sábado, dezembro 20, 2008

Cruzamento TCT_Covilhã -Tortosendo

Haverá quem aponte a construção de rotundas como um exemplo de desperdício de recursos pelo poder local. Mas também há quem defenda que são a única verdadeira invenção do urbanismo moderno. O que teria algum sentido era que alguns autarcas não vissem na rotunda uma solução paisagística, sem sequer se aperceberem que elas são, sobretudo, uma solução rodoviária.
É evidente que na Covilhã também houve alguma utilização abusiva das rotundas no ordenamento do trânsito. Mas de uma forma geral, elas facilitam o fluxo de trânsito, quando comparadas com os cruzamentos e/ou entroncamentos existentes.

Curioso é que os ideólogos do trânsito da Covilhã, tenham optado pela sinalização luminosa e mal temporizada, no sitio da (imagem) que não passa de mais um desperdício de tempo para os automobilistas que ali ficam parados à espera de nada. Ou seja, o recurso ao cruzamento naquele local, como técnica de ordenamento de tráfego é um disparate. A solução de uma rotunda, permitiria optimizar a circulação e processar mais veículos no mesmo espaço de tempo para o eixo TCT, nos dois sentidos, Tortosendo/Teixoso.

Carpinteira

20 comentários:

Anónimo disse...

Entao e nao é o pao nosso de cada dia, os semaforos excessivos, mal temporizados(quem no funcionamento, quer durante a noite que deviam era tar desligados,em locais inadaptados and so on...

É uma vergonha perder o tempo que se perde parado em semaforos nesta cidade, ainda para mais naqueles que simplesmente nao fazem sentido.

Anónimo disse...

existem demasiados cruzamentos nesta cidade com semaforos que so engarrafam o transito. façam rotundas quantas mais melhor

Anónimo disse...

Alem da sinalização luminosa ser um disparate neste local, o pavimento da via está completamente degradado!Como tambem no TCT, no cruzamento do pavilhão da inatel até à entrada do tunel da estação o pavimento está uma vergonha!!!!

Anónimo disse...

Eu cada vez desconfio mais que deve haver um "protocolo" assinado entre a CMC e a empresa de semáforos. São tantos os sítios que eles estão posicionados sem sentido nenhum. O da imagem e um deles que quantas e quantas vezes não vou para casa as tantas da noite e la tenho eu de ficar a olhar para o "cona da mãe" do semáforo durante 2 min e sem ninguém a passar na via

Anónimo disse...

" Como tambem no TCT, no cruzamento do pavilhão da inatel até à entrada do tunel da estação o pavimento está uma vergonha!!!! "

Partilho a mesma opinião.

Anónimo disse...

O anónimo das 3.24 é um exagerado...deve ser dos que lá em casa é só verniz de luxo.
Ou então quer dizer mal de alguma coisa...

Anónimo disse...

Que parvoice... mais uma rotunda para quê?
Nos países mais evoluídos tal coisa não existe, como nos EUA. Há sim cruzamentos em esquadria bem feitos devido às urbanizações serem pensadas de raíz. Nada disto que por aqui se vê: agora acrescenta-se mais esta viela.. agra aqui neste buraco põe-se um prédio... agorta sobra este espaço... uma estrada secundária.... etc... é tudo achanatado... para não referir o facto de que num entrocamento com rotunda, estes locais deverm ser largos e não afunilar, como acontece na avenida de acesso à covilhã... Há, mas esqueci-me...por aqui é tudo achanatado... tudo à pouquechinho... é o portugalito.

Anónimo disse...

Por amor de Deus. Façam o favor de acordarem para a vida.

Sempre a criticar as rotundas e as obras.

E agora o "trânsito". Deviam viver numa cidade como Lisboa ou Porto. Morriam com o trânsito.

Catatuas, sempre a criticar.

Anónimo disse...

Parece que em tempos houve aí na Cova um presidente cujo genro vendia semáforos e,vai daí, toca de semeá-los a eito por todo o concelho. Ou será tudo má língua da blogosfera?

Anónimo disse...

