terça-feira, fevereiro 15, 2005

É só brindes e poucas ideias!!

Canetas, porta-chaves com moedinha pra pôr nos carrinhos de hipermercado, calendários, cachecóis e bandeirinhas não têm faltado nas campanhas encetadas pelos candidatos a deputados à Assembleia da República. Ideias novas nem vê-las! A campanha é caracterizada por grandes comícios em que as pessoas que assistem devem ser sempre as mesmas, transportadas em autocarros que os partidos trataram de arranjar para o efeito e assim poderem dizer que têm mais gente a assistir do que o adversário e todos os dias é isto em cidades diferentes... É um autêntico enjoo esta campanha e surpreende-me o povo que pensa que a política é como o futebol e gritam feitos loucos pelos seus ídolos (vejam-se aquelas peixeiras da Figueira da Foz que andam sempre atrás do Santana!).


Estou farto destes arraiais da sardinha ou da bifana, com bombos, bandeiras e vídeos lamechas a acompanhar!! Mas, o povo tuga também gosta do seu almocito ou jantar à pala, e se para isso tiver que pegar numa bandeira seja ela de que cor for para encher a pança sem pagar nada também está sempre disponível!!

Como cidadãos, somos também responsáveis pelos níveis que esta campanha atinge. Pois portuga que se preze gosta é de mexericos e boatos do 24 horas ou Correio da Manhã!! É isso que todos gostamos de discutir à hora do café. Ninguém se interessa em saber qual o currículo dos candidatos em que vão votar, nem de onde vem tanto dinheiro para brindes e espectáculos multimédia em Pavilhões Gimnodesportivos, Pavilhões de Feiras ou Coliseus. O tuga gosta é de ouvir o seu candidato a chamar nomes ao adversário para que depois o adversário responda com outros nomes, para que o outro diga que não tinha dito nada daquilo... E é isto todos os dias!! Nem os Morangos com Açucar conseguem atingir este baixo nível!!


Mesmo assim, os candidatos, podiam utilizar expressões nos seus comícios que incendiassem ainda mais e tornassem a campanha deveras interessante, por exemplo o Santana podia dizer ao Sócrates para deixar a política e ir levar no cú em vez de dizer que anda ao colo de alguém e o Sócrates também podia responder que a voz rouca do Santana era de andar a fazer demasiados broches aos membros do seu partido para ver se consegue arranjar apoios sem ser o Alberto João!!! Isto sim, traria outra emoção à campanha!!


SE FOSSEM TODOS PRÁ CONA DA MÃE ERA UM FAVOR QUE NOS FAZIAM!!

Sem comentários: