o anterior, nao foi vice ou pro reitor.
Os meus parabéns.
Força Prof JB!
10:31 PM
oh meu caro, vi todas, comparei. SS trampa pura, sem comentarios (linguagem absolutamente labrega), JQ entre os melhores de facto. JB sem duvida o mais sério, logo o mais aplaudido (corre o boato que salema o apoia), por fim JF...a poesia remteu o para o ridiculo e relacionou de forma excessiva a poesia, isto é, as artes e letras com a UBI, isto é, o conjunto de faculdades denominadas por UBI.
Na minha opiniao, JQ e JB restarão na corrida final.
no caso de corrida final entre JQ e JB obviamente ganha JQ pois é seguidor de SS. Ao longo destes anos tem compactuado com SS nas suas aldrabices. Algumas vez se tentou impor contra SS?
o que achei piada durante a audição de SS foi a conversa dele toda sobre o passos morgado como se fosse apoiado por este. mas, acho que quem queira perceber isto, basta lembrar ou tentar saber sobre a forma como o prof passos morgado saiu apos a subida de SS à reitoria...
O JB estave ontem nas artes e letras. A dar ou a pedir apoio?
Andava? A sério? JB é o maior. Corre o boato que o Canavilhas e o Tomé apoiam JB. É verdade? Se assim for, vamos ter a seguinte final: JB versus JQ. Por mim, fico satisfeito com a vitória de qualquer um deles.
Força JB e JQ.
concerteza andava a comprar alguém a feijões. Santo Deus...
E os alunos, quem apoiam eles?
Podem fazer o barulho que quiserem, escrever milhões de comentários, inventar tudo e mais alguma coisa, mas a verdade é que JB nem os 5 votos dos alunos consegue.
Uns dizem que ganha JB. Outros, JQ.
E ainda há quem tenha esperança em SS.
Ou muito me engano, ou ainda vão ter uma grande surpresa com a votação de AF!
EU VOTAVA NO JB,
é de longe o MELHOR
pois...realmente.
visto que jorge barata falou na sua audiçao sempre em torno dos alunos, querendo até implementar um sistema de maior interacção destes dentro da universidade, e querendo beneficiar OS MELHORES com menores propinas ou nulas, a melhor opção mesmo é nao dar nem um único voto a esse senhor!
Ele nem foi apregoado como um aluno exemplar nem nada...Aquele casteleiro só estava a elogiá-lo para que ele não ficasse triste.
JB conforme já disse, está-se completamente a borrifar para se ganha ou perde, porque na volta...quem perde ou ganha não é ele, mas sim os alunos e a UBI em si.
Por isso força JB.
segundo a audição...
QUEIRÓS NAO SABE OUVIR.
QUEIRÓS É ARROGANTE PERANTE CRITICAS/QUESTÕES "CHATAS".
QUEIRÓS RECUSA RESPOSTA A COISAS QUE NÃO LHE CONVÉM, UTILIZANDO COMO DESCULPA QUE NEM SEQUER 'INTERESSA AO CG DETERMINADA DISCUSSÃO'.
QUEIRÓS GABA-SE.
QUEIRÓS DESCULPA-SE.
(Queirós trai...)
Felizmente DR. SALEMA CASCA EM QUEIRÓS.
(Dr. Salema não apoia queirós claramente)
Querem este reitor com perfil de "ditador de bolso"?
É este o perfil de reitor?! Querem ser ouvidos!? Querem poder criticar?! Queirós falha muito na sua ultima intervenção "sem as características do gabinete de educação médica...quais são as caracteristicas do gabinete de educação medica?!" - Dr. Salema: "As perguntas são ao contrário!"
Nada mais por dizer.
Já viram o papel que andam a fazer?
Em vez de andarem aqui no disse-que-se-disse, pq é que não estão a dar atenção aos alunos ou a fazer investigação? Depois chamem pela N. Senhora quando vier a avaliação a sério!!!
Já tinham escrito 3 paragrafos de um paper. Deixem a politica pros catedráticos, candidatos e CG.
A nossa missão é outra: produzir, produzir, produzir... parecem aquelas gajas que passam o tempo a dar à lingua e a falar mal umas das outras.
A mim parece-me que esta chuva de comentarios vem da FE ... onde há mais candidatos. Não têm mais nada pra fazer?
Então alguem sabe do SS? estará na reunião do CG? Hum se calhar está à escuta atras da porta...
anónimo das 8:08:
oh burro afinal parece que conseguiam os 5 votos que sua esperteza dizia nem conseguir ter.
ganhar??? claro era muito dificil, senao impossivel.. o cacique é que reina na mediocricidade.. vamos ver quem sao os vice reitores.. realmente como e que o prof barata poderia pensar ganhar umas eleiçoess simplesmente por merito sem comprar votos...
Anónimo das 6:54.
Ó esperto, teve cinco na primeira volta porque dois do alunos trocaram o voto em JB à primeira pelo dos outros três em JQ na segunda volta. Como dizia o outro, "e o burro sou eu!".
E agora volta para o laboratório, que nas últimas semanas não fizeste outra coisa a não ser colocar aqui comentários a apoiar o teu chefe.
hahahahaha olha para este aqui em cima, há gente que consegue fazer figura de burra, num só paragrafo. Quem não sabe não fala amigo.
oh burro: 5 votos, conseguiu. JQ precisava de 5 votos, mudaram-se os do JB para ganhar. uga buga. nao e meu chefe, nao te preocupes... eu diria que provavelmente o JB tinha mais apoiantes que nao só os do grupo de trabalho dele... se calhar nao. relativamente ao perder tempo: nao sei quais as tuas capacidades... mas eu sei que consigo fazer mais do que uma coisa (intervalando). e já agora tu nao perdes tempo qd vens responder?
Este anónimo das 12.47 é um grande idiota. O teu chefe é que levou uma grande lição. É só derrotas: 1) científico; 2) conselho geral; 3) reitoria.
A próxima será na C. da Covilhã.
Viva JB.
Aos três postais anteriores: tenho o tempo todo do mundo para vir aqui comentar porque é com os impostos da minha empresa que pagam os vossos salários.
Quanto ao resto, é só ler o edital e verificar a transferência de votos.
Só mais uma linha para dizer que me estou perfeitamente borrifando para quem seja o reitor da UBI pois não ganho nada com isso. Ao contrário de vocês, claro. Trabalhem, pá.
humm, ainda bem que o IRC é dos impostos menos "fugidos" do país... como tu obviamente nao sabes pois tens o contabilista a fazer esse trabalho. Enqto tu deduzes tudo o que podes e pagas uma merda de imposto. quem está na funçao publica tem retençao na fonte e nao tem esquemas de deduçoes... os restantes impostos que nao sobre rendimento todos pagamos. portanto nao me venhas com merdas de que es tu que sustentas o que quer que seja.
da mesma forma que "tu tens todo o tempo do mundo" os outros tb poderao ter... nao?
Enviar um comentário