Constou aqui no Grémio* que a rotunda um dia pensada para este sítio coincidia mesmo com o loteamento do Domingos Lopes Guilherme, uma chatice, ou era ao contrário? Não serão enigmáticas as "razões" do traçado labiríntico de algumas vias da Covilhã? - Boas festas!

Anónimo disse...

Era estranho que num dos únicos locais da Covilhã onde era necessario uma rotunda, exista um cruzamento com semaforos. Esta cidade vive de interesses obscuros. É uma vergonha.

Anónimo disse...

Estou de acordo com uma rotunda naquele local. aquele cruzamento tira do sério qualquer automobilista que queira dirigir-se para o o shopping ou para o Tortosendo

Anónimo disse...

Comentários para todos os gostos...uns querem rotunda, outros querem semáforos, para outros rotunda é coisa boa, mas o semáforo não é coisa má.
Um até vem aqui alisboetado armar-se em semaforizado.
Um espelho da burrice civica do portuguesito e de alguns covilhanenses. Sabem de tudo, opinam sobre tudo e...em definitivo!!!
Um anormal a propósito de uma rotunda até fala de "interesses obscuros".
k será!!!

Anónimo disse...

Os semáforos da Covilhã são do melhor. Funcionam toda a noite, até durante o fim de semana, ao contrário dos de Lisboa, que são desligados (passam a amrelo intermitente) quando a intensidade do tráfego não justifica o seu funcionamento. Que bom que é ficar parado às 6:30 da manhã de Domingo, sem haver vivalma na rua, à espera que o semáforo nos autorize a passagem! Em contrapartida por funcionarem toda a noite quando claramente não são necessários, desligam alguns durante a hora de ponta (ou melhor, o quarto de hora de ponta), substituindo-os por polícias, e vá lá, vá lá, senão ficava a terra toda atascada até meio da manhã.

E depois, há os semáforos que só servem para permitir a passagem dos piões, mas que viram para vermelho mesmo que não haja piões para atravessar a estrada. Mesmo a meio da noite! Há até um destes semáforos para piões colocado por baixo de uma ponte pedonal de atravessamento (mesmo à frente do centro de saúde).

Qual é a situação mais usual quando paramos num semáforo da Covilhã? Estarmos parados à espera que o sinal vire, sem que passem mais do que dois ou três carros da rua que tem a passagem aberta. O Beckett esperava pelo Sr. Godot, a gente espera pelo sinal verde! É o pugresso!

A Covilhã pode ter perdido alguns sinais identitários com os anos. Mas ganhou novos. Já que mais não seja, podemos reconhecê-la pelos seus incríveis (isto é, custa a crer que existam) semáforos.

Anónimo disse...

Eu moro ao pe desses cruzamentos e o semáforo ao pe do ca-te-espero na descida do refugio é horrivel, demora imenso. Além disso nas horas mais agitadas aquilo é horrivel, uma perfeita confusão.
Sem duvida que uma rotunda fazia todo o sentido

Anónimo disse...

Talvez saberem a quantidade de acidentes mortais de noite em cruzamentos com amarelo intermitente, ajudasse a que os apressados da noite, percebessem a razão.
Há gente que confunde avenidas com o autodromo do Estoril.
Bato palmas aos semáforos que cortam os impetos aos fangios de alcafozes de cima armados em pilotos...

Anónimo disse...

Eu também te bato palmas, pá!

Anónimo disse...

O Covilhoco típico é um espantado com estas questinculas.

O seu interesse é estas políticas de freguesia, e estes debates que não levam a lado nenhum.

O Covilhoco é aquele que quando abre a A23 vai para lá passear com a família. E ao fim-de-semana vai ver as casas ao Covelo.

Arranjem alguma coisa para fazer na vida a não ser criticar e espantarem-se com tudo.

Anónimo disse...

Estes comentários revelam a burrice do português fanfarrão, xico-critico, e burro que nem uma porta...
Gostava de ainda ter cruzamentos e trânsito com todos ao monte e fé em Deus...
Como não haviamos de estar atrasadinhos e pequeninos com temas como estes...

Anónimo disse...

Viva o desenvolvimento feito de semáforos e zonas verdes em triângulo e separadores centrais em sebe, como faz o nosso presente mai lindo. É que ali nem os cães mijam, para não dar cabo da electrónica.