quinta-feira, fevereiro 18, 2010

Breves do JF

foto
A solidão combate-se com a palavra
O que faz mover uma solitária carrinha carregada de livros a desfilar em aldeias semi-desertas? Nada mais do que dar conforto a quem tem a solidão como companhia. A biblioteca móvel de Proença-a-Nova presta um inestimável serviço ao levar às populações rurais isoladas, jardins de infância e centros de dia livros, jornais, revistas, dvd´s, internet, e muitas vezes, apenas uma palavra amiga.

Doenças raras sem resposta da medicina


Doenças raras são aquelas que ocorrem com pouca frequência na população em geral. Para os portadores de tais patologias, a raridade da sua condição tem graves consequências, tanto médicas como sociais. No mapa da Beira Interior figuram, pelo menos, três: a paraparésia espástica familiar, a paramiloidose e a sindrome de Huntington


Fundão concessiona água a empresa espanhola


A Câmara do Fundão vai concessionar a exploração e gestão dos sistemas de distribuição de água para consumo público e de recolha de efluentes do concelho a uma empresa espanhola, denominada Aquália. Autarquia diz que preços não sofrerão aumentos superiores à taxa média da inflação nos próximos anos.


Mulher de Manteigas diz que não matou marido


Maria da Graça David, a mulher de Manteigas que em Outubro foi formalmente acusada de ter assassinado o marido e de ainda ter feito desaparecer o corpo, negou, no dia 10, a autoria de tais crimes. Mas os especialistas forenses ouvidos na primeira sessão do julgamento acreditam mesmo no homicídio.


foto
“A Praça Velha era a universidade de António Paulouro”

Mestre Francisco Simões esculpirá o monumento a António Paulouro que será colocado na Praça Velha, no Fundão. O fundador do JF estará sentado à sua secretária, o simbólico horizonte de um tempo de justiça e dignidade que sempre sonhou para os seus conterrâneos.

Sem comentários: