terça-feira, novembro 23, 2010

"Fraldinhas" chega ao CHCB

O Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB) distribuiu ontem fraldas reutilizáveis pelas recém-mamãs daquela unidade com o intuito de sensibilizar a população em geral para a quantidade de resíduos provenientes da utilização de fraldas descartáveis que, de ano para ano, aumentam a ritmo acelerado.

A iniciativa foi promovida pela Empresa Geral do Fomento e pela Resiestrela (empresas responsáveis por assegurar o tratamento e valorização dos resíduos sólidos urbanos) em conjunto com a Quercus e nasceu da necessidade de colmatar a inexistência de soluções de reciclagem de fraldas em Portugal, refere o CHCB em nota de imprensa.

O projecto baptizado de "Fraldinhas" visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida e surge no âmbito da "Semana da Prevenção de Resíduos" que decorre até ao próximo dia 28.

Durante esta semana, que se iniciou no passado sábado, cerca de 1800 bebés nascidos nas áreas de intervenção dos Sistemas EGF, irão receber Kit's com fraldas reutilizáveis para poderem experimentar esta solução alternativa às fraldas descartáveis.

Segundo os promotores, estas fraldas foram inspiradas no cuidado e dedicação das tradicionais fraldas de pano, mas acompanham o ritmo das gerações actuais. São laváveis, económicas, saudáveis e amigas do ambiente, aponta o CHCB em nota.

Prevê-se com este projecto a redução em cerca de uma tonelada por bebé da quantidade de resíduos de fraldas produzidos actualmente e que são encaminhados para tratamento e deposição em aterro sanitário.



1 comentário:

Anónimo disse...

Até pareceria interessante, se o CHCB, tivesse algum interesse no ambiente.
Andam, a aproveitar-se da campanha da resistrela, quando deveriam era preocupar-se em separar o lixo que produzem, pois o plastico, o vidro, e o papel vão todos para o lixo comum.
Deveriam era começar por aí, para que esta acção iniciada agora, fosse sustentável e fizesse parte das boas práticas ambientais, que são minimas...