sexta-feira, julho 01, 2005

O Portuga tem coisas...

Se há coisas que me irritam quando vou na estrada, ou quando dou um passeio a pé pela cidade ou por outro sítio qualquer é ver um gajo/gaja atirar o “lixinho” para o chão.

Ele é recipientes dos Iogurtes ele é lenços de papel ele é maços de tabaco, cigarrinhos então é mato! Até fraldas descartáveis o/a portuga atira pela janela do bólide em movimento.

Hoje logo pela manhã quando vinha para o trabalho, no meu trajecto habitual, em plena via rápida num cruzamento “semaforado” estava um carro meio parado (com o sinal verde aberto) e eu lá abrandei atrás do carro com a minha calma matinal... Nisto o animal manda com uma garrafa do Iogurtes líquido pela janela fora!

Fiquei turvado e ...POOOOOOO... toca de colar a buzina e fazer sinais de luzes ao energúmeno.
Mas o mais incrível foi que o gajo pensou que eu estava zangado por ele estar a andar devagar e, tenho quase a certeza, que não percebeu que todo aquela algazarra era pelo lixo deitado para a berma da estrada!!

Este comportamento incivilizado repete-se dia após dia e eu só tenho uma teoria que passo a partilhar com vocês.

São comportamentos reprimidos! Comportamentos reprimidos?

Isto é gente (não é agente das forças da ordem), que vive em casas super arrumadas, que tem que tirar os sapatos a entrada para não sujarem os tapetes e soalhos magistralmente polidos e re polidos, não podem por os pés de cima do sofá e no caso dos machos têm que mijar sentados para não deixarem a casa de banho como o urinol público.

Vivem reprimidos nas próprias casas, com os comandos dos aparelhos cuidadosamente envolvidos em película aderente que é para não se estragarem. Depois o cenário repete-se no carro que é religiosamente, esfregado, polido, aspirado e perfumado nas tardes soalheiras de sábado, semana após semana e por vezes acrescenta-se mais um adereço (um escape cromado ou mesmo um clássico do artesanato: o croché com o papel higiénico na chapeleira). Mais repressão...

Chegam à rua e é o que se vê, toca de emporcalhar esta merda toda! Aqui ninguém me lixa a cabeça! E toca de atirar merdas para o chão das cidades, e por esses campos fora. É fácil, é só abrir a janela e “zuca”...

Resume-se a uma questão de educação, boas maneiras e consciência cívica. Libertem-se deitem o lixo, as piriscas dos cigarros e afins nas vossas casas, atrás do sofá, por baixo da cama, espaço não falta!

Temos que viver todos juntos e partilhar os espaços, o lixo não se atira para o chão!

Quero uma Cova e um Portugal limpo!

Até Breve

El Touchê

Nota. Já agora que estou em maré ecologista, separem o lixo: Vidro, Embalagens e Papel.
Experimentem não custa nada, o IVA mantêm-se inalterado nestas operações!

Sem comentários: