quarta-feira, maio 27, 2009

Breves do "Jornal do Fundão"


O fruto que dá emprego e dinamiza a economia

foto


Não são números oficiais, mas se este ano se produzirem cinco mil toneladas de cereja e se cada quilo for vendido a um euro, tal significa que com esta campanha se movimentam mais de cinco milhões de euros. Quatro mil toneladas. São estas as estimativas da CerFundão no que se refere à produção de cereja da Cova da Beira para 2009. Um número que está abaixo das perspectivas apresentadas pelo presidente da Câmara Municipal do Fundão (fala em oito mil toneladas) e também da produção de 2008, mas que contudo não deverá impedir a forte aposta que a CerFundão quer fazer em termos de mercado externo.


Azeite para todos os gostos em Castelo Branco


fotoO Ministro da Agricultura presidirá à viagem inaugural do Comboio do Azeite de Lisboa até Castelo Branco para inaugurar a Bienal do Azeite 09, o maior evento nacional do sector e que animará a cidade no fim-de-semana. O comboio, com as carruagens decoradas, a oferta de mostras de azeite e uma prova de degustação, fará a viagem pela Linha Ferroviária da Beira Baixa, onde se vislumbra uma paisagem predominantemente caracterizada pelo olival português.



foto


Ministro homologa novo reitor


Não foi propriamente numa manhã de nevoeiro, mas lá acabou por chegar. E essa manhã de segunda-feira trouxe aquilo que João Queiroz, o reitor eleito da Universidade da Beira Interior (UBI), esperava há quase dois meses: a homologação pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, do resultado das eleições que o elegeram.

Os resultados das eleições que elegeram o professor João Queiroz para reitor da Universidade da Beira Interior (UBI) foram homologadas pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago. O despacho ministerial chegou hoje de manhã às instalações da Universidade da Beira Interior e veio pôr fim a um processo que já se arrastava há várias semanas, havendo mesmo notícias de denúncias anónimas sobre eventuais irregularidades no processo eleitoral. Com a chegada deste documento, confirma-se que o presidente da Faculdade de Ciências da Saúde irá mesmo suceder a Manuel dos Santos Silva. Apesar da polémica João Queiroz garante que sempre esteve confiante no “bom desenrolar do processo”. Em declarações à RJF confessa que aguardou o resultado “com calma e serenidade” e acrescenta que a sua liderança não fica fragilizada porque “nunca esteve em causa a vontade da universidade em me eleger como Reitor”. Para João Queiroz a UBI precisa agora de “andar para a frente” e por isso promete empenho. Dentro de duas a três semanas espera já estar a trabalhar porque "é preciso recuperar a normalidade", admitindo que a demora na homologação dos resultados provocou alguns problemas, especialmente na apresentação de candidaturas a fundos comunitários e acima de tudo na preparação do próximo ano lectivo.

Ficheiros para Download

João Queiroz .Ficheiro anexado João Queiroz
João Queiroz 2 .Ficheiro anexado João Queiroz 2


Santos Silva pondera aceitar novos

desafios fora da UBI c/som

O regresso à actividade lectiva está, pelo menos para já, colocado de parte pelo actual reitor UBI, Manuel Santos Silva, que está a algumas semanas de abandonar o cargo que ocupa desde 1996. Professor Catedrático de nomeação definitiva da UBI, Santos Silva reconhece que não é fácil voltar à docência depois de “décadas a assumir cargos de gestão”, mas garante que vai continuar a defender os interesses da instituição. Quanto ao futuro nada está ainda decidido mas Santos Silva admite ter recebido vários convites “quer a nível local, nacional e até a nível internacional” que está a analisar. A preocupação é agora a de “fazer a transição da reitoria com calma” entregando todos os dossiers ao novo reitor João Queiroz. No início do próximo mês deverão estar reunidas as condições para a tomada de posse de João Queiroz, depois de terem sido confirmados esta semana os resultados das eleições realizadas em Abril. O processo ficou marcado por uma denúncia anónima que terá atrasado o processo de homologação, uma polémica que Santos Silva desvaloriza, desejando apenas “as maiores felicidades para o próximo reitor e os maiores sucessos para a Universidade da Beira Interior”.

Por: Susana Proença


Ficheiros para Download

Manuel Santos Silva .Ficheiro anexado Manuel Santos Silva
Manuel Santos Silva 2 .Ficheiro anexado Manuel Santos Silva 2


Frexes anuncia recandidatura e liderança do PSD c/som

O presidente da Câmara Municipal do Fundão antecipou ontem o anuncio da recandidatura ao Município nas próximas eleições autárquicas. Sem querer, Manuel Frexes, que participava no lançamento da candidatura de Malícia Trindade à Assembleia de Freguesia do Fundão, disse “que durante o mês de Junho a candidatura será apresentada”, porque não “temos nada a esconder”, rematou o autarca que inicialmente se apresentara na conferência imprensa do movimento DAR como sendo o cidadão Manuel Frexes. Embalado na sessão de perguntas e respostas sobre os candidatos, Manuel Frexes anunciou também que convidara José Filipe Gonçalves para integrar a lista de candidatos do PSD à Assembleia Municipal do Fundão. Quando questionado em que qualidade o fez, o presidente da CMF, assumiu-se como o líder local do PSD. Palavras ditas perante um conjunto de militantes do PSD e na presença de Henrique Dias que lidera a concelhia do PSD do Fundão e que no final da conferência de imprensa se apressou a desvalorizar o facto político.

Por: Dulce Gabriel

Ficheiros para Download

Manuel Frexes - candidatura .Ficheiro anexado Manuel Frexes - candidatura
Manuel Frexes - PSD local .Ficheiro anexado Manuel Frexes - PSD local


PCP propõe Plano de Emergência para o distrito

O grupo parlamentar do PCP entregou na Assembleia da República um Projecto de Resolução que propõe a criação de um Plano de Emergência para o distrito de Castelo Branco que “vive uma das piores crises da sua história com consequências muito graves e dramáticas nos planos económico, social, laboral, cultural e ambiental”.


Sp. Covilhã brilha no Bessa e atira Boavista
para os escalões amadores


O Sp. Covilhã agudizou ainda mais a crise que o Boavista tem atravessado nos últimos anos, ao vencer este domingo no Bessa (1-4), atirando assim os axadrezados para os escalões amadores (II Divisão Nacional). Nem mesmo os cinco mil espectadores presentes nas bancadas evitaram que o Boavista batesse no fundo.

Serrano Bura chamado para o Torneio de Toulon

O defesa-central do Sp. Covilhã, Bura, foi convocado para o Torneio de Toulon, um dos mais prestigiados a nível internacional em termos de futebol jovem e que se realiza de 3 a 12 de Junho. É uma verdadeira montra do futebol moderno, por onde passaram, por exemplo, Zidane, Rui Costa, Kaká e Cristiano Ronaldo.

Jovem covilhanense encontrado morto dentro do carro

Um jovem do concelho da Covilhã foi encontrado sem vida, na passada quinta-feira, dentro de um automóvel, junto à estrada que liga o Canhoso à Vila do Carvalho.

Ao que o JF conseguiu apurar, as autoridades apontam para o suicídio, até porque o jovem terá morrido pela inalação de gases - terá ligado um tubo do cano de escape directamente para o habitáculo do automóvel.

O corpo do jovem, de 26 anos, foi transportado para o Hospital da Covilhã, onde será efectuada a autópsia.


Em Destak


A Covilhã ao ritmo dos milhões da UBI

A injecção de juventude e de
milhões na Covilhã


A Universidade move, em torno de si, mais de sete mil pessoas. A UBI pagará, este ano, 27 milhões de euros em salários, os alunos gastarão três milhões por mês. O ensino pegou no testemunho do têxtil?

UM MOMENTO na posteridade. Uma doce vingança do interior.

A outrora Manchester portuguesa, a cidade de dias e noites reféns no esteio da industrialização, de momentos vividos a vapor e no vapor, no estertor da maquinaria, dos teares. Esta foi a Covilhã que fez história de um período marcado pelo fulgor industrial, no raiar da revolução à sua escala, que era a de um país. O tempo passa, ele próprio, o genuíno e derradeiro transformador e indutor dos movimentos sociais, das vontades que paulatinamente vão mudando a face das cidades, dos países.

A Covilhã reinventou-se. De diversas formas. Uma delas pulsa no seu interior, a universidade, herdeira das fábricas que outrora deram fama à cidade. Foi no seu resguardo que o ensino foi ocupando o espaço. Uma pequena vingança deste interior, que consegue ir ao litoral reverter o fluxo migratório e concentrar na cidade mais de seis mil alunos. Uma injecção de juventude nas ruas do interior.

Os impactos económicos e sociais da UBI na Covilhã e na região ainda não foram avaliados em toda a sua extensão: na restauração e bebidas, no mercado do arrendamento, no comércio em geral. São milhões de euros directamente injectados na cidade e na região, que fomentam um circuito de consumo que a Covilhã assiste e retira proveitos.

Só a massa salarial da UBI (salários pagos aos funcionários) ultrapassará os 27 milhões de euros este ano, uma substancial fracção deles a ficar na região. A esta despesa juntam-se os gastos de mais de seis milhares de alunos, traduzido em mais dinheiro injectado na economia local. Este ano lectivo, a UBI tinha inscritos 6.276 alunos, 467 em Ciências, 1.717 em Engenharia, 1.799 em Ciências Sociais e Humanas, 1.140 em Artes e Letras e 1.153 em Ciências da Saúde. Ao nível da docência, a UBI contabilizava 631 professores: 17 catedráticos, 94 associados, 237 auxiliares, 282 assistentes/leitores e um assistente estagiário. O orçamento da universidade prevê, para este ano, um gasto na ordem dos 37 milhões de euros, com larga fatia a ser usada em gastos com pessoal e com mais de três milhões para “maquinaria e equipamento” e mais de quatro milhões para “equipamento básico”.

2 comentários:

Docente disse...

Até me faz rir este senhor!!
"Não quero fazer guerra para dar cadeiras" (até aqui compreendo, é do seu estilo)! Não compreendo é porque diz que esta desactualizado e ao mesmo tempo diz que pode dar aulas ao 2º e 3º ciclo! Fico na dúvida se não deveria dar ao 1º já que as cadeiras são mais genéricas, de qualquer modo mostra a desorientação do homem!
Um senhor destes com tantos convites Locais, NACIONAIS e até mesmo INTERNACIONAIS e conseguiu estar ligado a denuncia anónima! Lamentável.
Deixa esta UBI, que já não é TUA.
Deixa as pessoas trabalharem e VAI-TE EMBORA, chega de pressões!
A ubi precisa de Pessoas serias com um único objectivo, o Verdadeiro Ensino!

docente disse...

Até me faz rir este senhor!!
"Não quero fazer guerra para dar cadeiras" (até aqui compreendo, é do seu estilo)! Não compreendo é porque diz que esta desactualizado e ao mesmo tempo diz que pode dar aulas ao 2º e 3º ciclo! Fico na dúvida se não deveria dar ao 1º já que as cadeiras são mais genéricas, de qualquer modo mostra a desorientação do homem!
Um senhor destes com tantos convites Locais, NACIONAIS e até mesmo INTERNACIONAIS e conseguiu estar ligado a denuncia anónima! Lamentável.
Deixa esta UBI, que já não é TUA.
Deixa as pessoas trabalharem e VAI-TE EMBORA, chega de pressões!
A ubi precisa de Pessoas serias com um único objectivo, o Verdadeiro Ensino!