quarta-feira, maio 18, 2005

A Crise!?

A crise está aí outra vez! Sim a CRISE!

O terror das Portuguesas e Portugueses que não nos larga há, pelo menos três anos se a memória não me falha.

Mas o que é a Crise? A que é que se deve?

Fazendo uma observação pelo país verifica-se que cada vez há mais prédios e casas novas, basta vermos a nossa bela Cova entregue à exploração imobiliária que a descaracteriza e a sufoca.

A quem se deve tamanha exploração?

Óbvio! Aos patos bravos. E mais quem?
Exactamente às autarquias, e no que toca à nossa Cova à CM da Cova, mais concretamente ao seu Presidente que a troco de “prendinhas”, vai passando alvarás de construção a torto e a direito. No entanto não acredito que seja só ele a aproveitar-se da voracidade e da falta de escrúpulos dos Patos Bravos. Existem outros que de uma forma ou de outra contribuem para o actual estado de coisas... Que outros?

Óbvio! Ou talvez nem tanto...mas era interessante saber quem tem muitos imóveis para alugar a tantos estudantes universitários que durante alguns anos da sua passagem por estas paragens vão alimentando este negócio paralelo que escapa aos impostos e a todas as obrigações que advêm do aluguer de imóveis. Aqui tenho em crer que os altos responsáveis da iuniversidade a IUBI dão o seu contributo nesta exploração(quer directa ou indirectamente).

Bem, mas o que é que isto tem a ver com a crise, para estes não há crise de certeza, pois alimentam-se das "migalhas" do sistema!

Ora vejamos, instituiu-se no nosso país e a Cova não é excepção que um Homem que é alguém tem que ter uma casa. Nem que para isso tenha que despender mais de 80% do seu rendimento durante 40 anos para concretizar essa demanda: a de ser Proprietário.

E depois as coisas não correm muito bem, alguém perde o emprego (bem escasso na Cova) e depois lá se vai a casa e fica-se em Crise!

Se juntarmos à casa, o equipamento a condizer, mobiliário para todas as assoalhadas, que inclui máquina de lavar roupa, secar roupa, lavar loiça, TV, Home Cinema, DVD, Hi-Fi,..., tudo comprado em suaves prestações mensais. E ainda a bela da máquina para passear aos domingos e impressionar a vizinhança. Temos então mais alguns parâmetros da equação cujo resultado é como sabemos: A Crise.

E a tudo isto o Governo central assiste e a alimenta, a começar com o seu exemplo de gestão dos bens comuns, toda esta loucura generalizada...E... Quem é que lucra com isto?

Os Bancos e os banqueiros que mais uma vez apresentaram crescimento de mais ou menos 40% nos lucros. Estes também não estão em crise, são o cerne do sistema, pois fazem o que querem e sobra-lhes tempo. Exploram os trabalhadores, roubam os clientes nas taxas, comissões e afins e roubam o Estado à força toda, com o Governo da nação a colaborar, colocando parte desses lucros em Off Shores como o da ilha da Madeira alimentando o último ditador da Europa Ocidental.

Pois é isto a Crise.
Mas nem o nosso Estado escapa, também ele está em crise pois ao exemplo do resto da Sociedade gasta todos os anos mais do que aquilo que pode ou melhor do que aquilo que o Governo pensa gastar...chamam a isso o Deficit (no ano passado mais um recorde 7%).

Não é preciso ser economista, gestor, administrador do banco de Portugal para vermos que a situação actual está a chegar ao ponto de ruptura, que o povo português em geral e os da Cova em particular estão prestes a entrar em colapso económico.

Resta saber até quando isto se vai aguentar...?
Quanto tempo mais vamos levar a compreender que o modelo social em vigor não nos serve a nós, Povo, Sociedade, Humanidade. Só serve o interesse de meia dúzia de indíviduos que fazem parte do sistema! Este sistema é diferente do outro sistema mais falado e propalado pelo DC!

Este sistema tem um nome... vocês sabem o nome do sistema, ou não sabem?

Abram a pestana!

Até Breve...

El Touchê

Sem comentários: