terça-feira, dezembro 23, 2008

Casa de Carlos Pinto na mira da fiscalização_"estou tranquilo, durmo bem para os dois lados"

A Inspecção Geral da Administração Local está a investigar uma denúncia de ilegalidade na construção da habitação particular do presidente da Câmara da Covilhã. A Direcção Regional de Agricultura diz que 'a obra deve ser embargada'.

Num ofício/denúncia enviado à Inspecção-Geral do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAOT) e à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), a Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC), que fiscalizou a obra em causa, diz que a moradia do autarca Carlos Pinto está em "claro desrespeito pelo Regulamento do Plano Director Municipal (PDM)".

Na mesma denúncia onde pede a intervenção das autoridades fiscalizadoras, a DRAPC sublinha uma outra "ilegalidade" cometida no proccesso de construção da imponente moradia do presidente da Câmara da Covilhã: "não foram acautelados os procedimentos administrativos necessários à obtenção de pareceres prévios relativos ao fraccionamento de prédios rústicos e à definição da unidade de cultura".

De acordo com o PDM, a casa de Carlos Pinto, localizada junto ao aeródromo da Covilhã, num local tranquilo e de boas vistas, está a ser construída num terreno designado de "Espaço agrícola complementar e de protecção e enquadramento". Segundo o Plano de Urbanização da Grande Covilhã, ainda não aprovado, o mesmo terreno está inserido em "Zona urbanizável de alta densidade", ou seja, destinado a grandes prédios, de vários andares. O que não é o caso da moradia do presidente da Câmara Municipal.

Para merecer o licenciamento da autarquia da Covilhã, já emitido/ /aprovado, houve necessidade de fazer um destaque (desanexação) do terreno do autarca do PSD. Ora, diz a DRAPC, tal não poderia ter acontecido sem o parecer vinculativo deste organismo agrícola, coisa que não ocorreu. Logo, assegurou ao JN fonte do Ministério da Agricultura, "qualquer fraccionamento do prédio rústico em apreço é ilegal e, por conseguinte, o licenciamento camarário não é válido"

Defende a mesma fonte que "a casa do presidente da Câmara tem de ser embargada, sob pena de se pensar que o crime compensa e de nos questionarmos se estamos num Estado de Direito ou de mais ou menos Direito".

Ao JN, o líder da DRAPC, Rui Moreira, limitou-se a confirmar a fiscalização à moradia de Carlos Pinto e o envio da "denúncia de ilegalidades" para a IGAOT e CCDRC, mas esclareceu que de ambas as entidades não recebeu qualquer resposta.

Fonte da CCDRC disse ao JN que aquele organismo não recebeu qualquer denúncia. E recusou comentar o assunto.

O IGAOT acusou recepção do ofício, que remeteu para a Inspecção Geral da Administração Local, a qual está a investigar o caso. A Secretaria de Estado da Administração Local prometeu ao JN comentar o assunto, mas furtou-se sucessivamente a fazê-lo até à hora do fecho desta edição.

Já Carlos Pinto, depois de assegurar que a obra está licenciada e é legal - "estou tranquilo, durmo bem para os dois lados", disse - preferiu atacar a figura de Rui Moreira, afirmando que "o denunciante era especialista em falências de adegas cooperativas e agora derivou para outra especialidade, a de perseguir autarcas, em vez de acompanhar a vida dos agricultores, porque é para isso que é pago". "Só porque tem o cartão do partido [PS] pensa que pode fazer tudo, mas não pode", afirmou, em tom enérgico.


Jornal de Notícias

14 comentários:

Anónimo disse...

E melhor dormirá na sua alegre casinha...
Morte a quem ouse tirar-lhe o poleiro.

Anónimo disse...

Agora se percebe o pq daquela via de duas faixas, bem iluminada e com passeios largos que vai dar à futura casa!!Isto é mesmo à grande e á descarada!

Anónimo disse...

O MANEL Explica:


Ao ler a noticia do (jn) lembrei-me de todos quantos calcorreiam os serviços de urbanismo da CMC, tropeçando a cada momento em dificuldades, empecilhos e armadilhas a cobro dos mais escabrosos justificativos da lei. Mas que lei é esta? Perseguidos apenas porque querem fazer a sua casita? Pagantes duas e três vezes de taxas, licenças, autos e outras “contas” que a fiscalização, bem mandada, recolhe em beneficio de todos nós. Será? Ou será que são fonte importante para infra estruturar o caminho da casa do Presidente? Sim, porque quem quer fazer uma casita tem de infra estruturar, agua, luz, esgotos etc. Será para todos igual? Honra seja feita ao Sô Pinto prometeu e cumpriu: Licenciamento em 72 horas (pena é que não seja para todos).

Anónimo disse...

Depois de aprovado o acesso gratuito, durante um período de 2 horas, no silo auto, vamos agora oferecer aos condóminos uma série limitada de sacos, para as compras de Natal no comércio tradicional, que vai de vento-em-popa.
Eu só tenho ideias geniais! E portanto sou um génio! Mas atenção; isto só foi possível depois do sô Administrador mandar retirar os pilares dos passeios na "rua direita", um gesto que revitalizou praticamente todo o comércio no “Centro Histórico”, e trouxe ao pelourinho e afins, um movimento inusitado.

