quarta-feira, março 12, 2008

Adeus Mercado Municipal....


O Mercado Municipal da Covilhã parece que tem os dias contados, pelo menos para aquilo a que nós estavamos habituados, da "lena" da fruta, das couves, ao "manel" dos chouriços, da cigana que deambulava pela praça, a menina amélia,dos bolos, a 0,30€...bem pelo menos não para já, pois os comerciantes do piso de baixo ainda se vão manter por mais uns tempos, mas acreditamos que não por muito mais.

Os comerciantes do último piso e como todos sabem, pelo menos aqueles que leram em carta aberta um desabafo de um comerciante, não só aqui na máfia como também na comunicação social das beiras, receberam uma carta da Câmara Municipal da Covilhã, dando conta da sua saída, obrigando os comerciantes contra vontade dos mesmos a abandonar o Mercado Municipal da Covilhã, tendo os mesmos pago o seu lugar, tendo portanto direito a eles.
No entender da Cãmara Municipal da Covilhã tal não acontece e acabou por pôr na rua 15 comerciantes que durante muito e muitos anos fizeram as delícias de todos nós.

Quem não se lembra de subir aquelas escadas íngremes com os azulejos trocados, de mão dada com a nossa mãe, dando a sensação de que estariamos virados do avesso. Quem não se lembra daquela vista magnífica de quando se chegava ao pátio(eu puto empoleirava-me em caixas de cartão de sapatos vendidos) e se vislumbrava parte da cidade e da Cova da Beira.

Pois é...tudo isso já acabou há alguns anos, pois o Mercado já não tem a vivacidade de outrora,nós já não somos putos, já não brincamos ás apanhadas enquanto as nossas mães faziam as compras, e as nossas palavras já não esvoçam pelo vento ecoando nas galerias e escadas que percorriamos velozmente.

Não sei qual o projecto delineado pela Câmara Municipal da Covilhã, mas as obras já começaram. Fala-se num elevador e num possível mini/super/hiper mercado....adeus mercado e obrigado pelas recordações

Sem comentários: