quarta-feira, junho 30, 2010

«Urbanismo 5*» Covilhã





Boas tardes!

Agradecia, se assim o entenderem e considerarem relevante, que publicassem no blog este mail que vos envio.


Falando de Urbanismo 5*, venho dar mais um exemplo do bom planeamento de construção que vinga nesta cidade.
Muitos exemplos não fazem mal a ninguém, sendo apenas atentados a paisagem, neste caso em concreto, já ha quem saia prejudicado.

Na Rua Centro de Artes no edifício assinalado na imagem com uma seta vermelha, existe um conjunto de apartamentos "Frente" que apenas têm janelas para o lado que a mesma seta vermelha indica.


Ora quando estes apartamentos foram vendidos, existia um plano de construção, que era aceitável e não "magoava" ninguém. Neste plano original, o espaço amarelo era destinado a construção de um novo edifício (Primeira imagem-1.jpg).

Quis então o destino que tal plano fosse abandonado, sem se saber muito bem porque, e foi efectuada uma permuta de terrenos, o que levou a que o plano de construção deste novo magnifico edifício seja o seguinte (segunda imagem-2.jpg):




Esta imagem reflecte o actual PDM, e sim o novo edifício pelo menos nesse mesmo PDM não se encontra alinhado com nenhum outro.

"Ora e qual é o mal? Que pode ter piorado nessa deslocação de alguns metros?" podem os mais desatentos perguntar. Eu explico:

Primeiro existe um conjunto de moradores que apenas tem janelas para aquele lado, e como tal, com este novo modelo de construção, estes vão ser privados completamente de qualquer luz solar, já que apenas durante o período da tarde o sol entra nas referidas casas precisamente pelo local onde agora será construído um edifício bastante mais alto. Esta pode ser uma questão pouco relevante, mas acreditem que perder a alegria da luz natural durante o dia, que os moradores davam como garantida há já vários anos, pode ser bastante deprimente, já não falando do valor patrimonial que as habitações agora obscuras irão perder, pois pouca gente gosta de viver engavetada entre dois prédios, com janelas apenas para essa mesma visão, a do "engavetamento".

Segundo, o prédio assinalado com a seta vermelha, quando foi construído, foi pensado para ter um edifício ao lado, e deste modo não foram tomadas as devidas precauções de isolamento da fachada que se encontra ao descoberto. Deste modo os moradores das facções esquerdas, sofrem de graves problemas de infiltração de humidade, que neste ultimo ano se tornaram em infiltrações de agua da chuva. O orçamento para remendar este problema, é superior a 5mil euros, e terá de ser suportado pelos moradores na sua totalidade.

Toda a gente tem noção que o planeamento da construção desta zona nova da cidade nunca foi grande coisa por diversos motivos, eu pelo menos ainda não encontrei quem me dissesse o contrario. Mas o que é deveras surpreendente é que havendo consciência destes erros se continuem a fazer atrocidades a todo o vapor, prejudicando alguns para belo beneficio dos empreiteiros.

Assinado:
Um dos moradores da zona

3 comentários:

G* disse...

O Grémio* rejubila sempre que alguns cidadãos acordam; mas o epíteto tem uma história.

pph disse...

Acho moro la perto..acho inacreditável que exista quem permita construções deste genero.

Ou é cego, ou tem uma falta de bom gosto/bom senso tremenda.

Mas o mais certo é ser apenas indiferença pelos que como diz o post, vão ficar "engavetados".

é pena disse...

Mas nao conseguem perceber que quem faz arquitectura na covilhã são os engenheiros e quem faz os loteamentos são os engenheiros e o urbanismo são os engenheiros ( os lobbis são muito fortes) há certas contrapartidas que não podem ficar de fora e que se lixem as pessoas e a imagem da cidade.
infelizmente vivemos numa cidade desorganizada e com 98% de mamarrachos arquitectonicos ... as vezes dou comigo a pensar se é mesmo burrice dos proprietários ou não querem abrir os olhos. Ponham os olhos noutras cidades que nao o interior, ja chega de dizer que tem bons acabamentos,referindo-se a banheiras de hidromassagem, vidros duplos, aquecimento central ... isso é o minimo requerido.