E já agora, que aqui estou, aproveito para lhes comunicar, que vamos realizar na ANIL, um mega almoço de natal - versão chá&biscoitos - com a nossa base social de apoio, que são no fundo, o futuro da Covilhã.
O Roças já contratou alguns artistas de nomeada como a Romana e o Emanuel, para darem um toque de classe à coisa. Boas festas.
Espero por vós.

O escrivão do condomínio
Barretes

Anónimo disse...

O condomínio já está com um buraco de 119 milhões de euros, mais três milhões em atraso para o pagamento a fornecedores. Ninharias.

Anónimo disse...

Os "Factos remontam aos anos de 2001 e 2002
Arguidos acusados de peculato e falsificação de documentos

Carlos Mineiro e João Evangelista, na altura dos acontecimentos
presidente e tesoureiro da Associação de Socorros Mútuos da Covilhã, são os dois reús.

O Inspector da Segurança Social depôs:
“Não acredito que tenham metido dinheiro ao bolso”
Todos os pormenores podem ser lidos no Diario XXI

Anónimo disse...

Crónica de um vereador cem estrelas e indignado

Esta semana tive que meter o Noticias da Covilhã na ordem por causa da campanha 5 estrelas. Então não é que os gajos tiveram o desplante de citar as aldrabices de um jornal de Lisboa e alinharam com comentários como: Um saco azul para publicidade da Câmara.
Mas que ilícitos se apontam? É proibido promover a Covilhã? A quem servem localmente estas noticias?
Alguém se lembra de disparates com a WestCoast com fotos a 200 000 euros cada ou a risível campanha Allgarve. Ou o milhão de euros de um projecto para o sanatório dos ferroviários que foram para o lixo…
Pois fiquem avisados que estas tretas das 5 estrelas já começam a chatear-me, a mim e ao sô presidente… e esta câmara conhece bem os autores locais que promoveram com informações falsas uma irrelevância noticiosa sem substância…

Anónimo disse...

+e uma tristeza o mafia da cova como náo tem comentários vão fazer copy past dos textos da Carpinteira. Tenham vergionga e sejam leais.

Anónimo disse...

Eu pagava para ver a linda Credencia que há-de colocar no hall.(Istilo moderno,claro.....)

Anónimo disse...

Por mais que o PDM da Covilhã e Plano de Pormenor das Palmeiras sejam revistos - e estão ambos em revisão, em segredo, pasme-se [shiu, calem-se, não digam nada]. A CMC promoveu, a semana passada, a publicação em Diário da República do anúncio de revisão do PDM que se encontra em fase de discussão prévia justificava por 15. Pasme-se, meus amigos a altura escolhida para isto, pasme-se. Deve ser por fazer isto nas costas de toda a gente, apanhando-as a contas com as festas de natal e fim de ano, que o anónimo das 13h 26 se quer referir quando diz: "Dai a um mês engole tudo, sobreiros, quinta do freixo, casa do presidente, tudo para o esquecimento...". MAS OLHE QUE HÀ GENTE ATENTA QUE NÂO DEIXA QUE O CASO PASSE EM CLARO. TENHO DITO

Anónimo disse...

Não queiram saber o que o Bernardino Gata do PSD fez para colocar a sua "cazinha" naquele terreno...
Ja nem falo do presidente da junta das cortes...

É só político democratas na cova, graças a deus

Bom Natal

Anónimo disse...

O NABO DO MOREIRA DA AGRICULTURA, VIROU URBANISTA
O homem já tinha mostrado a sua vocação para misturar urbanismo com agricultura. Primeiro foi a estradita para a sua quinta na estrada do monte serrano/ferro, com fundos comunitários, prejudicando outros mais necessitados. Depois foi a quinta do freixo, fartou-se de gritar para os jornais, meteu a "viola no saco". Agora é a casa do presidente que viola o pdm. Quando não anda a levar à falência as adegas cooperativas por onde passa e a calar vigarices apontadas pelas auditorias, dedica-se ao urbanismo. O moreira é o retrato da agricultura que temos: um verdadeiro nabo, malinha de mão, serventuário menor de ministros e secretários!!! Vai acabar mal o moreira. Já falta pouco.

Anónimo disse...

O NABO DO MOREIRA DA AGRICULTURA, VIROU URBANISTA
O homem já tinha mostrado a sua vocação para misturar urbanismo com agricultura. Primeiro foi a estradita para a sua quinta na estrada do monte serrano/ferro, com fundos comunitários, prejudicando outros mais necessitados. Depois foi a quinta do freixo, fartou-se de gritar para os jornais, meteu a "viola no saco". Agora é a casa do presidente que viola o pdm. Quando não anda a levar à falência as adegas cooperativas por onde passa e a calar vigarices apontadas pelas auditorias, dedica-se ao urbanismo. O moreira é o retrato da agricultura que temos: um verdadeiro nabo, malinha de mão, serventuário menor de ministros e secretários!!! Vai acabar mal o moreira. Já falta pouco.

scorpio mab disse...
Este comentário foi removido pelo autor.