segunda-feira, dezembro 29, 2008

“o plafom é insuficiente..."_Manuel Santos Silva

VERBA INSUFICIENTE
A verba que o orçamento de estado de 2009 tem prevista para a Universidade da Beira Interior é insuficiente. Uma garantia deixada à RCB, pelo reitor da instituição.
Manuel Santos Silva não tem dúvidas sobre a verba que o orçamento de estado de 2009 tem prevista para a UBI: “o plafom é insuficiente, mas não só para a nossa instituição mas como para todas as universidades do país.” O reitor é peremptório em afirmar que “os cortes no financiamento que têm ocorrido todos os anos, são uma má opção, que deixa as universidades portuguesas à beira da ruptura” acrescentando que “recitas próprias sim mas com limite. Este estado de coisas põe em causa o principio de autonomia das universidades, a quem devia ser garantido um orçamento mínimo que não fosse necessário andar todo o ano a falar em reforço de verbas.”

Para o reitor da UBI, Manuel Santos Silva a situação é ainda agravada “pelas despesas que as universidades foram obrigadas a assumir num espaço de um ano, como a contribuição para a caixa geral de aposentações e os aumentos salariais.”

O ano de 2009 quer se prevê de dificuldade para as universidades nacionais e onde as receitas próprias podem não chegar para contrariar os cortes orçamentais previstos no OE de 2009.

RCB

6 comentários:

Anónimo disse...

Fique Sr. Reitor. Continue a frente da UBI.
Se vier "outro"... vão começar os despedimentos de docentes e funcionarios. E quem sofrerá? Porventura aqueles que até são os jovens mais produtivos. Os que não fazem nada, sempre escapam.
Ao menos, o Sr. Reitor sempre tentou presevar os recursos humanos.
Bom ano Sr. Reitor e fique por mais 4!

Anónimo disse...

Meu caro Reitor,
Reconsidere ficar mais 4 anos. Tem argumentos mais que suficientes para convencer os 29 do CG. Não tenha receio. Candidate-se. Consigo já sabemos o que nos espera. Sempre pugnou pela manutenção do corpo docente. Nunca ninguém teve de ir embora, mesmo aqueles que não tinham um CV relevante quando pediram a nomeação definitiva. E porquê? Porque você pensa muito na questão humana e sei que tem presente que, se os contratamos, eles servem para servir a UBI. Precisam de ser estimulados, não despedidos.
Um admirador das Engenharias.

Anónimo disse...

Já veem o rabo a fugir da seringa. Profs investiguem e mostrem o que valem a dar aulas senão não deixam saudades na Instituição.
"Cada homem vale pelos frutos." Inovar para Agir...

Anónimo disse...

Mas há dinheiro para oferecer uma carrinha nova aos meninos da associação académica???E que tal arranjarem mas é as lacunas nos equipamentos das salas de aulas??Vá-se embora, já chega de quintas!!!

Anónimo disse...

Estes anónimos são do sector que quer despedimentos no corpo docente.
Força sr. Reitor ... continue.

Anónimo disse...

É lamentável que determinadas pessoas da UBI só pensem em manter o emprego, sem nada fazerem para o merecer. Incrível esta mentalidade de provinciana. É por causa desta mediocridade instalada que o interior não vai para a frente. Santos Silva é o Reitor dos instalados da vida. Neste momento, com excepção do Professor Paulo Oliveira, só os mediocres da UBI, aqueles que subiram na carreira sem qualquer mérito, o apoiam. Querem continuar a promover a mediocridade por toda a UBI e continuar com o tráfico de influências. Chega.