sábado, agosto 27, 2011

CÃOstelação_Exposição de Fotografia sobre o Cão da Serra da Estrela Carlos Pimentel | d’ Alpetratínia_28 de Agosto_Palácio do Picadeiro em Alpedrinha


"Constelação é um grupo de estrelas que aparecem próximas umas das outras no céu que quando são ligadas formam uma imagem de um animal, objecto ou seres fictícios"

Será inaugurada no próximo dia 28 de Agosto, pelas 17h a Exposição de Fotografia “CÃOstelação” cujo tema – O Cão da Serra da Estrela – será abordado das mais diversas perspectivas pela objectiva do fotógrafo Carlos Pimentel, no Palácio do Picadeiro em Alpedrinha, onde estará patente ao público até 30 de Setembro.

Esta exposição terá como pano de fundo o trabalho desenvolvido há mais de uma década pelo Canil d’ Alpetratínia. Marta Correia, recém-apaixonada pelos “Serras”, com uma vontade enorme de descobrir novos horizontes em tudo o que respeite à função e divulgação do Cão, capitalizou a sua energia criativa de forma a que o canicultor alpetriniense João Silvino guiasse Carlos Pimentel pelas mais díspares ambiências em que o Cão da Serra se pode encontrar hoje assim como por diversos processos que são prática corrente no trabalho de criação e selecção.

É uma colectânea de momentos de arte fotográfica captados pela objectiva de Carlos Pimentel, numa viagem em que o trabalho de estudo, criação e selecção do Cão da Serra da Estrela nas suas duas variedades (Pêlo Comprido e Pêlo Curto) levado a cabo pelo Canil d’ Alpetratínia, foi o mote. Cada momento é por si só uma estrela, em que cada “Serra” contribui com o seu brilho para uma “CÃOstelação” que decerto agradará ao público.
Nesta sua primeira apresentação está integrada no Festival dos Caminhos da Transumância – Chocalhos2011.
Tem o patrocínio da EUKANUBA e conta ainda com o apoio do Município do Fundão, Freguesia de Alpedrinha, Fundão Turismo, Grupo Lobo, Cães & Companhia, Costa e Costa, Detalhes Deslumbrantes e Lupa.

Aqui fica o convite para uma visita à “CÃOstelação” para todos os apaixonados e curiosos desta raça portuguesa.

Biografias

Carlos Pimentel, com 38 anos, oriundo de Fronteira, estabelecido na Covilhã, abraçou a fotografia em 1992 tendo passado a dedicar-se profissionalmente à actividade em 1995. Com participação em 10 exposições de fotografia, 6 das quais individuais, premiado em vários concursos, apesar da formação que teve na área da fotografia, assume-se principalmente como um autodidacta e um criativo. Os seus trabalhos vão desde a reportagem social à fotografia de estúdio, publicitária e artística, passando pelo fotojornalismo onde é colaborador da agência de fotografia Global Imagens (Diário de Notícias, Jornal de Notícias e Jornal do Fundão). Para si, a fotografia mais que uma profissão, é uma forma de estar e uma paixão que, como todas as paixões, deve ser alimentada e vivida intensamente.

João Silvino, nasceu em Alpedrinha em 1972. O Cão da Serra da Estrela faz parte da sua vida desde menino, conhece os primeiros exemplares pelas mãos sábias dos seus avôs, e é incondicionalmente apoiado em todo o seu percurso pelo entusiasmo de seu pai. Apaixonado pela Raça e criador das duas variedades há já alguns anos, nutre uma particular paixão pela variedade de pêlo curto para a qual tem dirigido grande parte das suas energias. João Silvino que é sem dúvida hoje uma referência no estudo e criação do Cão da Serra da Estrela, partilha nesta experiência o seu entendimento sobre a sua morfologia, a funcionalidade como cão de protecção de rebanhos e sobre o seu carácter moldado ao longo de séculos em que a transumância foi factor determinante, para além da sua utilização actual.

Marta Correia, natural do Fundão, desde jovem evidenciou o seu dinamismo envolvendo-se em organizações diversas na área do associativismo estudantil e não só. Profissional e apaixonadamente ligada à produção de eventos no Concelho que a viu nascer, descobriu há pouco mais de ano e meio que não havia motivo para uma vida com medo de cães e, simultâneamente, desvendou o mistério do encanto dos "Serras". A sua vertente criativa foi o fulcro da alavancagem deste projecto em que uniu o fotógrafo ao canicultor, e a sua vertente organizativa foi a "tábua de salvação" para que os maiores utópicos sonhos dos dois tivessem uma expressão real nesta "CÃOstelação".


--
Marta Correia & João Silvino
d´Alpetratínia | Cão da Serra da Estrela
d´Alpetratínia Kennel |Estrela Mountain Dog
Tlm.00351 967134183/966915113


Sem comentários: