quinta-feira, janeiro 17, 2008

NC_Em destaque UBI


Biotecnologia é o novo curso da UBI

Aposta para o ano

Neste momento a licenciatura está para registo e a instituição espera receber os primeiros alunos da área no próximo ano lectivo

No próximo ano lectivo a Universidade da Beira Interior (UBI) deverá receber os primeiros alunos da nova licenciatura: Biotecnologia. A novidade foi adiantada ao Notícias da Covilhã pelo reitor da instituição, Manuel Santos Silva, numa entrevista a publicar na próxima edição.
“A Biotecnologia surge num ambiente em que se produz já uma investigação significativa nessa área. E portanto, surge já com uma certa naturalidade, para complementar as formações que já fazemos”, frisa o reitor, que menciona as licenciatura já existentes em Bioquímica, Química, Ciências Farmacêuticas, Ciências Biomédicas e medicina.
Santos Silva realça que a UBI tem sempre em conta quando pondera abrir um novo curso que se tem uma estrutura física capaz para o acolher e a garantia de um corpo docente qualificado. Requisitos que considera estarem satisfeitos, para avançar com a nova licenciatura.
O processo está já encaminhado. Neste momento, encontra-se para registo na Direcção-Geral do Ensino Superior, de modo a que todas as exigências burocráticas estejam ultrapassadas na altura de as vagas serem atribuídas e o novo curso posa abrir em Outubro.
Segundo o reitor, a universidade tem sempre novas licenciaturas em perspectiva. No entanto, salienta que existe a preocupação “de não abrir cursos com designações que sejam apenas apelativas para captar alunos”. “Preocupámo-nos sempre com formações necessárias para o desenvolvimento do País, que fizessem sentido”, acentua Manuel Santos Silva.
Na página da Internet da Ordem dos Biólogos, biotecnologia é descrita como uma actividade, que recorre a seres vivos e aos seus componentes para a produção de bens e serviços. Trata-se de uma área que requer conhecimentos fundamentais da biologia, associados aos da engenharia.
Na enciclopédia online Wikipédia a biotecnologia é referida como “qualquer aplicação tecnológica que use sistemas biológicos, organismos vivos ou derivados destes, para fazer ou modificar produtos ou processos para usos específicos
."
Noticias da Coivlhã

Sem comentários: