quinta-feira, julho 22, 2010

Concerto Sinfónico Banda Sinfónica da Covilhã_dia 29 de Julho'10 pelas 21:30 no Pelourinho da Covilhã_dia 30 de Julho Castelo Branco

A Banda Sinfónica da Covilhã apresenta dois Concertos Sinfónicos no âmbito do seu VI Estágio que decorre de 26 a 30 de Julho de 2010 na Covilhã. 100 Participantes vindos de todo o país estarão em palco para prestar homenagem à Música, aos Músicos e aos 140 anos da Covilhã – Cidade 1870-2010 na próxima quinta-feira, dia 29 de JULHO pelas 21:30 no Pelourinho, a sala de visitas por excelência da cidade. No dia 30 de Julho, sexta-feira a Banda Sinfónica da Covilhã (BSC) visita a capital do distrito, Castelo Branco pelas 21:30 no Cine-Teatro Avenida. Ambos os concertos têm entrada livre.



Para este Concerto, a BSC convidou o maestro Reinaldo Guerreiro, e conta com a coordenação de José Eduardo Cavaco. Quanto ao programa será preenchido por uma estreia mundial do jovem compositor Adérito Valente intitulada Prelúdio, Symphonic Dances from West Side Story de Paul Lavender, , Danzón No. 2 de Arturo Márquez entre outras obras de carácter sinfónico. A Equipa Coordenadora do VI Estágio é composta por: José Eduardo Cavaco - Maestro Titular, Director Artístico da Banda da Covilhã e Organizador; Reinaldo Guerreiro - Maestro Convidado; Bruno Silva – Coordenação da equipa técnica; Márcia Ferreira - Gestão e apoio de recursos; Rui Patrício – Secretariado e Irene Ribeiro - Tesouraria.

Uma organização da Banda da Covilhã, com alto patrocínio da Câmara Municipal da Covilhã e o apoio: das Juntas de Freguesia da Cidade, EPABI, Universidade da Beira Interior, Inatel, IPJ – Castelo Branco, Covilhã Jardim Residencial, Caixa Geral de Depósitos, Foto Cidade, Agência Funerária Paraíso, Restaurente Porta- Chaves, Grupo Vitória de St António, António Ezequiel, Cardoso e Conceição, bandasfilarmonicas.com, Império das Molduras, Rádio Covilhã, Rádio Cova da Beira, Nova Forma e Underline … your ideas

O Director Artístico da Banda da Covilhã
José Eduardo Brites Cavaco


OUTRAS INFORMAÇÕES
BANDA SINFÓNICA DA COVILHÃ:
A Banda Sinfónica da Covilhã foi criada no dia 1 de Dezembro de 2006. Resulta de um projecto Musical da Associação Recreativa Musical Covilhanense – Banda da Covilhã que funciona por estágios, visando num futuro próximo a criação de um Banda semi-profissional na Covilhã – Beira Interior. Com uma média de 100 músicos de sopro e percussão oriundos dos vários pontos do país congrega jovens que na sua maioria são estudantes de Conservatórios, Escolas Profissionais de Música e alunos do Ensino Superior contribuindo para um resultado ao mais alto nível. Esta formação conta ainda com a integração dos naipes de violoncelos e contrabaixos.

Até à presente data já realizou 5 estágios – Dezembro de 2006, Julho de 2007, 2008, 2009 e Outubro de 2009, tendo na sua primeira edição gravado o seu primeiro DVD. No ano de 2008 realizou um Concerto na Casa da Música do Porto e em 2009 em Zamora (Espanha). Outra particularidade desta Banda é a existência nos estágios de uma equipa de professores altamente qualificados que acompanham os músicos nos vários naipes. Caracteriza-se ainda por apresentar nos seus programas obras originais com estreia mundial de compositores portugueses, bem como primeiras audições a nível nacional de obras internacionais. CV do Maestro REINALDO GUERREIRO Nasceu em 1970 e iniciou os seus estudos musicais aos oito anos na Sociedade Filarmónica Operária Amorense sob a orientação do Prof. Manuel Barros Seabra, tendo estudado mais tarde com o Maestro António Gonçalves. Em 1988 obteve o 1º Prémio ex-aequo no 1º Concurso Jovens Músicos dos concelhos do Seixal e de Almada. Aos dezoito anos ingressou na Banda do Exército onde permaneceu 21 anos, exercendo as funções de Trombone Solo e de professor nos diversos cursos aí ministrados (em diversas disciplinas: Trombone, Música de Câmara, História da Música, Transcrições, Análise e Técnicas de Composição e Acústica e Organologia desde o Curso de Formação de Sargentos até ao Curso de Promoção a Sargento-Chefe). Após ter estudado com os professores Emidio Coutinho e Hermenegildo Campos, concluiu em 1996 o 8º grau de Trombone na Escola de Música do Conservatório Nacional, com a média final de dezassete valores. No ano 2000 concluiu o Curso Superior de Instrumentistas de Orquestra da Academia Nacional Superior de Orquestra que lhe confere o grau de licenciatura com a classificação final de dezassete valores; na classe do professor Stéphane Guiheux. Frequentou Master-classes com os trombonistas Jon Petterson (1997); Ivan Meylemans, Jorgen Van Rijen e Raymond Munnecon (Trombone trio da Orquestra do Royal Concertgebouw de Amesterdão) (1998); Stefan Legée e Gilles Lallemant, membros dos "Sacqueboutiers de Toulouse" ; Gilles Millière (1999) ( professor do Conservatório Superior de Paris); David Taylor (trombone baixo) (1999) , Joseph Alessi (Trombonista solo da Orquestra Filarmónica de Nova Iorque) (2000); Scott Hartman (professor das Universidades de Boston e Yale) (2001)e Enrique Crespo (German Brass) (2003). Na sua actividade já colaborou com as Orquestras Gulbenkian, Sinfónica Juvenil, Metropolitana de Lisboa, Académica Metropolitana.

Tocou como solista na Orquestra do Sopros do Sintra, Orquestra Académica Metropolitana e Banda do Exército. Já orientou master class de trombone durante o 4º Curso Internacional de Técnica e aperfeiçoamento instrumental realizado pela Artave; na Escola Profissional de música de Mirandela e em todas as Bandas do Exército. Ainda como docente, exerceu actividade no Conservatório Regional de Setúbal entre 1998 e 1999. Durante o período entre 2000 e 2004 foi primeiro trombone da Orquestra Metropolitana de Lisboa tendo neste contexto aparecido frequentemente em recitais a solo e música de câmara nas mais variadas salas de Lisboa. Desde o ano de 2000 desempenha as funções de Professor da classe de trombone (incluindo repertório e excertos de orquestra e música de câmara) da Academia Nacional Superior de Orquestra. Actualmente acumula as funções de docente da Escola Profissional Metropolitana Em 2007 participou, em colaboração com a RTP 2, na série intitulada “Sons da Música”, nomeadamente no episódio dedicado ao trombone, no qual aparece a solo com piano e também em quarteto com a classe de trombone da ANSO. Em 2008 concluiu a Licenciatura em Direcção de Orquestra, na classe do maestro Jean Marc Burfin, com média final de dezassete valores. Durante 14 anos dirigiu a Banda da Sociedade Recreativa Musical Trafariense desde Janeiro de 1995, com a qual já fez aparições na rádio e televisão; tendo editado um disco intitulado Jazz, Latino & Rock .

Actualmente, dirige o Brass Ensemble da Metropolitana, a Orquestra de sopros da Escola Profissional Metropolitana, a Orquestra de Câmara de Sintra e a Banda da Sociedade Filarmónica União Arrentelense. Em 2008 foi agraciado pela Câmara Municipal de Almada com a Medalha de Ouro de Mérito Cultural.

Sem comentários: