segunda-feira, janeiro 21, 2008

Pedro Guedes defende aeroporto junto à PLIE

O autor do Plano Estratégico para o Turismo da Serra da Estrela defendeu, em Manteigas, a construção de um aeroporto de internacional “low cost” próximo da Plataforma Logística de Iniciativa Empresarial (PLIE) da Guarda. “Na Guarda é que se faz a distribuição do tráfego rodoviário. Na Guarda é que tem de ser feito o aeroporto”, disse Pedro Guedes de Carvalho no “Forúm Económico e Social”, realizado no sábado, sob a temática "Estratégia para o desenvolvimento sustentável, investimento, empreendedorismo e inovação".

Responsável pela elaboração do capítulo sobre turismo no Plano Regional de Ordenamento do Território (PROT) da Região Centro, Pedro Guedes de Carvalho lembrou que defende a construção do aeroporto na Guarda, mas que a opinião “é justificada e meramente pessoal”. Segundo aquele responsável, docente da Universidade da Beira Interior, a construção de um aeroporto internacional de “low cost” está consagrado no PROT, embora não aponte uma localização. “Neste momento, temos seis candidaturas para a construção de aeroportos na Região Centro”, lembrou, frisando os casos da Covilhã, Castelo Branco, Fátima, Leiria, Aveiro e Figueira da Foz.
“Monte Real [Leiria] está em grande e ganhou peso com a decisão do Governo de construir o aeroporto em Alcochete. Fátima já disse que seria o Vaticano a construir como que a dizer que não existiriam custos”, acrescentou Pedro Guedes de Carvalho, sublinhando que a decisão não está tomada e defendendo, por isso, “um amplo debate sobre a localização do aeroporto”.

Diário XXI

Sem comentários: