segunda-feira, maio 02, 2011

"Protesto face a lamentáveis condições das residências da UBI"

Exmos. Srs. Jornalistas, Mafia da Cova

Tem de ser publicado o que vos vou referir, isto porque, através da comunicação social vêm ao de cima muitas vezes o que está sempre encoberto por pessoas manipuladoras.

O que me leva a entrar em contacto com este jornal, é o facto de sentir que hoje em dia, as pessoas embora reclamem pelos seus direitos não lhes são concedidos quaisquer oportunidades para que sejam ouvidas e dessa forma situações deploráveis tornam se uso e costume de uma sociedade corrompida pelo habitual “ deixa andar”.

Sou residente numa das seis residências da Universidade da Beira Interior, e muito me tenho a pronunciar da decadência em que estas se encontram, desde fios de luz estendidos ao ar, como a procurar um curto-circuito ou algo bem mais grave desde a infiltrações de água que nos dá a sensação que estamos debaixo de uma árvore num dia de chuva, cozinhas que são autênticos cubículos, onde a inexistência de material para cozinhar é algo frequente. Enfim tudo numa decadência que me leva por vezes a pensar que estou num país, os chamados ”terceiro mundo”.

Sendo que não bastasse esse grave problema de infra-estruturas temos outro que se está a tornar no culminar de um “ país de terceiro mundo com uma ditadura de repressão sem qualquer espaço para a democracia”, este problema é o dito regulamento das residências, se já não o tivesse visto e relido dizia que era mentira, mas não! É real! É algo que me faz pensar onde estava eu quando pensei ingressar nesta universidade, mas quando me encontro com a verdadeira razão sei que foi desconhecimento de causa, porque se soubesse disto todo não viria aqui parar com toda a certeza.

Neste regulamento, completamente absurdo, temos de tudo, e com isso a policia por varias vezes já se fez encontrar nas residências, onde se vêm verificado uma violação grave dos direitos do cidadão, chegando mesmo ao ponto de estarmos perante casos de apropriação, diria eu, ilegal por parte dos seguranças da universidade, mas num regime a culpa na sua maior parte não é de quem obedece mas de quem manda e não quer ouvir quem vive respectivamente nas residências. Nas residências da Universidade da Beira Interior existem varias privações para os residentes, desde acessos condicionados as respectivas cozinhas, até á ingestão de bebidas alcoólicas. Foi um regulamento feito á medida da pessoa que o fez, um regulamento elaborado á revelia dos estudantes, um regulamento ignóbil face às necessidades dos alunos residentes.

Várias foram as vezes que se tentou entrar em contacto com o administrador desta Universidade, sendo o responsável pelas residências, tantas foram essas vezes negadas por sua parte ou por capatazes.

Peço-lhes que tentem instigar a que nada fique na mesma, que tudo mude! Caso seja necessário, mas parados é que não! Inquiram os residentes, saibam mais acerca deste lamentável assunto, procurem a notícia, façam vocês o que muitos não conseguem, sejam jornalismo, mudem o que ainda pode ser mudado.

Obrigado

3 comentários:

Anónimo disse...

Inteiramente de acordo com tudo o que disses-te ...
No entanto (não me parece ser o teu caso) há tb que referir que vivem autenticos animais nas residencias.
Que contribuem para um mau estar e maior degredo das já parcas condições das mesmas.

MusicArkanoid disse...

e é por esses "animais" q eu tenho q pagar, tirando-me todos os direitos, onde dito por um proprio vigilante "Voçes não tens direitos!", não sou contra eles não estarem nas residencias, sou contra é tais pessoas perseguirem quem por aqui anda para verem onde vamos e onde entramos, a fim de fazerem relatorios, quando são os proprios no local de trabalho a falar horas com residentes, namoram com residentes, fumam no espediente e segundo sei um foi apanhado com uma espanhola na PAC. E q fizem em relação a isto? .. trocaram os seguranças, quem tava na PAC passou para as de Santo Antonio e vice versa.. e é gente desta que me vem dizer que eu não tenho direitos. Não esqueçendo a norma das 23h onde os proprios residentes das residencias não podem estar noutra residencia do lado, por exemplo, e somos estudantes, quantas horas fiz de directas e nem um local de estudo para o efeito temos, termos que andar ás escondidas para fazer trabalhos até de manhã pa entregar é o cumulo, e a historia de enviar mail a pedir seja pa estudar seja pa jantares uma semana de antecedencia e só o podemos fazer quando tivermos uma resposta.. temos q ser advinhos tambem, pois muitas vezes tanto a nivel de estudo ou convivio as coisas surgem na hora.. é uma palhaçada.. vigiem sim.. mas não é este abuso absurdo.. e o dinheiro q pagamos que criem condições porque nem frigorificos temos como deve ser!!!

Cristiana Silva disse...

Olá... Consultei este post pois concorri para a UBI este ano, e dava-me jeito concorrer ás residências precisamente por serem mais em conta que os quartos em apartamentos...
Depois do que li, fiquei um pouco apreensiva... Será q m podem exp melhor as regras e o funcionamento das residências?
Cumps e obrigado